sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PIRABAS – Prefeito sob suspeita de corrupção

Graves, gravíssimas. Se efetivamente procedentes, isso é o mínimo que se pode dizer das denúncias que têm como alvo o prefeito de São João de Pirabas, Luiz Cláudio Teixeira Barroso (PMDB) (na foto, com a deputada Simone Morgado, sua fada madrinha), acusado de recalcitrar em prestar contas à Câmara dos Vereadores e sob a suspeita de improbidade administrativa, por conta de uma súbita evolução patrimonial. As denúncias contra Barroso, que incluem acusações de nepotismo e tráfico de influência, foram formalizadas junto ao TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, pelos vereadores Edinaldo Oliveira Reis (PMN), Gilberto Sidnei Santa Brígida Ferreira (PDT) e Janilson Matos da Silva (PSDB). A representação contra o prefeito – que inclui um vídeo, relatando didaticamente as suspeitas aventadas e o porquê delas - foi protocolada no TCM em 29 de julho passado, sob o número 2010-13875-00.
A bordo de uma ampla coligação – que somou ao PMDB o PT, PPS, PSC, PP, PTB, PSB, PRB, PSDC e PSL -, Barroso foi eleito prefeito de São João de Pirabas, em 2008, por uma minguada diferença em relação a segunda colocada, Maria das Graças Ferreira de Pontes e Souza, do PR, ao qual se somaram PSDB, PDT, DEM e PMN. Barroso elegeu-se com um total de 5.095 votos, equivalentes a 49,66 % dos votos válidos. Maria das Graças obteve 5.038 votos, o que corresponde a 49,11% dos votos válidos. A uma distância abissal de ambos ficou o candidato a prefeito pelo PC do B, Raimundo Celso Guimarães Costa, com 126 votos, equivalentes a 1,23% dos votos válidos. Votaram em branco 79 eleitores, o que corresponde a 0,79% dos votos válidos. Já 577 eleitores anularam o voto, o que em termos percentuais se traduz em exatos 5,29 %.

17 comentários :

Anônimo disse...

Se queres corrupção apura um pouco a prefeitura de Muaná. A algum tempo atrás, o prefeito Raimundo Cunha estava entre os mais corruptos do Brasil, conforme o Fantástico da Rede Globo. Um aumento de patrimônio como nunca foi visto, barcos, caminhonetes, apartamentos, mansões...
Os filhos estão gastando e se fazendo a torto e a direita.

Anônimo disse...

Ridículo envolveres a deputada nessa tua denúncia.

Anônimo disse...

Não acredito nessas denúncias, isso, tem motivação politíca.

Anônimo disse...

23:30, o Barata envolveu a deputada na denuncia? onde ta dito isso? nao é a deputada que está envolvida na denuncia, é a denuncia que envolve a deputada. Coisa bem diferente. Quem vaqi dizer se ela ta ou nao envolvida é a justiça e nao o jornalista, ô bocó! Só dizer que é rídiculo nao esclarece muito, né?

Anônimo disse...

Que este prefeito tem uma postura de "reizinho", isso ele tem! Mas entre ele e a Graça...Me poupem! Totalmente sem preparo nenhum; é uma professora da Zona Rural do Municipio.Mas....Sobre sua cabeça estão as cordinhas manipuladas pelo nada Ficha Limpa..Bosco Moises.Que continua em depressão por ter perdido o poder no municipio.

Anônimo disse...

Parabéns a esses vereadores que tiveram a coragem e a dignidade de honrarem os eleitores que lhes confiaram seu voto.
Que a Câmara Legislativa de TAILANDIA tome esses vereadores como exemplo. Se existe Camara mais corrupta que essa, o povo tailandense desconhece.Só para se ter uma idéia o Presidente tem inúmeras denúncias de pedofilia, Um vereador foi pego com um carro ECO roubado. Onde esta o MP deste rico e maravilhoso estado?

Anônimo disse...

