quarta-feira, 21 de julho de 2010

BASA – A ação entre amigos dos petralhas

Segundo denúncia feita ao blog em comentário anônimo, o Banco da Amazônia contratou escritório de advocacia que estava suspenso de participar de licitação. Os personagens dessa história já são conhecidos: Abidias José de Sousa Júnior, Marçal Marcelino da Silva Neto e José Raimundo Canto.
De acordo com a denúncia, os dois primeiros são escriturários do Banco do Brasil, e o terceiro é ex-escriturário do BB. A camaradagem é tão intensa entre eles que Abidias Júnior e Marçal Marcelino decidiram apadrinhar seu amigo-irmão-camarada José Raimundo Canto, mesmo quando ele não poderia assinar contrato com entidades públicas.
“O detalhe da história é que a suspensão foi aplicada pela Companhia Docas do Pará, aquela mesma da Operação Galiléia, que fritou o ex-senador Ademir Andrade!”, arremata a denúncia.

15 comentários :

Anônimo disse...

Data Venia. Já postei neste mesmo canal as informações corretas sobre esse assunto.
A licitação que culminou com a contratação do Dr. José Canto aconteceu na gestão do Ex-Presidente Mancio Cordeiro, sob a coordenação do então gerente juridico Deusdedith Brasil.
Acompanhei e acompanho as contratações dos terceirizados.
No ano passado o contrato com o Dr. José Canto venceu e não foi renovado pelo então gerente juridico Vitor Magalhães, pela questão preço.

Anônimo disse...

Conheço o juridico do Basa. Bastou alguém ir prá cima das coisas horríveis que aconteciam na gestão de Deusdedith Brasil para tentarem sacrificar o Dr. Marçal.

Atesto, é um grande profissional. Estamos aprendendo muito.

Tem tido participação impar na solução de conflitos históricos do Basa.

Quanto a questão do Dr. José Canto, a licitção que culminou com a contratação aconteceu na gestão anterior do ex-presidente Mancio Cordseiro, sob a coordenação do então gerente juridico Deusdedith Brasil.

No ano passado venceu o contrato e não foi renovado pelo ex-gerente juridico Vitor Magalhaes, pela questão preço.

Anônimo disse...

IIIIIIIIII galera, hoje veio o troco. A diretoria do Basa informou hoje aos empregados a aprovação da solução da Caixa de previdencia do banco - CAPAF. O auditorio tava cheião e foi transmitido por video conferencia para todas as agencias. E pior, ou melhor, foi evidenciado como grandes colaboradores durante o processo de aprovação o trabalho do Dr. Marçal e o Alcir. Inclusive o Alcir foi chamado para falar e dar o seu depoimento

Anônimo disse...

IIIIIIIIII galera, hoje veio o troco. A diretoria do Basa informou hoje aos empregados a aprovação da solução da Caixa de previdencia do banco - CAPAF. O auditorio tava cheião e foi transmitido por video conferencia para todas as agencias. E pior, ou melhor, foi evidenciado como grandes colaboradores durante o processo de aprovação o trabalho do Dr. Marçal e o Alcir. Inclusive o Alcir foi chamado para falar e dar o seu depoimento.

Anônimo disse...

quem elogiou os srs. marçal marcelino e alcir erse?
o presidente abdias!
mas, que engraçado!
todo o plano foi feito na gestão passada!
onde estão os méritos dos dois?

Anônimo disse...

estão aprendendo o que?
eu digo já:

13/11/2009
Almoço Especial do Terrace
O sócio gourmet Marçal Marcelino da Silva Neto apresentará o seu delicioso "Camarão ao Brie e Alho Porro".
Dia: 13 de novembro (sexta-feira)
Hora: 12h
Local: Terrace AP
Informações: 3181-9900

http://www.aponline.com.br/busca.html?busca=sexta

Anônimo disse...

toma vergonha... se tivesse resolvido na gestao passado, ou seja, há mais de três anos atrás, a Capaf não estaria quebrada agora.
Pare de lorota, de promessas do passado que nada sairam. Agora é realidade e teremos,enfim, paz...
Sou grata a essa Diretoria que teve coragem e definitivamente resolveu.
Agora vem esse cara pálida e diz que foi resolvido na gestão passado.
O méritodoscolegas citados está na dedicação e empenho durante toda a briga em bRASÍLIA, nos diversos órgãos que passou o projeto.
Enfim... paz

Anônimo disse...

Banco mostra às entidades os planos aprovados sobre a CAPAF

O Banco encaminhou correspondência às entidades que assinaram o “Termo de Compromisso” sobre a reestruturação dos planos de previdência complementar da CAPAF, convidando para uma reunião a ser realizada na próxima sexta-feira (13/08), às 9h, na sede da CAPAF.

