sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

FÁBRICA ESPERANÇA – Ameaça de militarização

Como a mediocridade não enxerga nada além de si mesma, prospera no interior do governo Simão Jatene a proposta de militarização da Fábrica Esperança, cuja conseqüência mais imediata será tratá-la como uma mera extensão da Susipe, a Superintendência do Sistema Penal. Para além da introdução de agentes prisionais no seu interior, o que sinaliza a materialização dessa sandice da tucanalha, em uma autêntica marcha da insensatez, é a notícia da escolha de um certo capitão Hugo, da Polícia Militar, como novo diretor da Fábrica Esperança, uma organização social vinculada a Susipe, mas originalmente com independência em relação a esta e cujo objetivo é promover a ressocialização dos egressos do sistema penal e também de familiares deste.
Ainda que se cultive o benefício da dúvida, é difícil imaginar perspicácia e sensibilidade, para tanto, na oficialidade da PM, que historicamente vagueia entre a truculência e a corrupção, a despeito da renovação ocorrida no seu interior, com o ingresso dos filhos da classe média e até da classe média alta. Na verdade, a mudança no perfil da oficialidade da PM, com a presença massiva de quadros com curso superior e qualificação inimaginável a décadas atrás, apenas exacerbou o que de pior existe nesse segmento, com ênfase para o execrável corporativismo, a corrupção sistêmica e o sentimento de impunidade, que estimula a truculência.

26 comentários :

Anônimo disse...

Esse PM é PM DAS mesmo (Pau mandado do Alírio Sabá)

Anônimo disse...

A Izabela Jatene vai deixar isso acontecer? pois ao que me consta é ela que dá a cartada final, a pedido de seu papai.
Se for assim, Dra. Izabela cuidado com o canto da sereia desta turma do alirio sabá.

Anônimo disse...

Imagina como devem estar se sentindo os egressos atendidos por lá?

Anônimo disse...

Barata,
sou colaboradora deste projeto desde sua inauguração e posso afirmar que de todas as sandices já feitas por aqui esta, com certeza é a PIOR DE TODAS.
Eu estava esperançosa de que o projeto iria melhorar, ainda mais que li o discurso do governador que nos citou e ainda em declarações na imprensa de que ele iria tratar bem da gente.
Faço um pedido desesperado: Pelo amor de Deus, Governador não deixe isso acontecer, tire esse sanguessuga do alírio sabá deste projeto, pois ele só se preocupa em colocar os amigos e familiares dele e digo isso porque convivi com vários deles no início, lá por 2006 e 2007.
Continuei aqui, passando por 04 diretores diferentes, mais nenhum deles fizeram esta LOUCURA.
Confesso que estou com muito medo.

Anônimo disse...

Barata, uma pessoa que colocou a fábrica na justiça a poucos meses, levou muito dinheiro da fábrica pois ganhou a causa no tribunal do trabalho, está voltando agora com uma diretoria. Isso é no mínimo amoral.Uma mulher que os egressos detestam, ela é uma porta de ignorancia.

Anônimo disse...

eu tambem.Confesso que estou com muito medo. Era esse o projeto revolucionario do governador?

Anônimo disse...

os egressos de-tes-tam , a palavra é essa de-tes-tam agentes prisionais. É tudo que eles querem esquecer.isso nao vai dar certo. Sinceramente, querem inventar a roda! Essa mania detestavel de todo inicio de governo de irem detonando antes de saber o que estao fazendo.O ministerio da justiça veio em Belem a ao conhecer a fabrica, seus representantes (todos técnicos)ficaram enlouquecidos com o trabalho e do modelo único do Brasil do núcleo do patronato e convidou os técnicos para irem a braslia, tudo pago pelo ministerio da justiça. Isso está no Pará,gewnte! lugar que aparece na midia so por coisas ruins. E justo nesse momento, vao desconsruir o que foi feito ao longo desses 5 anos de sua existencia? colocar os egressos para se encontrarem nos corredores com policiais, agentes prisionais e o que mais os lembre o cárcere?! é um retrocesso sem tamanho. O governador quer dá um tiro no pé como deu Ana JUlia? O que o diretor desta fábrica deveria fazer neste momento é fomentar os avanços que fez com o M j que por tres dias andou pela fábrica e depois por uma semana escutou técnicos do nucleo do patronato levando-os para Brasilia.O diretor deve voltar lá, fazer novamente essa ponte, comunicar a nova gestao, fortalecer esta parceria. Isso é importante. Essa mudança de gestao do modo que estao fazendo é desconhecer suia importancia e sua dimensão. Sabemos que existem pessoas muito capacitadas e muito profissionais nessa equipe de transição. É, litaralmente nossa única esperança para reverter esse quadro de autismo que tomou conta de alguns novos diretores. Reverter esse absurdo de militarizar os espaços da fábrica é vital para que esta nao se transforme numa extensao das capanais panais.A fábrica é um local extremamente fragil , requer habilidade no trato no modo operativo.Voces nao tem ideia do que é um egresso ou uma egressa ter uma crise emocional ao relembrarem o que sofreram no cárcere: humilhaçoes, gritos,ameaças veladas, gestos, falas e posturas típicas dos presidios, Tudo que eles precisam esquecer e superar pode voltar no menor deslize de comportamento de seus chefes. E olhar para estas pessoas demosntransdo medo, ainda é pior. É preciso capacidade técnica e perfil adequado para cada setor. Estao com muita sede ao pote. O cenario agora é outro, os egressos estao muito mais cientes de seus direitos, sao pessoas que recebem diaramente doses de cidadania.Conce-los a serem protagonistas nao é tarefa facil e ter posturtas assitencialista ainda é mais pernicioso.Hoje, A fábrica nao lembra mais o que foi no inicio, quando egressos que achavam que estavam num presidio semi aberto. Sequer sabiam comer educadamente. Hoje , eles sabem que estao no seu local de trabalho.MUitos nao lembram nem em fotos o que foram no passado.Quanto aos novos membros administrativos, poucos, ate agora, tiveram a sensibilidade de escuta-los e escutar a equipe que proporciona a transformação desses homens em cidadãos. Nao se enganem, so o trabalho para eles nao é suficiente.
Sorte a todos

