segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

JATENE – Triste retrocesso

Vale transcrever, para reflexão, o comentário anônimo abaixo, sobre o imbróglio deflagrado com as demissões massivas na Fábrica Esperança, uma organização social cujo objetivo é promover a ressocialização dos egressos do sistema penal. Mas que o governo Simão Jatene trata como mero cabide de empregos.

Triste este retrocesso. Imaginem o cenário anterior e o atual. Os colaboradores tinham um diferencial na convivência com técnicos e a maioria dos responsáveis em direcioná-los, o grau de confiança adquirida no longo processo educativo foi árduo. Nesta convivência descobriam que aos poucos poderiam viver sem máscaras. Na fábrica a maioria dos egressos são recebidos sem qualquer vestígio de aprendizagem cidadã. No presídio não absorveram coisas boas e por isso são repletos de comportamentos equivocados que, ao longo do tempo, se refletem na convivência com pessoas que não fazem parte do universo carcerário. Histórias de superação não faltam.
O corte nestas relações de modo intempestivo e indiscriminado, pode ter danos sociais. A transição deveria ser feita com método pedagógico. Os homens e mulheres que passaram pelo cárcere, sabem utilizar mecanismos de defesa com os agentes prisionais, sabem interagir de modo a "ganharem" vantagens nessa relação conflituosa. Um choque de realidade que eles não tinham com os educadores, pois estes não continham vícios de origem, não foram agentes prisionais e por isso a proposta da fábrica era diferenciada e única. Era um mundo novo que se apresentava aquele que chega com referenciais de poder repressivo.A fábrica entrou nos presídios e os presídios entraram na fábrica. Educar para a cidadania será mais difícil, pois será preciso educar primeiro os agentes prisionais. Mas como fazer isso se eles já têm uma idéia preconcebida de não recuperação do egresso. Um retrocesso preocupante. A fábrica continuará, mas sua alma foi perdida.

19 comentários :

Anônimo disse...

eu gostaria de saber do senhor governador o que vai ser da fabrica esperança? vai continuar sendo uma escola de superação e capacitação ou vai obrigar todos a seguir um caminho diferente não e melhor opção mas quando não se tem escolha

Anônimo disse...

Caro Barata,
Continua desenfreada a admissão de servidores temporários pelo Tribunal de Contas do Estado, coisa iniciada há muitas gestões. Pior, os apadrinhados ocupam inconstitucionalmente cargo de natureza efetiva - analista de controle externo - que exige concurso público. Cadê o "probo" MP?
Eis o que expõe o Diário Oficial desta segunda, 14:

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31854 de 14/02/2011

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO
Admissão de Servidor
Número de Publicação: 203659
Órgao: TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO
Modalidade de Admissão: Temporário
Ato: ECD Nº 014/2011
Data de Admissão: 02/02/2011
Nome do Servidor                                            Cargo do Servidor                      Término Vínculo     Observação
Fábio Augusto Hage Soares                         Analista de Controle Externo       02/08/2011  
Ordenador: Cipriano Sabino de Oliveira Júnior

Número de Publicação: 203678
Órgao: TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO
Modalidade de Admissão: Temporário
Ato: ECD Nº 016/2011
Data de Admissão: 02/02/2011
Nome do Servidor                                            Cargo do Servidor                      Término Vínculo     Observação
Eduardo Costa de Andrade                          Analista de Controle Externo       02/08/2011  
Ordenador: Cipriano Sabino de Oliveira Júnior

Número de Publicação: 203671
Órgao: TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO
Modalidade de Admissão: Temporário
Ato: ECD Nº 015/2011
Data de Admissão: 02/02/2011
Nome do Servidor                                            Cargo do Servidor                      Término Vínculo     Observação
Augusto Cezar Correa Rezende                      Analista de Controle Externo       02/08/2011  
Ordenador: Cipriano Sabino de Oliveira Júnior

Número de Publicação: 203568
Órgao: TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO
Modalidade de Admissão: Temporário
Ato: ECD nº 013/2011
Data de Admissão: 01/02/2011
Nome do Servidor                                            Cargo do Servidor                      Término Vínculo     Observação
MATHEUS AMARAL BONNA                              ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO       01/08/2011  
Ordenador: Cipriano Sabino de Oliveira Júnior

Anônimo disse...

