terça-feira, 1 de março de 2011

SEDUC – A lambança de Nilson Pinto

O poder não muda o homem, apenas o desmascara. Esta é a inevitável conclusão na qual fatalmente se desemboca, diante da postura do deputado federal tucano Nilson Pinto (foto, com a companheira, Lena Ribeiro) como secretário estadual de Educação, conforme ilustra o episódio por ele protagonizado, na audiência na qual recebeu dirigentes da Asconpa, a Associação dos Concursados do Pará. No tênue limite entre a arrogância e a o mais abjeto escárnio, ele não só foi inominavelmente grosseiro, ao declarar que não reconhecia a entidade como porta-voz dos concursados, como resvalou para a molecagem, pura e simples, ao indagar se o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, seria candidato a vereador, nas eleições municipais de 2012. Ao assim se comportar, Nilson Pinto pretendeu, claramente, desqualificar José Emílio Almeida como um interlocutor, sugerindo tratar-se de um arrivista, valendo-se dos concursados, à espera de nomeação, como massa de manobra.
A postura Nilson Pinto surpreende menos pelo passado recente, mas pelo seu currículo, que inclui a condição de professor de carreira da UFPA, a Universidade Federal do Pará, da qual chegou inclusive a ser reitor. Mas, aparentemente, o secretário estadual de Educação decidiu mandar às favas seus escrúpulos e uma hipotética preocupação com sua biografia, para assumir, com uma colossal desfaçatez, o comportamento típico de tiranete de província, que a ninguém respeita, porque não respeita sequer a si próprio. Nada mais ilustrativo dessa atmosfera de lassidão moral que a ascendência, sobre o secretário, de sua atual companheira, Lena Ribeiro, descrita como uma notória emergente, deslumbrada como costumam ser as alpinistas sociais, com o agravante de ser intelectualmente chucra, traço que arremata o tradicional perfil das arrivistas.
Da companheira do secretário estadual de Educação é dito também que, embora capaz de se confundir com duas idéias concomitantes, move-se na Seduc, a Secretaria de Estado de Educação, como uma secretária sem pasta, provocando uma ira surda nos técnicos obrigados a tê-la como interlocutora. Tudo sob as bênçãos de Nilsinho, o tratamento presumivelmente íntimo que Lena Ribeiro popularizou na Seduc, ao se referir ao atual companheiro e que é motivo de escárnio na secretaria.

14 comentários :

Anônimo disse...

Eu ia achar muita graça se o Nilsinho como sua boneca Barby a Lena chama carinhosamente ao Deputado. Eu queria ver ele sem nada se esse "amor" ia durar muito. Duvideodó. Agora que a Lena é um poço em prepotência isso ela é!!!

Anônimo disse...

Barata.
Sou professora aguardando nomeação para municipio do interior do estado, mas enquanto isso, trabalho na coordenação pedagógiga de escola particular de Belém.
Como leitora assídua do seu Blog, acompanho a luta dos concursados nas postagens que você publica e vejo que a atitude do secretário de Educação teve sim o objetivo de ridicularizar os dirigentes da Asconpa.
Comparo o Emilio com Arnaldo Jordy e também com o ex-prefeito Edmilson Rodrigues, pela inteligência coragem. Com certeza daria a ele o meu voto, caso decidisse sair candidato.
Tenho certeza que onde ele estiver ele me representaria com certeza.
Quanto ao Nilson Pinto e sua esposa, acredito que, se o governador Simão Jatene tiver bom senso, eles duram uma verão na Seduc.
Assina: professora Rosângela P. Dias

Anônimo disse...

Barata, há fortíssimos comentários de que na SEDUC os telefones estão grampeados.

Anônimo disse...

de 8:30 ás 9:00 da manhã, ou um pouco mais ou menos chega no estacionamento da SEDUC no veículo oficial a disposição do Secretario de Educação a Sra. Lena.
Várias vezes sozinha, ou seja, o veículo oficial está serviço desta Sra.
Pergunto ela servidora da SEDUC?
Comissionada, contratada ou efetiva?
Qual o papel dela na SEDUC?

Anônimo disse...

Lembro que o termo ¨professor de carreira da UFPA¨ é literalmente correndo da sala de aula. gabinete é mil vezes melhor, salarialmente para começar, do que ficar em sala aguentando todo tipo de aluno.

Olho de Boto disse...

Uma perguntinha básica: Alguém aí votou no Jatene? Se sim, não reclamem, porque era mais que certo que ele traria de volta toda a trupe. O secretário e sua deslumbrada 'senhôra', tem o aval do gestor maior pra fazerem o que estão fazendo. Lembrem-se, aqueles segundos diante da urna, valem por 4 anos!!! Será que AGORA já entenderam???

INJUSTIÇADO disse...

Barata, te prepara porque terás muito material para publicar.

Um descontente, que após as eleições foi simplesmente esquecido por Nilsinho e Lena, sendo que esta nem seus telefonemas atende, vai despejar no seu blog uma enxurrada preciosas informações sobre as estrepulias desta senhora e da turminha que ela comanda. AGUARDEM E VERÃO!!!!! É NITROGLICERINA PURA!!!

Anônimo disse...