Anônimo disse...

Não adianta chorar...são as mesmas caras de pau de sempre e outras novas caras, que de ressocialização nada entendem.

Anônimo disse...

Não sou partidário do PT, aliás concordo com o Barata quando diz que o governo anterior foi uma tragédia. Mas nunca tive qualquer esperança de que o PSDB, com Simão, iria mudar o Estado visando o bem estar EFETIVO da população. Falo em todos os setores. Além da continuidade dos cabidades de comissionados, ainda estamos assistindo a falta de sensibilidade com questões sociais, como ocorreram nos governos anteriores do PSDB. Ambos, PT e PSDB não servem para o Pará, aliás, tem algum Partido que serve. Como cidadãos, precisamos muito mais do que ficar sentados esperando qual o Governo que vai agir politicamente correto, e sim denunciar, cobrar, participar, reivindicar, realizar movimentos, ações populares mais energicas.

Anônimo disse...

Oh! bela adormecida das 17:50, acordaste do teu sono profundo, para assistir o filme: TROPA DA ESPERANÇA I, protagonizado pelo capitão Hugo.

Anônimo disse...

Oh! bela adormecida das 17:50, acordaste do teu sono profundo, para assistir o filme: TROPA DE ESPERANÇA I, protagonizado pelo capitão Hugo.

Anônimo disse...

Porque nao trouxeram de volta a Dra. Miriam Paes?
Será que ela não aceitou porque não iria se dobrar pro Alírio?
Seria a escolha mais lógica e melhor pra Fábrica. E ela jamais deixaria isso acontecer, JAMAIS!!!
Nós que estamos a muito tempo aqui na Fábrica sabemos o que falamos.

Anônimo disse...

JATENE EU NÃO SEI SE CHORO OU ACHO GRAÇA DESSE SEU DESGOVERNO DITATORIAL. ESSA FOI DE ÚLITMA PARA OS NOSSOS PARCOS CONHECIMENTOS DE DEMOCRACIA.

Anônimo disse...

Vós sois o ALIRIO MIMOSO... do mais suave perfume..

Anônimo disse...

Ninguém deita remendo de pano novo em vestido velho porque semelhante remendo rompe o vestido e faz-se maior a rotura. Mateus 9: versículo 16.

Anônimo disse...

deixem de falar besteira o o hugo nunca foi PM, já se é pau mandado do alirio paciencia, mas PM não, este rapaz é advogado.

Anônimo disse...

Desde quando o Hugo é militar ?

Anônimo disse...

Quando é que um Governo vai investir nos servidores de carreira, concursados?

Anônimo disse...

augusto, agora os petistas estarão lendo, acompanhando, citando,comen- tando no seu blog. Antigamente, na época da "tragédia": seu blog era proibido. Acesso não permitido pelo site do governo.Não se esqueça

Anônimo disse...

E desde quando para ter postura de milico precisa ser militar?

Anônimo disse...

Caro Barata e especialmente ao anônimo de 21 de janeiro de 2011 18:53,em relação aos agentes prisionais, queria que vocês trabalhasse um plantão dentro de um presídio pra entender o que o agente prisional passa para tentar fazer um bom trabalho mesmo com humilhações que sofrem dos detentos e ameaças de morte.

