segunda-feira, 8 de novembro de 2010

BLOG – 1 milhão e 500 mil acessos


No início da noite de sexta-feira, 5, o Blog do Barata alcançou uma nova marca, em termos de audiência, ao registrar 1 milhão e 500 mil acessos. Absorvido com a atualização do blog, após uma ausência de sete dias, só dei-me conta da marca obtida ao ser alcançado por um telefonema de uma fiel e querida amiga, cumprimentando-me pela conquista.
Elogio em boca própria é vitupério, mas é inevitável tomar essa nova marca registrada como uma eloqüente evidência da credibilidade do blog, como espaço para o debate democrático. Credibilidade que deriva da independência. Independência que vem a ser o seu maior patrimônio, ainda que o preço a pagar seja, por vezes, exorbitante.
A pretendida isenção, que é cobrada como mantra pelos poderosos de plantão e/ou seus apaniguados, sempre que criticados, acaba por ser, ao fim e ao cabo, uma miragem. O que não se pode e não se deve é atropelar os fatos. Estes são sagrados, ainda que as interpretações possam ser livres, como consagra uma máxima célebre. Agora, sem independência, a credibilidade não ultrapassa os limites da mera figura de retórica.
Este blog reflete, naturalmente, as idiossincrasias de seu responsável. Mas nem por isso cerceia o contraditório ou, muito menos, as críticas a ele destinadas. E nem impõe limites ao direito de resposta, desde que contemplado o decoro, em respeito ao conjunto dos leitores. Mas tudo isso só é possível porque este blog não tem patrono político, nem está a reboque de nenhum projeto político-partidário, nem figura na folha de pagamento de marqueteiros que atuam como gerentes da pilhagem ao erário, a pretexto da partilha das verbas publicitárias. Nem depende da comiseração dos eventuais inquilinos do poder e/ou dos prepostos destes, cujo preço é a submissão a conveniências espúrias, sob as quais florescem e se multiplicam as penas de aluguel, premiadas ou não.
Modéstia à parte, orgulho-me de estar onde sempre estive - empenhado em democratizar a informação e estimular o contraditório, na contramão da omertà provinciana, que tanto conspira contra as massas anônimas, reféns de carências históricas. Não por acaso, independentemente de legendas, a hostilidade a mim destinada, qualquer que seja o beneficiário do status quo, varia quando muito de grau, mas não de nível. Não poderia haver melhor atestado de idoneidade profissional do que ser malsinado pelos circunstanciais inquilinos do poder e/ou pelos seus prepostos, sejam eles do PMDB, do PT, do PSDB, ou coisa que valha.
Por isso, agradeço, sinceramente comovido, o reconhecimento de todos aqueles que, anônimos ou não, acompanham o blog, com denúncias, sugestões de pauta e, por vezes, até com críticas ácidas, porém respeitosas, o que os distingue daqueles que não querem debater, mas ofender. Sem essa interação, certamente não teria prosperado, como prosperou, o Blog do Barata, independentemente da gangorra do poder e sempre à margem das conveniências dos barões da comunicação.
Orgulho-me de poder reiterar, enfim, que este blog não é só meu, mas também, e principalmente, daqueles que o seguem e o prestigiam com sua leitura e participação. A todos, por isso, o meu comovido agradecimento.

11 comentários :

Anônimo disse...

É por tudo isso que você escreceu e pelo texto inteligente-mesmo não concordando muitas vezes- que você não pode "tirar férias" longas. Eu, e creio que muitos anônimos (basta ver o nº de acessos), já nos acostumamos com o "noss" blog. Parabéns pela coragem.

Anônimo disse...

Caro Barata;

Parabenizo o teu blog por publicar durante todos estes anos de edição a ação de maus políticos e de seus paus-mandados nas repartições públicas. Os grandes aproveitam-se para desvios de recursos, dispensa de licitação direcionada aos seus comparsas, superfaturamentos, caixa 2, etc; os demais por seus desmandos, perseguições a servidores, incompetencia, improbidade administrativa para empregar somente por concurso público, etc. Não há como classificar melhor essa corja de malfeitores do que usando as suas expressões de reprovação.

Por tudo isto: muito obrigado!

Um servidor público.

Wellington-noticias cabana disse...

Prezado barata,

Parabéns pelo feito e muita sorte para você e seu blog...é o que te
desejo,um grande abraço.

AFBEPA disse...

Prezado Barata,

É raríssimo encontrar gente de verdade em meio aos descaminhos da política e do jornalismo que faz política. É raríssimo encontrar gente que tenha compromisso com a verdade, independente e livre.
É preciso coragem, dignidade e esperança no coração para fazer o que você faz.
É sempre uma alegria saber que seu blog está aqui, e que podemos contar com sua visão crítica e autônoma e, sobretudo, com sua palavra verdadeira e sábia.
Muito obrigada, muito obrigada por seu trabalho e por sua honra.
Um forte abraço e parabéns,
AFBEPA.

Anônimo disse...

Parbens. e não deixe nunca de publicar nossos desabafos.
As vezes você é única pessoa com quem podemos contar. è tanta incomPTencia, é tanta coisa errada.

PT de Mosqueiro disse...

CONTINUE ASSIM CAMARADA; HONESTO , ÉTICO E COMPROMETIDO COM A VERDADE. TEU BLOG É UMA FERRAMENTA DE LUTA E INFORMAÇÕES NEUTRAS , NESTA ELEIÇÃO PROVASTE ISSO.

JOSE EMILIO ALMEIDA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOSE EMILIO ALMEIDA disse...

Clareza e credibilidade abundam nos textos do jornalista Augusto Barata.
Parabéns pela impressionante quantidade de acessos em seu blog.

Anônimo disse...

é um alento saber que existe mas que um jornalista do seu perfil nesse estado. Parabens.

Anônimo disse...

Barata, parabéns pelo comportamento "republicano" que você mantém em relação aos comentários. É praxe de alguns blogueiros selecionar o que lhes convém, por exemplo, fiz um comentário (que não foi baixado) sobre a foto da governadora e do Jatene juntos, por ocasião do início da transição, elogiando o comportamento republicano dos dois. Me reportei ao dia do 2º turno lembrando do trio elétrico que tocou o dia todo uma musiquinha péssima (tá beba, tá doida) na porta da moradia do Jatene. Critiquei dizendo que não havia necessidade dessa baixaria. Fui censurado e não vou mais lá.

Anônimo disse...

Político é um ser diferenciado, e o que aconteceu ontem na reunião da CCJ da Aseembleia Legislativa é emblemático. Veja só: os deputados aprovaram o parecer do relator que sugeria a derrubada do veto da governadora. Explico melhor: O projeto do legislativo de 16 milhões foi enviado no início do ano ao executivo objetivando a implantação do PCS dos servidores da AL. O legislativo alegou que abriu mão de parte do seu orçamento para socorrer a Santa Casa de Misericórdia. A governadora vetou o projeto e ele voltou à CCJ que se reuniu ontem para derrubar o veto da Governadora. Os deputados do PT e do PMDB garantiram a aprovação, para o desepero dos tucanos, pois, afinal de contas é o Jatene pagar essa conta.