O apadrinhamento é uma praga nacional. Herança de nossa cultura colonialista (de dominados).
Vai ser difícil tratarmos a coisa pública com impessoalidade.
Não confundir coisa pública com a vizinhança de uma vila ou condomínio e até mesmo a reunião de domingo da família.
Lá mesmo na Fábrica Esperança sempre houve este apadrinhamento e agora novamente o Alyrio Sabbá tratou logo de colocar comadres e familiares, como a sua sobrinha Simone Wanzeler, por exemplo.
Nada contra esta moça, mais onde foi colocada, na Diretoria de produção com uma formação academica em terapia ocupacional é demais.
Outro exemplo ridículo é que ele colocou a comadre dele que não sabe nem falar, nem digitar qualquer coisa no computador para ser diretora de Alimentação lhe incumbindo a tarefa de ser mera testa de ferro para a "reinauguração do restaurante popular". Detalhe: este restaurante popular nunca foi administrado pela fábrica Esperança.
Recordo ainda que esta senhora, sua comadre colocou a Fábrica na justiça trabalhista e levou a bagatela de 30.000,00 (trinta mil reais).
Quanta sordidez desta turma.

Anônimo disse...

Olhem o que o Senador Flexa Ribeiro disse em 27 de janeiro de 2006 no senado federal – Fonte: Diário do Senado Federal - páginas 02287, 02288, 02289.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB – PA. Pronuncia o seguinte discurso. Com revisão do orador.) – Sr. Presidente, Senador Leonel Pavan, Srªs e Srs. Senadores, volto à tribuna para fazer um registro à Nação brasileira e em especial ao povo do meu querido Pará. Senador Paulo Paim, há uma semana, na sexta-feira passada, tive a felicidade de participar da inauguração da Fábrica Esperança em Belém. A fábrica, Senadora Ana Júlia, não produzirá aço, alumínio, celulose, máquinas ou automóveis. Não: vai fabricar cidadania, dignidade.
(...) Quero, então, nesta oportunidade, parabenizar o Governo do meu Estado pela iniciativa de inaugurar a Fábrica Esperança, que vai empregar, apenas no primeiro ano de funcionamento, quatrocentos egressos do Sistema Penitenciário paraense, garantindo a eles não só renda – como o Senador Mão Santa, digo: atentai!, mas também cidadania.
(...) É importante ainda destacar que os egressos que irão trabalhar no projeto Fábrica Esperança terão salário fixado por meio de acordo coletivo e futuramente também ganharão pela produção.
(...) Dando continuidade ao projeto, gostaria de informar que está prevista para daqui a noventa dias a inauguração da Fábrica Esperança II. E informo que ainda neste semestre, começa um trabalho preventivo para que jovens dos bairros da periferia da Capital paraense – Belém, tais como Guamá, Terra Firme, Bengui e Marambaia, deixem de entrar na criminalidade e, mais tarde, não se tornem futuros egressos do Sistema Penal.
(...) Independentemente de coloração partidária e de questão ideológica, quando é para atender nossos irmãos, todos nós temos de procurar as experiências de êxito.

Vcs podem ver o texto completo de seu discurso em www.senado.gov.br/publicacoes/diarios/pdf/sf/2006/01/.../02287.pdf

