sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

FÁBRICA ESPERANÇA – Vício de origem

Permeia toda essa sandice o vício de origem da soberba dos eventuais inquilinos do poder, sobretudo quando contaminados pelo revanchismo, como é o caso da tucanalha que, com a vitória de Simão Jatene, está de volta ao proscênio. Tal qual acabou por ser implementada, a Fábrica Esperança acabou por ser tomada, pelo Ministério da Justiça, como modelo de ressocialização dos egressos do sistema penal. Técnicos da Fábrica Esperança foram inclusive chamados a Brasília, para expor o sucesso do trabalho da organização social, para o qual certamente foi decisivo o menosprezo dos governos Simão Jatene, em sua primeira versão, e Ana Júlia Carepa.
Agora, todo um trabalho desenvolvido com êxito, apesar do parco apoio oficial, se vê ameaça pela soberba da escumalha tucana e seus assemelhados, que parecem movidos pela pretensão de reinventar a roda. O que se desenrola nos bastidores da Fábrica Esperança é um dos capítulos mais repugnantes do mais provinciano revanchismo, que explica o porquê da recorrente descontinuidade da gestão pública, sempre que se dá a troca de guarda do poder. Quando adentram ao proscênio os novos poderosos de plantão, sepulta-se o legado de quem foi defenestrado, por melhor que seja o espólio, pelo simples fato de que se trata de herança de quem foi apeado do poder. A conta de toda essa sandice sobra, naturalmente, para o contribuinte. É o meu, o seu, o nosso suado dinheirinho, bancando a estultícia da escumalha engravatada. Ou de quepe.

8 comentários :

Anônimo disse...

Só digo uma coisa: Os egressos estavam tão esperançosos... e só precisou de uma semana para deixa-los contra o novo governo.
Eita esculhambação.

Anônimo disse...

O que está acontecendo na Fábrica é revanchismo puro.
Uma senhora que trabalhava como coordenadora na area de alimentação saiu da Fábrica e colocou na Justiça e ganhou mais de 30.000 reais e voltou esta semana toda arrogante. Os egressos estão revoltados, pois a mesma não tem competencia para o trabalho. Não sabe se expressar, sequer sabe escrever, além de ter temperamento inconstante e explosivo. A única qualificação desta senhora que já tirou dinheiro da Fábrica Esperança é ser amiguinha do Alirio Sabá.
Aqui na Fábrica todo mundo sabe desta história e estamos bem revoltados com isso.
Já começaram mal...

Anônimo disse...

brincar com coisa seria...melhor irem com calma, muita calma!este deve ser um processo longo. Chegar detonando vai cansar e depois voa dizer que nao querem mais brincar disso.
a historia da tal mulher que levou 30 mil e agora volta triunfante...o que vira depois, meu Deus?

Anônimo disse...

a fábrica vai se tirnar novamente um gueto. Egresso trabalhando so na fábrica. NInguem poderá ve-los transitando pelas secretarias do governo.Vao fazar tudo errado."eles so dentro da fábrica dao menos trabalho e ninguem se aborrece"."nao vamos trabalhae com propostas pedagogicas e sociais inovadoras";" Isso na nos pertence." E por aí vai as frases de novos secretarios de estado que nao querem mais ver nos corredores os egressos da fabrica Esperança.Vamos todos cantar a musiquinha: um passinho pra frente, dois passinhos pra tras! Para que expandir a responsabilidade social por todo o governo nao é mesmo? o projeto de ter o Pará como modelo de gestao diferenciada para combater a violencia foi para o brejo.Colocar os egressos para serem todos costureiros, isolados do processo socioedutativo, é o projeto de penitenciaria que dá muito certo enquanto estao presos. Mas ensina-los a enfrentar o preconceito fora das grades,conviverem com a sociadade de modo protagonizador. Dá trabalho, precisa de coesão e vontade politica. Todo mundo vai lavar as maos nesse governo e deixar so para a fábrica a responsabilidade. "trancados" no polo produtivo, a socidade, os gestores e a propria SUSIPE pode fazer de conta que eles nao existem. Alguem precisa avaliar os impactos sociais negativos de desconstruir os ganhos sociais que a fabrica teve.Gostaria muito que no processo de transição tenha alguem com esse olhar mais amplo da defesa dos direitos humanos.

Anônimo disse...

ACHEI INTERESSANTE REPETIR AQUI UM COMETARIO LIDO EM OUTRO POST.É PRECISO PENSAR MUITO NO QUE SE QUER NAQUELA FÁBRICA. COLOCAR UMA TERAPEUTA OCUPACIONAL PARA DIRETORIA DE PRODUÇÃO, SO PORQUE A MENINA TEM EXPERIENCIA FAMILIAR, É PIADA, GENTE. ESTE SETOR PRECISA DE ADMINISTRADOR, OU ALGO PARECIDO.
CRITERIO TÉCNICO , PESSOAL, TÉCNICO:
"É um projeto de tamanha importancia que nem PT ou PSDB percebem que a gerencia da Fábrica Esperança deve ser pautada por critérios tecnicos e não políticos como sempre aconteceu desde sua inauguração.
Se os políticos como Regina Barata,Alírio Sabá ou qualquer outro da ocasião continuarem a dar as cartas por lá este projeto somente servirá para abrigar interesses politiqueiros e cabide de emprego para os apaninguados de sempre.
Acredito que o governador não quer cometer os mesmos erros do passado.
Alguém tem que avisar para ele que esta medida de colocar agentes prisionais no projeto é kamikase e provocará um mal estar desnecessário neste inicio de novo governo.
Afinal, ele mesmo falou que o tempo atual não admite mais erros... será?

21 de janeiro de 2011 16:47"

Anônimo disse...

Nossa, trouxeram de volta a sobrinha do alírio? a Terapeuta ocupacional que mandava de fato por lá enquanto o diretor geral era apenas um enfeite?
Mesmas práticas, mesmas pessoas...é a mesmice!!!

Anônimo disse...

Engraçado falarem de criterio tecnico para as contratações da Fabrica Esperança agora que a baratada ta saindo. Durante os 4 anos do governo petista ninguem se preocupou com isso. Colocaram por la um bando de desqualificados que mamaram nas tetas do governo e nada fizeram para alavancar o projeto. NENHUM egresso contratado, NADA sendo produzido. Criaram a falsa ideia de convenios com Orgaos Publicos para viabilizar a contratação de gente que nada tem a ver com o projeto, os poucos egressos que foram encaminhados para tais orgaos em nada se qualificaram,servindo apenas de faixada.

Anônimo disse...

falar em menosprezo da fábrica no governo simão jatene quando foi ele quem criou a OS? brincadeira!