quinta-feira, 15 de julho de 2010

ELEIÇÕES – O desafio de Simão Jatene

O mutismo dos petistas sobre os percentuais de intenção de voto dos principais candidatos a governador sugere, fatalmente, que o candidato do PSDB, o ex-governador Simão Jatene (foto), realmente largou na frente, conforme antecipavam pesquisas pré-eleitorais. Do pouco que deixaram vazar, sobre pesquisa de intenção de voto encomendada pelo PT, para consumo interno do partido, os petistas revelam apenas que o candidato tucano não conseguiu, abrir uma vantagem mais substancial em relação a governadora Ana Júlia Carepa, que postula a reeleição. Como a campanha de José Serra, o candidato do PSDB a presidente, ainda não revelou força suficiente para alavancar as candidaturas tucanas a governador, o cientista político consultado pelo blog adverte que, pelo menos em tese, não convém subestimar a possibilidade, ainda que a priori remota, da sucessão estadual no Pará ser definida já no primeiro turno, a favor de Ana Júlia Carepa. Pelo que se pode inferir das ressalvas feitas pelo cientista político, trata-se de um risco que não pode ser menosprezado, na eventualidade de Simão Jatene não conseguir catalisar a insatisfação diante da inocultável inépcia administrativa da governadora petista.
“Quanto a alianças, sobretudo no segundo turno, é obvio que o PMDB vai se aliar com aquele que melhor estiver posicionado no ranking eleitoral”, antecipa o cientista político ouvido pelo blog. “E nem sempre o melhor posicionado é aquele que sai na frente, mais sim o que demonstra real possibilidade de crescimento, durante o processo eleitoral”, didatiza o cientista político. Essa observação se constitui em uma clara alusão ao fato de Ana Júlia Carepa ter à mão a chave do cofre e a caneta que nomeia e exonera, dois instrumentos de colossal poder persuasivo, que inevitavelmente turbinam a campanha pela reeleição da governadora petista, apesar da desastrosa administração por ela protagonizada.

Um comentário :

Anônimo disse...

Égua,Barata, nção vale cientista político ligado ao PT. Ainda mais se for aquele baixinho incompetente da Casa Civil. Ele é uma anta,pergunte aos alunos do curso de Ciência Política da UFPA.