Acorda galera!!! Essa tucanada não veio pra graça não!! É dinheiro na mão, calcinha no chão...huahuahuaa

Anônimo disse...

É corrente que na Secretaria quem dá as ordens é a referida senhora. Disto todo o mundo sabe! Por sinal, ela estácometendo crime ao usupar funções públicas que legalmente, repita-se, legalmente jamais lhe foram confiadas.

jorge disse...

Não foi por falta de aviso, tanto que nós professores pedimos pra não votarem na tucanada,não teve jeito. Um erro político passa anos para consertar. Está comprovado:contra essa direita reacionária e megalomaníaca não basta só votar é neceassário triplicar seu voto através da luta. Agora, Rosângela, comparar o Jordy com o Edmilson Rodrigues é brincadeira. Esse vendido faz tudo que a tucanada quer. Ou vc é beneficiada por ele ou não entende nada de política. Esse sujeito é´um oprtunista diante dos fatos e ainda pousa de ficha limpa, é um perigo para a sociedade. O flávio que o diga que não suportou as suas mentiras saiu da sua assessoria bem antes das eleições....Jorge

Anônimo disse...

Com sucesso, os coleguinhas da filha da esposa do secretário têm conseguido cargos de alta chefia dentro do órgão.

Anônimo disse...

Nilsinho enquanto ele estiver com o bolso cheio se não, ela dá um pé na ...como fez com outros ..quantas familias destruidas por essa senhôra de alcova!

Anônimo disse...

Eu presenciei uma cena lamentável da Sra. Lena Ribeiro criticando uma estudante que estava usando um trager no dia da macha ... Fiquei indignada pela falta de respeito pelo povo que elege o companheiro dela... e se ela tem dinheiro para se vestir bem agradeça esse povo...no minimo que ela deveria fazer é respeitar ( O silencio vale ouro).

Anônimo disse...

A educação vai mal em todo o país, será que não dá para perceber que nós educadores somos uma ameaça ao poder, pelo fato de estarmos sempre nos atualizando para podermos dar o melhor de nós para um Brasil de fato melhor?
insatisfeito com os seus rendimentos financeiros ou pela ausência de infra-estrutura necessária na escola.
Realmente a educação vai mal, porém, quem nos diz isso é o próprio Estado com apresentação do resultado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o jornal Folhaonline reforça que a pior escola particular [1] supera 75% das escolas públicas.
Os resultados do ENEM 2010 nos levam a pensar, por que está tão difícil oferecer uma educação pública de qualidade? Culpar os professores é o caminho mais fácil, no final das contas é ele que se encontra quase todos os dias com nossos filhos e irmãos na escola. Porque se fosse um político já teria abandonado o cargo faz muito tempo.

Convido-os a continuarem comigo na reflexão – como é possível oferecer qualidade de ensino para nossas crianças e jovens, se não temos uma Política de Educação Nacional? Aqui nesse “país” as políticas para educação têm data marcada, a cada nova eleição uma nova política educacional toma conta dos Estados e municípios.

Educação aqui não é prioridade. Pelo menos para os “nossos” representantes. Dar kit-educação, bolsa, mochilinha, sacolinha não tem apresentado melhora no desempenho dos alunos nas avaliações oficiais.

Seguindo a minha reflexão, o que mais o Estado deve oferecer? Oferece o prédio que abriga as escolas – insisto em afirmar que o prédio é para atividades escolares apesar da aparência, sei lá, de presídios, cadeias entre outras coisas, porque grades não faltam nas escolas públicas. Paga os “salários” professores. Tem investido em tecnologia nas escolas – as escolas públicas [2] contam com laboratórios de informática com uma média de 10 a 14 computadores (nem vamos falar dos que não funcionam). Apenas esqueceram de informar as autoridades, que as escolas têm média de 40 alunos por sala. Diante dessa situação cabe ao professor ser criativo: distribuir senhas para utilização dos computadores ou quem sabe reservar a sala de informática para aulas de sexta-feira para os poucos alunos que comparecem e, dessa forma todos os alunos presentes poderiam utilizar o computador para pesquisa e desenvolvimento das atividades.
Diante desse quadro, a educação pública de qualidade para o ensino fundamental e médio passa a ser um sonho, para grande maioria da população que não tem como optar por uma instituição de ensino particular. Ainda que seja garantida pela Constituição.
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Constituição Federal de 1988, artigo 205.)

Segundo a Constituição brasileira educação é um direito de todos e dever do Estado, para que seus cidadãos possam usufruir de direitos e exercer seus deveres

Continuo me perguntando por que não criar uma política educacional que possa promover uma educação pública de qualidade no período de formação dos cidadãos? Para promover uma mudança social? Acredito que esse não deve ser o interesse dos políticos brasileiros, que preferem manter-se no poder graças a ignorância do povo que desconhece a maioria dos seus direitos, muito menos para mudar a profunda desigualdade econômica existente no Brasil.

Diante desse descaso, necessário faz que a educação deixe de ser um problema apenas dos professores e funcionários da educação e passe a ser visto como um problema social, com força para mobilizar toda a sociedade.

Porque sem educação de qualidade o “Brasil continuará sendo um país de poucos”