ISSO FOI O DISCURSO, AGORA A PRÁTICA FOI OUTRA, VEJAMOS:
1. O projeto fábrica esperança desde sua inauguração nunca alcançou o número de 400 egressos empregados. No governo do PSDB o máximo de contratados foi de 152 egressos em setembro de 2006, porém o governo do PT aumentou e muito o número de contratações de seu público tendo como número máximo até hoje a contratação de 289 pessoas do público alvo que se deu em agosto de 2009.
2.Quanto a afirmação do senador de que os egressos iriam receber pela produção, mais um engodo, pois isso só foi aplicado apenas uma só vez em abril de 2009 quando os egressos e todos do núcleo de produção receberam pela produção das sacolas do fórum social mundial que ocorreu em janeiro daquele ano e foram produzidas 80 mil sacolas pela Fábrica esperança em parceria com diversas cooperativas do Pará.
3.A Inauguração da Fábrica Esperança II, mesmo prevista pelo governo do PSDB para ser inaugurada no prazo de 90 dias nunca foi concluída e no apagar das luzes da saída do PSDB do governo promoveu a cessão do espaço já quase todo concluído (para o TJE ou prefeitura de Belém, não sei ao certo) que nunca fizeram nada por aquele espaço e nem o PT se prontificou a resgatar o projeto FE II.
4.Quanto ao trabalho desenvolvido de prevenção da criminalidade a que se referiu o senador era o PROPAZ nos bairros e quem pagou uma boa parte da conta deste projeto foi a Fábrica Esperança, que contratou cerca de 100 pessoas para ajudar no desenvolvimento deste projeto. Para ilustrar, em novembro de 2006 a relação de contratação de pessoal não egresso era de 197 pessoas contra apenas 147 egressos. É ou não é um caso típico de cabide de empregos? Uma forma de burlar o processo de concurso público, pois a contratação dessas pessoas, mesmo trabalhando num projeto de prevenção da criminalidade importante como o PROPAZ nos bairros era em regime de CLT, havendo assim a terceirização de contratação de mão de obra para serviços públicos, via Fábrica Esperança.
Portanto, o PSDB sempre foi muito bom de papo, mais de trabalho...

Anônimo disse...

Pinçado do Estatuto Social da Associação Pólo Produtivo Pará (fábrica esperança):

Se a Fábrica Esperança é uma associação privada onde estão os associados e o Conselho de administração para se manifestarem sobre as atrocidades cometidas pelo atual diretor, Sr. Hugo Cintra?
ART 29 – A Assembléia Geral Extraordinária reunir-se-á sempre que houver necessidade.
ART 30 – Compete a Assembléia Geral Extraordinária:
I. Decidir acerca de quaisquer outros assuntos de interesse geral da Associação.
Lembro que o Conselho de Administração também tem sua parcela de culpa, pois demitiu toda Diretoria, vejamos:
ART 39 – Compete ao Conselho de Administração:
I. Escolher, designar e destituir os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal;
Ora, a responsabilidade pelas demissões dos 50 funcionários da Fábrica Esperança é do Sr. Hugo Cintra, segundo o art. 48 do estatuto social da entidade:
ART 48 – Compete ao Diretor Geral:
VII – Deliberar sobre a admissão e demissão de funcionários;
XIII – Autorizar despesas e pagamentos de obrigações.
O mesmo conselho de administração que nomeou o atual diretor Hugo Cintra pode destituí-lo a qualquer momento, pois este senhor não possui qualificação para o cargo que está ocupando.

Anônimo disse...

Caro Barata

Existe uma fabula onde em uma casa abandonada existiam ratos que estavam sendo dizimados por um gato invasor.

Os ratos se reuniram em assembléia para tentar resolver o problema, uma sugestão foi de que colocassem um chocalho no gato, assim quando ele se aproximasse faria barulho, todos ouviriam e tomariam suas precauções.

Todos aplaudiram essa era a solução, porem na hora da execução a solução se tornou inviável porque ninguém se dispôs a colocar o chocalho no gato!

Assim uma boa solução pode se tornar inviável dado a logística necessária para executá-la!

Quanto a Fabrica, em algum ponto inicial de sua existência alguém percebeu que poderia abrir espaços para contratações justificadas nas necessidades existentes e sutilmente aproveitou a brecha, fulano para ensinar corte, beltrano para ensinar costura sicrano para pesquisar material etc, transformando a Fabrica em uma aldeia com mais cacique do que índio.

Talvez se no inicio alguém de boa índole envolvido no projeto tivesse percebido que era necessário ajuda seria de órgãos como SESC , SENAC que o projeto tinha que passar pelo Casulo para depois se transformar em Borboleta a Fabrica atingisse seus objetivos!

O que faria qualquer pessoa ao olhar uma balança de pratos onde o prato de custos pesa mais que o prato de benefícios?

