sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PIRABAS – Barroso hostiliza o Legislativo

A mirrada vantagem que viabilizou sua eleição, sinalizando um equilíbrio na correlação de forças na disputa entre as lideranças políticas do município, sugeria uma postura conciliatória por parte de Cláudio Barroso. Mas, a concluir da representação feita contra ele no TCM, o prefeito eleito de São João de Pirabas parece investir no confronto, hostilizando sistematicamente a Câmara dos Vereadores e, em particular, a oposição. Ele parece apostar na impunidade, talvez por ter a simpatia da deputada federal reeleita Elcione Barbalho, ex-mulher e mãe dos filhos mais velhos do ex-governador Jader Barbalho. Mas certamente o favorece ter como fada madrinha a deputada estadual Simone Morgado, igualmente reeleita e que dizem manter um affaire com Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará. Do suposto romance derivaria, segundo a versão corrente, a vertiginosa ascensão política da parlamentar peemedebista, que depois de ser vereadora de Bragança aportou no Palácio Cabanagem, tendo sido aclamada presidente da Comissão de Finanças da Alepa, a Assembléia Legislativa do Pará. A Comissão de Finanças vem a ser a segunda mais importante das comissões permanentes do Legislativo, superada apenas pela CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça.
Mas, a concluir da representação protocolada no TCM, Barroso parece ser avesso à idéia, consagrada como um dos postulados do regime democrático, da convivência harmônica entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, independentes entre si. A denúncia feita contra o prefeito de São João de Pirabas observa que o TCM determina que a cada quadrimestre o Executivo municipal deve prestar contas de suas atividades, bem como apresentar o balanço anual até 30 de abril do ano subseqüente. Mas Barroso, como enfatiza a denúncia,apresentou ao tribunal apenas as prestações de contas do primeiro e do segundo quadrimestre de 2009. Até ser protocolada a denúncia, ao final de julho último, permaneciam pendentes a prestação de contas do terceiro quadrimestre e o balanço geral anual. A despeito do decreto-lei nº 201/67, ainda em vigor, estabelecer, como crime do prefeito, deixar de prestar anuais da administração financeira do município à Câmara dos Vereadores, ou ao órgão que a Constituição do Estado indicar, “nos prazos e condições estabelecidos”. Por isso os vereadores que subscrevem a representação solicitam que o TCM faça a tomada de contas da Prefeitura de São João de Pirabas, “para evitar maiores prejuízos ao erário”.

6 comentários :

Anônimo disse...

Esse povo que vive de dedinho apontado para os deslizes dos outros, é gozado. Quem diria né, ainda vai rolar muita água debaixo dessa ponte.

Barroso disse...

Barata, esse prefeito não é meu parente e se fosse, já teria levado umas bordoadas técnicas e físicas. Isso é apenas o princípio. Se for feito um levantamento, quase ninguém escapa das falcatruas. O que falta é dar-se maiores condições ao legislativo para fiscalizar as ações dos gestores, pois viver no local já é um grande handicap. É preciso notar também, que na maioria dos municípios existem os "mensalinhos", onde o prefeito obtém apoio subsidiado. Não bastasse, aumenta o zum zum zum de que tem conselheiro do TCM com escritório montado para assessorar prefeitos. São as sementes do Luiz Fernando dando frutos.....

Anônimo disse...

O Barroso falou tudo...Vai ver que o prefeito de Pirabas não compareceu com o envelope recheado para esses vereadores. Pq por onde rola o tal envelope, os vereadores são todos na coleira!

Anônimo disse...

O Luis Fernando recebe 27 mil por mês e nem dá as caras no TCM (cadê tu, Rosa Hage? Age!!!). O gordo continua se apresentando como auditor e tendo a retaguarda do molusco espertalhão que a ALEPA despachou para aquele tribunal.
Tem verba federal no meio, PF!!

Anônimo disse...

Ao Anônimo do dia 20/11/2010 dás 19:43, não acredito nessa Versão, mas estamos num Pais Democrático onde podemos nos Expressar como quiser e o Prefeito Cláudio Barroso foi Enfático quando disse que não compra Vereador, mas é só você verificar o estilo de Vida de cada um e quem anda com ele(O Prefeito) e se os Vereadores de Oposição tivessem o Rabo Preso ou Telhado de Vidro não tomariam essa Atitude Corajosa. Acredito que ainda há Dignidade e Bom Caráter em algumas Pessoas.

Anônimo disse...

anonimo disse...
senhores vereadores realisem uma pesquiza entre os noves vereadores do municipio com o povo para saber quais deles deve voltar em 2013.