sábado, 19 de junho de 2010

PMDB – O alvoroço nos bastidores

O imbróglio deflagrado pela pretensão de José Priante (foto) em sair candidato a governador pelo PMDB, a despeito de Jader Barbalho ter ungido Domingos Juvenil como o pré-candidato do partido, foi turbinado pelas declarações do ex-deputado federal, assumindo publicamente a disposição de postular a candidatura ao governo. Antes mesmo do julgamento do recurso contra a cassação do prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu, e do vice deste, Anivaldo Vale (PR), que se consumada viria torná-lo inquilino do Palácio Antônio Lemos, como o segundo colocado nas eleições de 2008, Priante sugeriu claramente a predisposição em bater chapa com Juvenil. Ele só amainou o tom do discurso depois da terça-feira passada, 15, quando o Pleno do TRE, o Tribunal Regional Eleitoral, acatou o recurso contra a cassação do nefasto Dudu e seu vice, Anivaldo Vale, este o possível vice na chapa da governadora petista Ana Júlia Carepa, na campanha pela reeleição.
Desde então, precavidamente, Priante passou a ratificar sua pretensão de sair candidato ao governo pelo PMDB, mas sempre atribuindo a palavra final ao ex-governador Jader Barbalho, presidente regional e líder inconteste do partido no Pará, avalista da pré-candidatura do jurássico Juvenil. Mas a perspectiva de um confronto ressurgiu com alguns dos termos do anúncio da entrevista ao vivo de Priante à Rádio Tabajara FM, do jornalista Carlos Mendes, correspondente no Pará do jornal O Estado de S. Paulo e que é também repórter especial do Diário do Pará, o jornal do grupo de comunicação dos Barbalho. “Mais de um ano depois de sua polêmica entrevista na Rádio Tabajara FM 106.1, na qual antecipava o rompimento do PMDB com o governo de Ana Júlia Carepa e fazia pesadíssimas críticas à governadora, acusando-a de não honrar compromissos com seus aliados políticos, o ex-deputado federal José Priante volta à cena. E, desta vez, mais afiado ainda”, antecipou Mendes, no e-mail remetido aos blogs na tarde de sexta-feira, 18, divulgando a entrevista de Priante, que poderá ser acompanhada pelo rádio, ou pelo celular, ou ainda pela internet, no endereço eletrônico http://www.radiotabajara.com.br/ .Ouvintes e internautas poderão formular perguntas pelo telefone (91) 3226-0245, ou pelo e-mail radiotabajarafm@hotmail.com .

7 comentários :

Anônimo disse...

Jader deve avaliar que convencer o Juvenil no apoio à governadora no segundo turno, é facinho, facinho, enquanto que, convencer o marrentinho do Priante é mais trabalhoso.

Anônimo disse...

Essa armação do PMDB é uma das coisas mais nojentas que já vi na política.

Anônimo disse...

Esse filme já passou. O cenario e seus atores já está armado. É esperar a reprise no segundo turno.

Anônimo disse...

Égua-tê!
Esse Dotô Jade é phoda mesmo! Cum ele, ningúem pudemos.
E como tu disse, mano: o morubixaba de todos nós do pobrezinho do Parazão!

Anônimo disse...

quanta fofoca de desocupadas(os)

Anônimo disse...

A escolha do deputado Domingos Jussenil representa o estilo Jáder de fazer anti-candidatos, talvez por falta de público-alvo dentro do PMDB ou por ser Priante um candidato com chances reais de vitória.

Geralmente os "caciques" sacrificam lideranças políticas ascendentes dentro de seu partido com candidaturas "kamikaze"; Jáder já empurrou alguns nesses aviõezinhos - quando não, um candidato sem nome (que usava o tempo do partido no horário gratuito do TRE só para falar mal do governo), Ana Júlia também embarcou o Prof. Mário Cardoso numa dessas missões suicidas.

Enquanto espera pacientemente o filho tornar-se uma grande liderança, Jáder lança mão do que há de mais desgastado no velho PMDB, enquanto requenta nas inserções de propaganda do partido as suas antigas realizações.

Os eleitores devem pensar bem antes de votar em candidato "ficha-velha".

Anônimo disse...

Claro que isso é uma armação, pois as chances do priante em primeiro momento são melhores. JAder tem que lembrar que o PMDB entrou no governo por causa do priante que ficou em terceiro na eleição de 2006 e o PT precisou fechar aliança.