Ao fechar a Fabrica acabou-se os custos exorbitantes entretanto acabou-se também todos os benefícios tanto dos condenados como dos apadrinhados!

Espero apenas que exista um recomeço mais amadurecido , mais planejado, dessa saudável atitude de inserir de volta na sociedade quem teve o seu deslize!

Que tal a Vale mostrar que faz parte da sociedade paraense capacitando e contratando detentos , afinal usaria mão de obra mais barata e supriria sua necessidade de mão de obra especializada hoje importada a peso de ouro de outros estados!

Só tem um porem, se o cara trabalhando na Vale não se regenerar, vai aumentar a quadrilha!


Mestre Chico Barão

Anônimo disse...

19:04, a fábrica precisa ser trnsformada em politica pública, a assembleia legislativa precisa se posicionar. Fazer da fabrica uma fndaçao, por exemplo. Se faz concurso e todo mundo pode entrar desde que tenha mérito. A meritocracia tomando lugar da policagem.Nao vai acabar de todo, mas vai minimizar.

Anônimo disse...

20:27, O PROPAZ deveria ser uma politica na PSEAC e nao isolada.De fato,está tudo errado.A SEDES, que deveria responsabilizar-se pela politica de proteçao especial de alta complexidsade voltada para crianças e adolescentes, nao conseguiu organizar esta situação, porque nao teve,na figura do governo, alguem que fortalecesse a secretaria.Enfim, o PPOPAZ faz o trabalho que o governo deveria fazer, assim como a fábrica esperança faz o governo deveria fazer. A ironia é essa.Enquanto o PORPAZ e a fábrica forem tratados como redutos do psdb, continuarão assim: a cada governo que entra, um trtatamento diferente.Ana JUlia nunca quis a fábrica e quase consegue acabar com o propaz, a ambos nunca deu alternativa justa, ou seja, colocar os dois projetos na pauta da assembleia. o propaz, em tese deveria ser da sedes e a fábrica da secretaria de direitos humanos, nunca da SUSIPE.

Anônimo disse...

mais da metade dos que fazem paerte do conselho nao tem a menor ideia de suas atribuiçoes. Nao sabem nem o que podem fazer.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o anonimo das 08:06h.
O fato é que o PT não conseguiu pautar estes projetos como importantes políticas públicas, se omitindo e agora com o PSDB continuará a farra das terceirizações de serviços públicos essenciais á população, afinal foram eles que invetaram as OS no Brasil.
Um exemplo claro de que o PT no poder é outro totalmente diferente na oposição é que á epoca da regulamentação das OS em ambito federal o PT entrou com uma ação de inconstitucionalidade.
Já no governo Ana Júlia o PT governo pode ter se dado muito bem com este modelo, vide HANGAR - OS Associação Viaamazonia, de "propriedade" da sra.Joana Pessoa.
Enquanto isso as outras OS eram esquecidas, pois não haviam esquemas montados - vide Fábrica Esperança,mangal das garças, estação das docas - nestes espaços o máximo que se conseguia era a parentada dos companheiros empregada.
PT e PSDB - Os mesmos lados da moeda.

Anônimo disse...

ÊITAAAA, A ZORRA COMEÇOU NA SEFA.
O SR. SECRETÁRIO DA FAZENDA NEM BEM CHEGOU JÁ ESTÁ FAZENDO VISTA GROSSA PARA ALGUMAS SITUAÇÕES EM NOME DA MANA.
NA COORDENADORIA DO CARAJÁS EMPOSSOU O JÁ CONHECIDO NÃO FAZ NADA,OU MELHOR NÃO SABE NADA, ILMº SR ZÉ ROSA, NO POSTO DE CARNE DE SOL. O QUE É QUE ESSE CABRA VAI FAZER? É MELHOR NEM SABER.
E OS POBRES MOTORISTAS DAQUELA COORDENADORIA, AQUELES QUE TRABALHAM NA ADIMINISTRAÇÃO, SIM, PORQUE OS QUE TRABALHAM NO BALCÃO FISCALIZANDO E SÃO APADRINHADOS, CONTINUAM LÁ. OS COITADOS DA ADM FORAM MANDADOS EX-OFICIO PARA O ORGÃO CENTRAL, SEM NEM UM MOTIVO,NEM EXPLICAÇÃO.OU MELHOR ELES DIZEM QUE FOI POR EXCESSO DE MOTORA NA REGIÃO. HORA, SE LÁ TEM OITO VIATURAS E O REGIME DE TRABALHO É POR QUENZENA. ENTÃO NÃO ESTÁ EXCEDENDO E SIM FALTANDO UM. POIS, SÃO APENAS 15 MOTORISTA LOTADO NAQUELA COORDENADORIA. O QUE É QUE FIZERAM? MANDARAM ARBITRARIAMENTE SETE MOTORISTAS PARA BELÉM EX-OFÍCIO. KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAK. NÃO RESPEITAM NIGUÉM.
ESPERO QUE ELES CONSIGAM DORMIR.

