segunda-feira, 23 de agosto de 2010

TABAJARA – Oficialmente pirata, mas prestigiada

O irônico, no episódio, é que, embora oficialmente pirata, a rádio Tabajara funcionou livremente, por mais de dois anos, sem despertar a fúria legalista da Anatel, a cuja projetada independência sempre foi refratário o governo Lula, na contramão do que pretendia o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O legalismo da Anatel só deu o ar de sua graça, coincidentemente, quando a emissora engrossou as críticas ao discutível aluguel de 450 carros de passeio pela Polícia Militar, em um suspeito contrato, inusitadamente celebrado com uma construtora, a Delta, o que levou o Ministério Público Federal a abrir uma investigação.
Antes disso, a Tabajara FM foi prestigiada inclusive por um dos condestáveis do governo Ana Júlia Carepa, Cláudio Alberto Castelo Branco Puty, que compareceu ao programa Jogo Aberto, no qual foi entrevistado, quando chefe do Gabinete Civil do Palácio dos Despachos e articulador político do governo Ana Júlia Carepa. Também conhecido como Pacheco, em alusão ao personagem de Eça de Queiroz farto em empáfia, mas de parcas realizações, dele é dito que sua ascendência política deriva de um suposto affaire com a governadora. De mais concreto, é público e notório que ele é candidato a deputado federal com o explícito apoio de Ana Júlia Carepa. Na ocasião, aparentemente surpreso com a suposta civilidade política de Puty, Carlos Mendes até remeteu ao blog um resumo da entrevista de Puty ao Jogo Aberto, para eventual publicação. Sem explicitar minhas razões para Mendes, por entender que seria pleonástico, descartei a possibilidade devido meu ceticismo sobre a suposta sinceridade de propósitos dos petralhas que tutelam Ana Júlia Carepa, e dela própria.

2 comentários :

Anônimo disse...

O que é mais irônico é ver alguns "petistas" ou neo-petistas defender
o fechamento da rádio Tabajara, sob a justificativa de que a mesma não tinha autorização, justo o PT que sempre defendeu as rádios comunitárias, que invariavelmente transmitem e atuam na clandestinidade, já que não se consegue legalização pelo ministério das Comunicações, licença mesmo só para os poderosos. Liberdade de comunicação JÁ!

Anônimo disse...

PIRTATA É PIRATA, OU VC DEFENDE BARATA?