quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

JATENE – Os antecedentes de Potiguara

Segundo a revelação feita, Francisco Potiguara Tomaz Filho foi demitido da Funai, a Fundação Nacional do Índio, por infringir a lei 8112/90, o Estatuto dos Servidores Públicos Federais, de acordo com a portaria n 789 de 24 de abril de 2008, assinada pelo ministro da Justiça. “Potiguara valeu-se do cargo público que ocupava para lograr proveito pessoal, agindo em detrimento da dignidade da função, procedendo de forma desidiosa, um comportamento comum entre aqueles acostumados achacar o erário”, fulmina a notícia do blog Diário de um educador.
A notícia revela também que Potiguara foi enquadrado em um PAD, o Processo Administrativo Disciplinar, por improbidade administrativa, lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional e está impedido de assumir qualquer cargo público no governo federal. “Apesar de Potiguara ter recebido a pena máxima prevista em lei, foi premiado com o cargo de assessor da vice governadoria, recebendo a polpuda quantia mensal de R$ 3 mil, mamando nas contingenciadas tetas da viúva paraoara”, sublinha a notícia do blog Diário de um educador, para então arrematar: “Um cidadão trabalhador perguntaria: como pode alguém com tal prontuário e que está inabilitado para exercer a função pública à nível federal assessorar o segundo homem na linha sucessória estadual?”

http://professorcavalcante.wordpress.com/2011/02/16/2600/

8 comentários :

Anônimo disse...

o jatene não tem nada a ver com essa trapalhada do seu vice, que caiu na lábia do ficha suja Jordy e nomeou outro ficha suja, o tal Potiguara. O caso é gravíssimo e exige uma explicação do doutor Helenilson Pontes, que parece estar mandando os escrúpulos às favas e promovendo imoralidades em seu gabinete.

Anônimo disse...

Será ingenuidade minha, mas tem alguem aí que ache que r$3,000,00 é cifra poupuda como salário?
To achando que é mero exercicio de retórica ou de inveja.

Anônimo disse...

Barata..o mais absurdo e que este senhor potiguará e coordenador estadual do curso de frormação politica do pps....ou seja e quem orienta e disciplina todos o militantes do pps no Pará... tendo como base na ministração do curso... etnica e probridade na administração publica e pessoal...???
Hoje está na vice- governadoria sobre a indicação do Jordy...o qaul o tem como guru intelectual e braço direito no plano de governo para a prefeitura de de belém..caso jordy seja prefeito...
Agora fico imaginando vms ter por aii...mais uma turma de petralha vermelha...usurpando o erario público....
O mais absurdo...e que ele quem está responsavel por resolver as questões e demandas da militancia que busquem algum apoio na vice-governadoria...ou seja barra qualquer militante que não seja da panelinha do jordy...a se aproxima do helenilson...
Potiuara´´´..ficha...muitoo..sucha..

Anônimo disse...

É estranho que a decisão de falar de uma pessoa que tem uma história como a do Francisco Potiguara, por mais que tenha havido o fato, parece satisfazer aos criminosos de todos os lados que estavam e que estão no poder. O comentário dele no blog DIÁRIO DE UM EDUCADOR pode ajudar na reflexão de alguns pobre mal intencionados. Leiam as partes mais gerais e se quiserem acessem o blog para ler na íntegra.
Senhor Professor Luiz Cavalcante.
...
Elogio em boca própria é vitupério ou cabotinismo, e eu não vou perder meu tempo com isto, mas procure saber sobre a minha conduta em mais de duas décadas prestadas ao indigenismo, e veja o que dizem os mais importantes nomes da antropologia e da causa indígena ao meu respeito. Incluso nomes notoriamente petistas como por exemplo o atual presidente da FUNAI, o paraense Márcio Meira. Veja se na boca de algum deles existe alguma coisa que desabone a minha conduta, principalmente, que eu tenha me apropriado de algum recurso público ou sucumbido à corrupção. Lanço este desafio ao senhor e a todos os que estão aproveitando a carona e achincalhando o meu nome....
O senhor não sabe, e não tem a obrigação de saber, mas a FUNAI, é um órgão absolutamente atípico e não se compara a nada do serviço público.
Como o senhor acha que deveria agir, alguém que tem responsabilidade e respeito ao ser humano, chegar em uma lancha com 50 índios, de madrugada, em uma cidadezinha que não tem banco, qualquer comércio legalizado ou lojas registradas junto a receita estadual, e estes índios estarem com fome, exaustos depois de dois dias de viagem no rio? Será que caberia pagar do próprio bolso as despesas de alimentação, por vezes remédios, combustíveis e outras mais? Pois eu fiz isto. Centenas de vezes. E o faria novamente, quantas vezes mais fosse necessário. Não importa o que digam a respeito da minha honra Estes fatos aconteceram e centenas destes índios, que passaram corriqueiramente por esta situação, ainda estão vivos e podem dizer se eu minto.
Por tantas destas situações e outras mais diversas, eu tirei dinheiro do meu bolso e arquei com as responsabilidades que cabiam a mim, e assim é até agora nos dias atuais, se funcionários da FUNAI, não agirem assim, pode ser a diferença entre a vida e a morte, de seres humanos iguaiszinhos a nós.
Pois bem, fui demitido, e quando saiu no Diário Oficial em 2008, eu estava em Brasília, em Reunião com o doutor Márcio Meira, presidente da FUNAI, que havia me convocado para uma missão muito espinhosa para resolver umas broncas pesadíssimas, junto aos índios isolados Suruwará em Lábrea no estado do Amazonas. Segundo o doutor Márcio Meira, precisava de um indigenista de ponta para segurar e resolver a bronca, e este indigenista era eu.
Naquele momento, em que eu soube da minha demissão, o Márcio ...
Eu recebi centenas de e-mail’s de solidariedade e críticas à minha demissão, inclussive do ex-presidente da FUNAI, Mércio Gomes que trabalhou comigo na Frente de Atração Awá-Guajá, e sabe do meu verdadeiro caráter. Obtive apoio do Brasil todo e até de países estrangeiros. Para um “ladrão desqualificado” como tentam me caracterizar, um “Ficha Suja”, é estranho obter tanto reconhecimento.
Eu estive a frente de centenas de missões de combates a madeireiros, invasores de terra indígena, garimpeiros, traficantes de drogas, todo tipo de delitos. Nunca fui acusado de prevaricar ou facilitar a vida desta gente, ..Eu nunca permiti isto e nem me vali de benefícios próprios. Procure saber se isto é verdade ou se eu minto...
Minha última missão pela FUNAI, eu comandei uma operação que apreendeu 57 mil metros cúbicos de madeira no nordeste paraense, mais de 10 carretas, 06 tratores de grande porte e outros veículos menores. Se eu liberasse uma só carreta ou alguns metros cúbicos de madeira, minha conta bancária amanheceria recheada... Isto nunca aconteceu... Para um “ladrão dos cofres públicos” é uma bela trajetória. ..
Francisco Potiguara Tomaz Filho

