terça-feira, 1 de março de 2011

REPÚDIO – A nota da Asconpa

Transcrevo abaixo, na íntegra, a Nota de Repúdio da Asconpa, diante do tratamento autoritário e desrespeitoso dispensado à entidade pelos secretários estaduais de Educação, Nilson Pinto, o Nilsinho, e de Administração, Alice Viana Monteiro.

NOTA DE REPÚDIO

A Associação dos Concursados do Estado do Pará (Asconpa), vem a público formalizar veemente NOTA DE REPÚDIO ao tratamento desrespeitoso, sarcástico e irônico, dispensado contra seus dirigentes, pelos secretários do governo do Estado, senhora Alice Viana Monteiro e senhor Nilson Pinto, respectivamente secretária de Administração e secretário de Educação, em reuniões distintas, agendadas para tratar das nomeações dos mais de cinco mil concursados aprovados e não nomeados em concursos promovidos pela administração pública estadual.
Ficou clara, nas atitudes desses dois representantes do governo do Estado, a intenção de intimidar, ridicularizar e enfraquecer o trabalho desenvolvido pela Asconpa. No entanto, com essa atitude ofenderam e humilharam milhares de famílias paraenses que possuem entre os seus membros pessoas que, apesar de ter investido muitos recursos para torna-se servidor público efetivo do Estado, há anos esperam suas convocações.
Ao contrário do que desejam as autoridades citadas, a Associação dos Concursados do Estado do Pará é, sim, entidade legitima e representante dos direitos de pessoas aprovadas e classificadas em concursos públicos realizados no Estado do Pará, oferecendo apoio a todos que se julgarem prejudicados em seus direitos. Para isso, a Asconpa se fundamenta no Art. 5º, incisos XVII e XVIII da Constituição Federal de 1988, onde se lê: “É plena a liberdade de associação para fins lícitos... A criação de associações... independe de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento”.
A Associação dos Concursados do Pará intensificará as denúncias de contratações irregulares e/ou falcatruas cometidas na administração pública, em defesa dos interesses dos aprovados em concursos públicos realizados em todas as esferas de governo. E, faremos isso, fundamentados no artigo 37 da Constituição Federal, que determina que “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos”.

Belém (PA), 21 de fevereiro de 2011.

ASSOCIAÇÃO DOS CONCURSADOS DO PARÁ


Entidades que apóiam a presente Nota de Repúdio:

SINTEPP - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PUBLICA DO PARÁ - SINDITAF - SINDICATO DOS TRABALHADORES NO FISCO ESTADUAL DO ESTADO DO PARÁ - SINDETRAN - SINDICATO DOS SERVIDORES DO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARÁ - SINDSAÚDE - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM SAÚDE DO ESTADO DO PARÁ - SINDIAMBIENTAL - SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA GESTÃO AMBIENTAL DO ESTADO DO PARÁ - DCE/UFPA - DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UFPA - DCE/UNAMA - DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UNAMA - CTB - CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL.

5 comentários :

Anônimo disse...

quero ver o nilsinho dizer publicamente que nao reconhece nenhuma dessas associações

Anônimo disse...

isso de dizeer que nao reconhece a asconpa como representantes dos concursados é típico de aparelhamento de estado...que vergonha nilsinho

Anônimo disse...

Essa é a materialização daquele ditado, " o castigo vem à galope " Esses concursados fizeram um horror no governo do PT, o mesmo que se dignou a fazer os concursos, coisa que jamais teria acontecido se o PSDB tivesse vencido a eleição de 2006, fizeram campanha declarada por essa turma que ja tinha governado e " ignorado" os concursos publicos, e agora estão sentindo na propria carne a volta desses Tucanalhas. Nada como um dia após o outro.

Anônimo disse...

Os Concursados conseguiram se livrar da Ana Louca e agora enfrentam o Simão Promesseiro.
Mas já são vitoriosos, porque apesar de passarem todo esse perrengue, no fim de tudo o direito é deles.
Nem PT nem PSDB. O direito é dos concursados.

Anônimo disse...

Apesar de ser uma concursada esperando pela nomeação, nunca aprovei o fato de a asconpa apoiar esse governador, que sequer chamou os aprovados do concurso feito no final de seu 1º mandato. Hora, se ele não chamou os aprovados no tempo em que ele era governador, imagine chamar quem foi aprovado em outro governo. Soube de pessoas ligadas as Uses, que os novos contratos para professores serão de quatro anos.
O que podíamos esperar de um homem desses?
Bem feito para a asconpa que deu um tiro no pé.