Se querem envolver a deputada devem averiguar o DETRAN.

Anônimo disse...

pode crer. no detran ela ta enroladinha. dêem uma olhada por lá. procurem um camarada q há tempo esta por lá. todo mundo de lá sabe.

Anônimo disse...

É, isso aí tem dedo do JB (João Bosco) Moisés. A deputada Simone Morgado acabou com o reinado dele em Pirabas. E o TRE com a eleição dele para deputado estadual por ser dono de fich suja.

alessandro amaro disse...

Ao anonimo das 22:28.

Bosco Moyses acaba de ser considerado elegível pelo TSE em decisão recente (16/11/2010)

O mesmo alias teve quase 1.000 votos de diferença da Dputada Simone em Pirabas.

Em 2012 vai acabar a corrupção em Pirabas e voltar o trabalho com Bosco Moises.

Anônimo disse...

Parabéns a esses vereadores de Pirabas que tiveram essa coragem.
Queria que os vereadores de TAILANDIA seguissem este exemplo. No município existe um Secretário que só aparece duas ou três vezes por mês, que é responsável por indicar firmas em processos licitários armados e participa de outras manobras... (achamos que o prefeito não sabe) o nome dele é Altimá só vive pra Belém. Onde esta o MP?

Raimunda disse...

Ao Anônimo do dia 20/11/2010 dás 19:35, seu comentário foi no mínimo Preconceituoso contra os Professores da área Rural e dizer que a mesma não tem Preparo eu Discordo quem acompanhou sua Trajetória nos dois Mandatos do Bosco Moysés e antes que me esqueça de dizer que além de Ficha Limpa é Elegível, conheceu sua Capacidade e só falta 2 anos, isto é, se o MP e PF não atuarem antes, quanto a Deputada Simone se quiser se manifestar ou o Proprio Partido PMDB os mesmos tem BLOGs e que a Sociedade Pirabense espera uma Resposta, pois falta Médico, Medicamentos, Nepotismo, enriquecimento Ilícito e outros.

Anônimo disse...

o importante e que todos mostre seu trabalho , chega de promessas e nao cumbridas por esses prefeitos e vereadores . quem sofre e o povo que acredita e ao mesmo tempo sofre .

Anônimo disse...

Ao Anônimo dás 17:36 de 19/12/2010, se você mora em Pirabas sabe que não funciona assim, pois o trabalho do Vereador é cobrar e fiscalizar as ações do Prefeito, inclusive foi matéria do Jornal local, patrocinado pela Prefeitura “O MUÃO”, coisa que não esta funcionando, pois a Câmara esta Conivente e Omissa, prova cabal foi a União dos seis Vereadores que se "aprovaram" com Chapa Única para a reeleição do Vereador Amarildo de Jesus, mas vamos aguardar que 2011 as Instituições que receberam o DOSSIE que tem compromisso com o POVO façam sua parte e force a Câmara a cumprir com sua Obrigação, bom assino anônimo, pois sou funcionário e morador de Pirabas.

Anônimo disse...

É bom que os tentaculos do MP que alcançaram os vereadores de Tailandia alcanssem também o ALTIMA que agora é Assessor para Assuntos Parlamentares do Nilson Pinto na SEDUC e la ele é todo poderoso

Anônimo disse...

Bem lembrado o altimá: ele é fregues costumas em notificação do TCM para prestar contas e esclarecimentos de quando esteve a frente da Secretaria de Saúde e agora ele é assessor parlamentar do NILSINHO na SEDUC manda e desmanda junto com aquela que ninguem pode dizer o nome mas que é por demais conhecida.

Anônimo disse...

Bem lembrado o altimá: ele é fregues costumas em notificação do TCM para prestar contas e esclarecimentos de quando esteve a frente da Secretaria de Saúde e agora ele é assessor parlamentar do NILSINHO na SEDUC manda e desmanda junto com aquela que ninguem pode dizer o nome mas que é por demais conhecida.