Jorgean disse...

Continue firme Potiguara, essa campanha difamatória contra você nada mais é que inveja pela campanha vitoriosa do PPS nas eleições passada e em nada afetará o respeito e admiração que temos por você.

Anônimo disse...

Muitos dentro do PPS tem Chico como um "DEUS",abaixo dele somente Jordy!Que ridículo,se o Deus deles é tão sujo assim,imaginem o demônio?!

kadú Jardim disse...

potiguara, hoje alguém falou de vc para mim, onde vc está sofrendo tanto, assim, o teu coração tá em pedaços foi vencido pelo laço desta vida, foi arremessado contra o peito, grita a alma procurando a paz, mas eu sei JESUS olha por vc e te ver, e diz: filho vou te socorrer. Do pó das cinzas eu vou te LEVANTAR porque sou teu Deus, é só clamar pelo meu nome. Sei que os sonhos se perderam no caminho e estas sozinho, entregue a solidão mas sou teu Deus que tudo pode naquele que crê no meu nome, e vejo nesse momento um filho meu sendo marginalizado e sendo colocado sua integridade, caréter e honestidade em prova, porém, vou te abençoar, sabe porque? porque tenho um grande plano na sua vida e saiba que o agir de Deus PAI é lindo e maravilhoso na vida do Homem Integro como vc é, só quem te conhece e sabe como vc é família em 1º lugar e respeitador pelas pessoas, sei que vc é fiel a Deus, porque no começo tem provas amargas, mas no fim a votória é certa para os filhos de Deus, Porque vc é um escolhido e a sua historia não acaba aqui. Porque todas as coisa cooperam para o bem daquele que amam à Deus, póis, nao cai uma folha de uma árvore que não seje com a autorização de Deus, eu sei que sua vida já foi entregue ao senhor é por isso que vc não é Deus. O Sr. Diz pode a tristeza durá até o anoitecer, mas alegria ela vem ao amanhecer. Tentaram matar teus sonhos, sufocando teu coração, tentaram lançar vc numa cova ferido e sem visão, Não desista, não pare de crer nos seus sonhos, porque ele conhece seu coração, e jamis deixará os seus sonhos morrerem, porque vc é integro, honesto e tem carater, não desita, não pare de lutar, levante teus olhos e vê, Deus está restaurando teus sonhos e a tua visão. Receba a unção de Deus porque ele está contigo, Força irmão, vc foi escolhido para está defendendo os propósitos de Deus, aqui na terra, e vc está fazendo muito bem por isso que vc no PPS vc ñ é Deus e sim filho de Deus, quando vc age dessa forma sem ter medo do quefizeram com vc , mas vc está mostrando o carater de Deus, porque ele é integro, puro, onestpo e justo. Deus te abençoe e te proteja muito filho de Deus.

Anônimo disse...

Esse assessor não é o único "ficha suja" no PPS. No hospital ABELARDO SANTOS em Icoaraci, a direção, que tb é do PPS, é da mesma "laia"

Estão sendo acusados de improbidade administrativa, já existem representações no MP estadual.