quarta-feira, 9 de março de 2011

8 DE MARÇO – A arte do amor multifacetado

Sobre a motivação histórica que instituiu 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, praticamente todos sabem. Mas, o que aconteceu desde aquela época para cá? Em princípio podemos dizer que alcançamos conquistas inimagináveis na época de nossas avós. O aparente ônus, que foi a mulher se ver compelida a desdobrar-se como companheira, mãe, filha e profissional, acabou por revelar a sua força interior, expresso no amor multifacetado. Um amor cujas variações se fazem conforme o destinatário, mas são impossíveis de comparar, porque não há como cotejar grandezas heterogêneas.
Infelizmente, porém, mulheres ainda são assassinadas todos os dias por razões torpes, na esteira de sentimentos primitivos. Passados 100 anos do incêndio em uma fábrica em Nova York, em 1911, em uma tragédia que matou mais de 150 operárias, mulheres permanecem à mercê da violência doméstica e a morrer, frequentemente vítimas de seus companheiros ou ex-companheiros.
Desde então contabilizamos avanços significativos, que desembocaram na mudança de paradigmas dos anos 60 do século XX. A pílula anticoncepcional deflagrou a revolução sexual, a partir da qual a mulher passou a viver e usufruir sua sexualidade de forma plena, o que turbinou uma revolução de costumes em ritmo célere. Ao mesmo tempo, foram sepultados tabus como o da virgindade e o mercado de trabalho abriu-se para a mão-de-obra feminina. A mulher, enfim, remeteu para a lixeira da história o papel de “rainha do lar” e foi à luta, para garantir um espaço próprio.
Por isso, a reverência do blog, ainda que com atraso, na homenagem à mulher. Uma homenagem que deve ser cotidiana. Como cotidiana é a dedicação feminina, possível de entrever em cada uma das mulheres que compõem a nossa vida.

2 comentários :

Fábrica Esperança disse...

Parabéns a todas as mulheres em especial as GUERREIRAS DEMITIDAS da Fábrica Esperança, que não desanimaram e continuam na luta para receberem salários atrasados e suas rescisões que lhes são de direito. Desejo a todas muita luz em seus caminhos, pois força vcs tem de sobra.

LUTADORAS disse...

Aproveitando esta data tão especial, parabenizo a todas as mulheres deste nosso mundo e em especial as DEMITIDAS da Fábrica Esperança, que não desanimaram e continuam a luta para receberem seus salários atrasados e rescisões que lhes são de direito. De toda a minha alma desejo muita luz em suas caminhadas,pois força vcs tem de sobra. LINDAS............