Quem é agente hoje vai ser agente pra sempre na visão "do bandido".
Aos demais, pensem que eles não andam armados para defenderem-se dos ex-detentos nas ruas. Outra coisa, porque maltratariam presos? Essa visão da sociedade em relação ao agente prisional tem que ser revista.
O agente penitenciário é a voz da consciência e da civilização dentro do pavilhão, o responsável por excelência em manter o presídio em funcionamento, agindo como os olhos do Estado e da sociedade no sentido de fazer valer, na ponta da execução penal, a decisão do corpo social de punir o infrator com a pena de privação de liberdade, atuando como a mão longa do juiz, no limiar entre a punição e a humanização, até o prazo limite da sentença que recai sobre o condenado. Aglutina nos seus ombros a função do agente prisional, desde que trafega pelo cárcere, fiscalizando os detentos, coibindo fugas, motins e rebeliões, abrindo e fechando celas, mantendo a disciplina, higiene, etc. Há de se considerar que seus encargos não se esgotam nestas prerrogativas, exigem-se que os estabelecimentos busquem o resgate social do apenado. Assim, é justamente o agente penitenciário a mola mestra do sistema; o responsável por mediar todo e qualquer intercâmbio do encarcerado, quer seja com o mundo externo, quer seja com seus familiares, quer seja com os demais setores profissionais encarregados do processo de re-inserção social: Psicólogos, Assistentes Sociais, Educadores, Terapeutas Educacionais, Equipe Médica, etc.
Eis que o Agente está intrinsecamente relacionado à operacionalização da Execução da Pena. A figura emblemática do cárcere, cujo labor cotidiano é conviver, dialogar, entender e controlar uma população formada por homens e mulheres em débito com a Justiça por violação ao Código Penal (furto, roubo, sequestro, homicídio, latrocínio, extorsão, estupro, estelionato, etc.), e que se constitui um singular agrupamento social com leis e códigos específicos: a chamada sociedade penitenciária.

Uma sociedade que merece respeito meu caro,tem que valorizar e respeitar o trabalho de outros Se a Fábrica esperança está com problemas,tem que ver onde estar o erro para corrigi, é só trabalhar com seriedade que funciona.

Anônimo disse...

18:46, é evidente que o agente prisional passa por tudo isso e nao recebem o devido cuidado do Estado.E por esse motivo a fabrica nao é o lugar onde devem estar.A realidade do agente prisional e a proposta da fábrica comporta estes dois sujeitos que nunca terão uma relação tranquila.No seu último para´grafo, voce mesmo dá a resposta quando aponta as caracteristicas do agente prisional que as vezes é tao discriminado pela sociedade quanto o preso. E é aí que está a quastao. O papel do agente foi feito. Dentro da fábrica, ele representa a repressão. Voce nao acha que é um risco essa dupla exposição? voce disse: Quem é agente hoje vai ser agente pra sempre na visão "do bandido". É disso que estamos temerosos. Alem de minimizar os conflitos ja inerentes ao processo de prisionização, o novo diretor da fábrica ainda terá que trabalhar os conflitos inevitaveis que surgiraç dessa relação.Um problema a mais.Desnecessario. Acho uma falta de respeito expor tantos os egressos quanto os agentes prisionais.Ambos estão fragilizados por causa da péssima politica de segurança púlbica.
A fábrica nao pode e nao deve tomar caracteristicas de uma casa penal.Ela deve ser um espaço onde todos possam expressar suas historias e a partir daí aprender a transformar sua realidade.Na fábrica todos devem ser vistos como trabalhadores. Os agentes prisionais e os egressos estoa prontos para se verem como colegas de trabalho?
Isto é respeitar o trabalho do outro. A palavra nesse momento é temperança.

Anônimo disse...

Barata, como conhecedor da instituição, digo que o problema da corporação é a ausência de exigência de nível superior para praças. Quando isso houver, a mudança de mentalidade e de atitudes será relevante. Além disso, uma lei que previsse a obrigatoriedade de psicotécnico e seus respectivos critérios seria fundamental. Só não adianta implementar tudo isso (entre outras, que considero fundamnetais), sem uma política salarial digna.

Anônimo disse...

parece que os possiveis agentes que iriam para lá, nao vao mais. Um alento.

Anônimo disse...

Vacilou ao dizer que o Hugo é miitar... incitou muitos comentarios raivosos contra a imagem do policial em geral com base em um erro.

Anônimo disse...

ELES ESTÃO QUERENDO MILITARIZAR O DETRAN-PA TAMBÉM, FOI A FORMA MAIS FÁCIL DE PRIVATIZAÇÃO DO ÓRGÃO QUE ENCONTRARAM.