Anônimo disse...

O RASTRO DE IRREGULARIDADES DEIXADAS POR ALYRIO SABBÁ:

Na SUSIPE:
Enquanto permaneceu (intocável) por 12 anos a frente da SUSIPE o Sr. Alyrio Sabbá colecionou consideráveis processos no TCE, por falta de prestação de contas, desvios etc. Um dos casos mais graves é a ação regressiva promovida pela SUSIPE contra este senhor. A SUSIPE teve que restituir quase meio milhão de reais ao Governo Federal por irregularidades em execução de obras de presídios referentes aos convênios MJ 086/2003 e MJ 031/2003. Atualmente também está sendo processado por ação civil de improbidade administrativa em processo que corre na justiça estadual referente a irregularidades em convênios com a APAC em processo 0039426.26.2010.814.0301 tramitando perante a 3ª vara de fazenda de Belém.
FMAE-PMB:
Após a SUSIPE este senhor se abrigou na FMAE da desprefeitura de Belém e por lá também foi condenado pelo TCM em acórdão 18.114 em processo 200805394-00 por conta de irregularidades em contratos temporários e deste caso existem duas ações civis de improbidade administrativa tramitando na justiça paraense; processo 0015535-74-2010-814-0301 tramitando na 3ª vara de fazenda de Belém e ainda o processo 0015530.02.2010.814-0301 tramitando na 1ª vara de fazenda de Belém.
JUSTIÇA FEDERAL:
Ainda constam dois processos na Justiça federal em ações civis de improbidade administrativa tramitando sob os números: 2009.39.00.012489-0 e 2009.39.00.009989-7

Pelo histórico pesquisado verifico que a área de alimentação sempre foi o grande interesse deste senhor, pois a FMAE – Fundação municipal de apoio ao estudante é responsável pela distribuição de gêneros alimentícios da merenda escolar para as escolas e a SUSIPE com contratos de gêneros alimentícios para os presídios.
Agora na Fábrica Esperança este senhor indicou uma pessoa de sua confiança para ser a “testa de ferro” do tal restaurante popular – que diga-se nunca foi administrado pela Fábrica Esperança e sim por uma empresa paulista, uma tal de IAPA. Tais fatos e diversos indícios me levam a pesquisar mais sobre as empresas de gêneros alimentícios que este senhor se relacionava tanto na SUSIPE quanto na FMAE enquanto gestor e futuramente na Fábrica Esperança como assessor especial do governador (lobista???)
Que os órgãos de fiscalização fiquem de olho.
Independente de fiscalização oficial podem apostar que eu, indignado cidadão paraense, cumprirei meu papel e acompanharei todos os atos deste senhor FICHA SUJA, que ainda por cima é do PPS, do FICHA LIMPA Jordy.
Espero que o PPS tire satisfações com este cidadão, pois o mesmo é 2º suplente de deputado estadual e não merece sujar a história do PPS aqui do Pará.
Ass: pacato cidadão, as vezes, um pacato investigador

Anônimo disse...