Na oportunidade, serão apresentadas às entidades os regulamentos dos 5 planos de benefícios que integram o projeto de reestruturação, a saber: Plano de Benefício Definido (1981) – alterado; Plano Misto de Benefícios (Amazonvida) – alterado; Plano de Benefício Definido Saldado – a ser implantado; Plano Misto de Benefícios Saldado – a ser implantado e Plano de Benefícios Previdenciários Prev Amazônia (novo) – a ser implantado.

Na reunião, estarão presentes consultores da empresa Deloitte (responsável pela elaboração do projeto), que prestarão esclarecimentos técnicos a respeito das alterações verificadas no decorrer da tramitação do processo.

Como se sabe, a aprovação dos planos foram objeto de 4 portarias da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, publicadas no Diário Oficial da União, de 06.08.10, mas que não revelam detalhes sobre o funcionamento dos planos. Por sua vez, o presidente do Banco, na reunião com os empregados no auditório e através de vídeo conferência, também, nada disse sobre os pormenores. A AEBA espera, agora, que os técnicos que elaboraram o trabalho forneçam todos esclarecimentos necessários, a fim de que se possa fazer uma avaliação para a categoria se posicionar a respeito.
Fonte: AEBA

Anônimo disse...

O que AEBA ?

Anônimo disse...

Caro Barata,

Essa safadeza não existe só na gerência jurídica não.
O sr. Abidias Júnior fez a mesma coisa na gerência de auditoria. Ele colocou outro companheiro seu lá.
Esse companheiro é também do Banco do Brasil, mas dizem que é aposentado.

Anônimo disse...

é verdade que eles são do Banco do Brasil, mas é uniamidade entre os bancreveanos que querem seriedade que eles estão ajudando na solução dos problemas históricos do Banco. Pena que a Aeba atrapalha, principalmente neste momento de solução da questão Cobra e Capaf.

Anônimo disse...

A turma do Abidias Júnior no Banco da Amazônia não cansa de escandalizar. Mais um personagem emerge das sombras: Gilvan Ferreira, amigo de Abidias, ex-escriturário do Banco do Brasil e nas horas vagas gerente da auditoria do BASA.

Ser do amigo do presidente e escriturário do BB são as condições no BASA pra ser apadrinhado com uma sinecura. O sr. Gilvan foi contratado ilegalmente pelo BASA, já que ele não fez concurso público.

Se tudo isso já não fosse grave o bastante, descobriram agora que o sr. Gilvan é dono da empresa ATIVA ADMINISTRADORA E RECUPERADORA DE CRÉDITOS. O mais grave é que o sr. Gilvan tem contratos com os bancos oficiais concorrentes do BASA no mercado.

Por mera coincidência do destino, o sr. Gilvan presta serviço pro Banco do Brasil e pra Caixa Econômica Federal e nas horas vagas dá uma de gerente da auditoria do BASA. Uma pequena pesquisa do D.O.U. dá uma pequena mostra da traquinagem:

Anônimo disse...

CONTRATADA: Ativa - Administradora e Recuperadora de Créditos
Financeiros; OBJETO: alteração de cláusulas contratuais e prorrogação, por 24 meses, do contrato de prestação a prestação de serviços de cobrança administrativa e renegociação de créditos vencidos oriundos de operações de crédito habitacional de terceiros, na região de abrangência da GICOT/BE; RUBRICA ORÇAMENTÁRIA: 5303 20 - despesas com empresas de cobrança; MODALIDADE: aditamento (1º) ao Contrato nº 4052/2008, firmado em 26/09/2008 (Proc. Adm. 7033.01.2287.03/2008 - Edital de Credenciamento 048/2008).
30/07/2010.
dou, 30 de ago. de 2010, s.3, p.94

ATIVA ADMINISTRADORA E RECUPERADORA
DE CRÉDITOS FINANCEIROS LTDA
RETIFICAÇÃO
No Extrato de Convênio, publicado no DOU n°69, de 13 de
abril de 2009, Seção 3, pág. 103, onde se lê: Convenente : ANA CRISTINA MOREIRA FALCÃO, CPF nº 644.199.324-48, Cargo:
Sócia Administrativa Leia se: Convenente: GILVAN FERREIRA,
CPF: 020.746.564-91.
dou, 16 de abr. 2009, s.3, p. 123

