sábado, 19 de junho de 2010

PMDB – Jader e Priante: mise-en-scène ou confronto?

A revelação feita em seu blog pela jornalista Rita Soares, segundo a qual o ex-governador Jader Barbalho (foto), o morubixaba do PMDB no Pará, advertiu que ninguém, no partido, está desobrigado de apoiar a pré-candidatura a governador do deputado Domingos Juvenil e descartou a possibilidade da candidatura de José Priante, remete fatalmente a duas ilações. Ou está em curso um grande mise-en-scène, para justificar o descarte de Juvenil, diante das resistências ao nome do jurássico presidente da Assembléia Legislativa, ou estamos diante de um confronto aberto entre os dois ilustres primos, Jader e Priante, cuja relação é permeada por inocultáveis desconfianças e mágoas mútuas. Depois de desistir de uma garantida reeleição à Câmara dos Deputados, em 2006, para sair candidato a governador pelo PMDB e viabilizar a eleição ao governo da petista Ana Júlia Carepa, Priante amargou o limbo político, do qual volta a ressurgir, ao postular a candidatura a governador, embalado pelo suposto bom desempenho nas pesquisas de intenção de voto.
Não convém, nesse imbróglio, subestimar as evidências. Uma jovem e competente repórter, que no passado foi enfant-gaté da tucanagem então aboletada no poder, Rita Soares é, hoje, repórter especial do Diário do Pará, o jornal do grupo de comunicação da família de Jader Barbalho, ao qual a jornalista obviamente tem acesso privilegiado e a quem jamais iria contrariar, até pelo seu próprio temperamento. A revelação por ela feita, sobre o que soa a um interdito proibitório imposto pelo morubixaba peemedebista, foi postada na noite desta última sexta-feira, 18, quando já repercutia a pretensão de Priante, inclusive no Blog do Barata. A notícia sucedeu ainda o anúncio da publicação de uma entrevista de Priante ao Diário do Pará, feita pela própria jornalista, e da presença, ao vivo, do ex-deputado federal no Jogo Aberto, o point radiofônico do jornalismo alternativo, comandado pelos jornalistas Carlos Mendes e Francisco Sidou, que vai ao ar todos os sábados na Rádio Tabajara FM, das 2 horas às 4 da tarde.

Um comentário :

Anônimo disse...

Jáder ou Priante?

[x]Priante.

Tomemos como critério para esta escolha a atuação de ambos na SESPA - Secretaria de Estado de Saúde Pública, durante o governo Ana Júlia Carepa.

Priante indicou o médico Halmélio Sobral, que visitou pessoalmennte todas as unidades e demonstrou interêsse em dialogar com servidores e vontade política em botar para funcionar os serviços.

Defenestrado por ana Júlia e Jáder, Halmélio Sobral foi embora para Brasília e assumiu Laura Rossetti, uma figura inacessível, sempre de costas para as reivindicações funcionais dos órgãos e completamente silente sobre o futuro da secretaria. O pedal do freio nunca foi pisado com tanta força.

Sílvia Comarú derrubou Laura Rossetti da SESPA, mantendo a inércia fucional e expandindo a maior característica deste governo: total desrrespeito aos direitos e às demandas dos servidores.

Leis, decretos, emendas constitucionais, etc - nada assegura aos servidores da SESPA o deferimento de requerimentos, com exceção aos poucos que gravitam ao redor dos chefinhos mais chegados ao núcleo duro do PT. A gaveta é a vala comum dos direitos dos servidores. Inúmeros casos de perseguição foram denunciados neste blog.

A GDI vem sendo reduzida e já existem unidades que deixaram de receber este direito previsto em lei estadual. A diretora de recursos humanos, com perfil de "capitão-do-mato" da época da escravatura, atende servidores com extrema rispidez, arrogância e menosprêzo. O último instrumento de tortura são os assim chamados "erros-de-digitação-do-código-de-faltas", com o qual são punidos servidores presentes no serviço, e que não conseguem jamais convencer o núcleo central da sua presença, sendo injustamente punidos com descontos e perdas de direitos.

Nada disso ocorreu na administração Halmélio sobral.