Posso sair daqui para me organizar
Posso sair daqui para desorganizar
Posso sair daqui para me organizar
Posso sair daqui para desorganizar
Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana
Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana
O sol queimou, queimou a lama do rio
Eu ví um chié andando devagar
E um aratu pra lá e pra cá
E um carangueijo andando pro sul
Saiu do mangue, virou gabiru
Ô Josué, eu nunca ví tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça
Peguei um baláio, fui na feira roubar tomate e cebola
Ia passando uma véia, pegou a minha cenoura
“Aí minha véia, deixa a cenoura aqui
Com a barriga vazia não consigo dormir”
E com o bucho mais cheio começei a pensar
Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar
Que eu me organizando posso desorganizar
Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana
Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana
O sol queimou, queimou a lama do rio
Eu ví um chié andando devagar
E um aratu pra lá e pra cá
E um carangueijo andando pro sul
Saiu do mangue, virou gabiru
Posso sair daqui para me organizar
Posso sair daqui para desorganizar
Posso sair daqui para me organizar
Posso sair daqui para desorganizar
Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana
Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana
-NAÇÃO ZUMBI-

SERVIDORA DESESPERADA disse...

Barata,Bom dia!!!!
É a ultima vez que venho denunciar o " esquema" que esta acontecendo no 1º Centro Regional/SESPA, ELZEMAN( PREGOEIRO) e ANA MÉLIA( DIRETORA NÃO DESIGNADA, POIS O TAGORE FOI DESIGNADO OFICIALMENTE, PORÉM NÂO DETERMINA NADA).Uma empresa vendeu sem licitação( compra direta fracionada) mais de 300 mil reais e as unidades estão todas sem medicamentos e insumos. Caso o governador não coloque gente competente que entenda de SUS, nós que o apoiamos vamos denunciar ao Ministério Publico federal, pois o MPE está todo comprometido.

Anônimo disse...

bom dia caro barata!A HIPOCRISIA CHAMADA FABRICA ESPERANÇA QUANDO E QUE NOSSOS GOVERNANTES VÃO COLOCAR PESSOAS QUE REALMENTE SE IMPORTE E SE DEDIQUE A ESSE PROJETO QUE E TÃO IMPORTANTE PARA OS EGRESSOS E PARA SEUS FAMILIARES E TAMBÉM PARA A SOCIEDADE.

Anônimo disse...

A FABRICA DA DESESPERANÇA, SEM DINHEIRO ,SEM SALÁRIO E LÁ SE VÃO QUASE DOIS MESES.

Anônimo disse...

o que mais nos deixa indignado é que parece que estamos pedindo favor para receber o que é de direito nosso. já denunciamos na rauland e na record mas parece que eles ~são amigos do governador, pois até agora não denunciaram na imprensa o absurdo ocorrido com os trabalhadores. mas amanhã vamos ter uma posição do Ministério Público do Trabalho, ou o atual diretor da Fábrica Sr. Hugo Cintra pensou que fossemos apenas na justiça do trabalho como foi sugerido por ele em reunião na fábrica dia 10/02/11 onde fomos humilhados.

Anônimo disse...

Isso não é nada Barata no Centro de Perícia Renato Chaves, distrataram auxiliares técnicos de Perícia por leigos para auxiliares os perítos e não era o que AGE pregava no governo petista, anexo

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31854 de 14/02/2011

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA
CENTRO DE PERÍCIAS CIENTÍFICAS RENATO CHAVES

Diária

Número de Publicação: 203261
Portaria: 013/2011
Objetivo: Pericia Técnica
Fundamento Legal: Lei n°5.810/94
Origem: BELÉM/PA - BRASIL
Destino(s): Marabá/PA - Brasil
Servidor(es):
72389/José Roberto Farias de Oliveira (Agente de artes Práticas) / 10.5 diárias (Completa) / de 17/01/2011 a 27/01/2011
5449529/Sônia Maria Barbosa Nylander (Perito Criminal) / 10.5 diárias (Completa) / de 17/01/2011 a 27/01/2011

Anônimo disse...

Não fiquem indgnado a rauland e a record pode não transmitir o nosso apelo, a nossa denúncia. Mas o MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, não é apadrinhado com ninguem e já notificou a FABRICA, só queria ser uma mosca para ver o Sr. Hugo Cintra, falar com toda a grosseria e deboche, humilhando os trabalhadores, como fez em reunião na fábrica dia 10/02/11.