EXTRATO DE CONVÊNIO
Espécie: Convênio para Acesso de Entidades Externas aos Sistemas da CAIXA. Concedente: Caixa Econômica Federal. Convenente: Ativa Administradora e Recuperadora de Créditos Administrativos Ltda, CNPJ nº 05.249.485/0001-75. Objeto: Convênio firmado com finalidade possibilitar à CONVENENTE, por meio de sua Rede, acesso aos Sistemas CIWEB e SIACT para consulta das informações da CAIXA. Vigência: 60 meses. Data de Assinatura: 11/02/2009. Signatários: Concedente: ARLETE GUIMARÃES MAGNO, Matrícula nº C040618-5, Cargo: Gerente de Filial, Convenente : ANA CRISTINA MOREIRA FALCÃO, CPF nº 644.199.324-48, Cargo: Sócia Administrativa.
dou, 13 de abr. 2009, s.3, p.103

Anônimo disse...

contratos BB:

Edital de Credenciamento 2009/0021(7418); Centro de Serviços
de Logística Brasília(DF); Primeiro termo aditivo; CONTRATADA: ATIVA Administradora e Recuperadora de Créditos Financeiros Ltda. OBJETO: vigência; ASSINATURA: 25.02.2010
dou, 25 de mar. 2010, s.3, p. 87

Credenciamento 2009/0021(7418).Centro de Serviços de Logística de Brasília(DF); OBJETO:Credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços ao Banco do Brasil S.A. e suas subsidiárias relativos à cobrança extrajudicial de créditos vencidos, sem caráter de exclusividade para os Estados de Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins; HABILITADAS: Bandeira Advogados Associados: Lotes 1, 3 e 4; Nelson Paschoalotto Advogados Associados: Lotes 1,3 e 4; Garantia Serviços Ltda: Lotes 1,3 e 4; A. Belarmino Filho Ep:
Lote 1; A&M Credit Cobrança e Telemarketing Ltda: Lote 3; N N
Cruz e CIA ltda: Lote 3; CRED Service Cobrança e Assessoria Ltda: Lote 1; Mario Alberto M. Jr. Serv. De COB. e Assessoria Jurídica S/C: Lote 1; Corbra Comércio Representações e Serviços: Lote 1; Saturno Empregos e Serviços Ltda: Lote 1; Siscom Sistema de Cobrança Modular Ltda: Lotes 1, 3 e 4; Exponencial Serviços de Consultoria e Assessoria Ltda: Lote 3; M.L. Gomes Serviços de Cobranças Ltda: Lotes 1, 3 E 4; Maxcob Assessoria de Cobrança Ltda: Lote 4; Audac Serviços Especializados de Cobranças e Atendimento Ltda: Lotes 1 e
3; Raimundo Nonato Pires Lustosa/Dinâmica Cobranças: Lote 4, Ativa-Administradora e Recuperadora de Créditos Financeiros Ltda: Lotes 1 e 3; Nova Garantia Serviços de Recuperação de Créditos s.s Ltda: Lotes 1, 3 e 4; Malta Assessoria de Cobranças Ltda: Lotes 1 e 3; Service Premium Recuperadora de Créditos Ltda: Lotes 1, 3 e 4
NILTON DE CASTRO MACHADO JUNIOR
Presidente da Comissão de Licitação
dou, 30 de mar. 2009, s.3, p.90

Parece que o sr. Gilvan não se importa com o gravíssimo conflito ético que essa situação provoca, pra dizer o mínimo.

A sociedade paraense quer saber: porque o sr. Gilvan foi contratado sem concurso público? qual a isenção do sr. Gilvan pra ser gerente da auditoria do BASA se ele ao mesmo tempo trabalha pra Caixa e pro BB? Será que essa situação é exemplo pros outros auditores do BASA?

Anônimo disse...

Queridinhos, tenham calma... mais uma mentira vocês divulgam. Vamos aos fatos, faço isso porque pesquisei com a turma do recursos humanos e descobri que o processo de contratação aconteceu dentro da legalidade e após cumprido as exigências do Manual Pessoal do Basa, Conselho de Administração e CGU:

a) a alçada para contratação do Chefe de auditoria é do Conselho de Administração e não da Diretoria do Banco;

b) a CGU deve aprovar após indicação do Conselho, a CGU aprovou o nome do Dr. Gilvan;

c) a CGU condicionou o desligamento do Dr.Gilvan da empresa familiar e que não prestasse serviço de cobrança para o Banco, ficando restrito ao trabalho de auditoria. Tudo foi cumprido conforme solicitado;

d) Dr Gilvan é aposentado há 9 anos do BB, tendo sido chefe de auditoria, quando da ativa, por mais de 10 anos;

De final, mais uma vez, presto informações do que é a realidade dos fatos.

Procurem-me na GSjur, juridico do Banco, terei o prazer em comprovar o que aqui está escrito.