quarta-feira, 23 de junho de 2010

PMDB – O sacrifício de 2006

Ao postular sua candidatura ao governo pelo PMDB, José Priante tem sua pretensão legitimada pelo gesto de generosidade que protagonizou em 2006, quando abriu mão de uma reeleição líquida e certa para a Câmara dos Deputados, para sair candidato a governador pelo partido, contribuindo decisivamente para levar a disputa para o segundo turno. Assim, ele tornou possível a vitória da petista Ana Júlia Carepa sobre o ex-governador tucano Almir Gabriel, dentro da estratégia traçada pelo ex-governador Jader Barbalho (foto).
Em contrapartida, Priante foi contemplado com a Sespa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública, na partilha política do governo Ana Júlia Carepa. Mas, posteriormente, ele perdeu a Sespa, a pretexto da suspeita de corrupção envolvendo alguns dos seus prepostos.
Disso resultou o limbo político no qual submergiu Priante, do qual emergiu episodicamente em 2008, como candidato a prefeito de Belém pelo PMDB, acabando a disputa em segundo lugar. Na disputa, o prefeito Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu, obteve a reeleição, com o apoio subterrâneo da governadora petista Ana Júlia Carepa, a quem Priante ajudou a eleger em 2006.

Nenhum comentário :