sábado, 19 de junho de 2010

PMDB – Dívida moral e pesquisas

A versão sobre os bastidores peemedebistas sublinha a dívida moral do ex-governador Jader Barbalho com José Priante, recordando que o ex-deputado federal abdicou de uma reeleição líquida e certa para a Câmara dos Deputados em 2006, para sair candidato a governador pelo PMDB. Assim, foi viabilizada a candidatura da petista Ana Júlia Carepa, ao forçar a disputa de um segundo turno, entendido como letal para o ex-governador tucano Almir Gabriel, na avaliação de Jader, confirmada pelas urnas. Priante, naquela altura, teve como contrapartida a Sespa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública, que posteriormente lhe foi usurpada por Ana Júlia Carepa, a pretexto das suspeitas de corrupção envolvendo os prepostos do ex-deputado federal, que depois disso submergiu no limbo político. Ele voltou à cena em 2008, como candidato do PMDB a prefeito de Belém, sendo derrotado no segundo turno por Duciomar Costa, o nefasto Dudu, que por debaixo dos panos teve o apoio da governadora petista Ana Júlia Carepa e seus petralhas.
Mas isso não é tudo, assinala ainda a versão que circula nos bastidores do PMDB. Sem provas documentais ou testemunhais, é dito que a pretensão de Priante em sair candidato a governador pelo PMDB é embalada pelas pesquisas de intenção de voto, supostamente encomendadas por Jader. Uma das pesquisas teria sido feita por Paulo Lira, ex-Ibope, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, do qual saiu, para fazer um vôo solo, mantendo uma empresa de pesquisas e consultorias em Fortaleza. A outra pesquisa seria de por Renato Condurú, economista e consultor que atua em Belém, reconhecido como um profissional de competência e experiência comprovadas, juntamente com Américo Canto, do Instituto Acertar. Mantidas sob sigilo, do pouco que vazou dessas pesquisas, é dito que, na disputa pelo governo, sem que nela figure o nome de Jader Barbalho, o ex-governador tucano Simão Jatene registraria um empate técnico com a governadora petista Ana Júlia Carepa, com 28% e 27% das intenções de votos, respectivamente, seguidos de Priante, com 20% das intenções de voto. Como não dispõe da exposição midiática da qual usufruem Simão Jatene e Ana Júlia Carepa, e permanece no ostracismo político, Priante entenderia que não só são reais suas chances de crescimento, como a conjuntura é favorável ao seu nome. Quem resiste a indicação de Domingos Juvenl, ungido por Jader o pré-candidato do PMDB, e defende a candidatura de Priante, entende que o cotejo com este é desfavorável ao presidente da Assembléia Legislativa, descrito como um político jurássico, desprovido de carisma e em franca decadência eleitoral. É citada, como ilustrativa do estrupício que representa a pré-candidatura de Juvenil, a derrota que lhe foi imposta pelo PT em Altamira, seu histórico reduto eleitoral. E, naturalmente, o recente escândalo dos remédios supostamente desviados do SUS, o Sistema Único de Saúde, apreendidos na residência dele em Altamira e que seriam utilizados no tradicional assistencialismo eleitoral, próprio de políticos inescrupulosos.

ATUALIZAÇÃO, às 19h52 – A propósito desta postagem, internauta corrige-me, em comentário anônimo, advertindo que Domingos Juvenil foi derrotado nas eleições de 2008 em Altamira não pelo PT, mas pelo PSDB, partido da prefeita reeleita, Odileida Maria Sousa Sampaio. Feita a retificação desculpo-me pelo equívoco e agradeço a correção feita.
De resto, o blog esclarece adicionalmente que a atual prefeita de Altamira, Odileida Maria Sousa Sampaio, foi eleita em 2004 e reeleita em 2008, o que sinaliza para a decadência política e eleitoral de Juvenil. Na sucessão de 2008, ela garantiu um segundo mandato por uma coligação liderada pelo PSDB, ao qual somaram-se PSL, PTB, PSDC, PP, PTN, PRTB, PMN, PPS, PTC, PV, PRP, PT do B e PRB. O segundo colocado em 2008, na disputa pela Prefeitura de Altamira, foi Claudomiro Gomes, do PMDB, com o qual coligaram-se PDT, PSB, PC do B e PT.
Na disputa pela reeleição, a tucana Odileida Maria Sousa Sampaio obteve um segundo mandato como prefeita de Altamira com 22.958 votos, o equivalente a 51,42% dos votos válidos. Seu adversário, o peemedebista Claudomiro Gomes, contabilizou um total de 21.694 votos, o equivalente a 48,58% dos votos válidos.

4 comentários :

Anônimo disse...

Barata vc bem que podia conversar conosco aqui em Altamira para se atualizar e saber da vergonha que é a administração Odileida Sampaio em materia de corrupção, desrespeito as leis e ao povo. Vou so te dizer uma coisa: Desde que assumiu o mandato o marido é chefe do gabinete dela, é tesoureiro da prefeitura e prefeito de fato. Cade o MP?

Anônimo disse...

Barata vc bem que podia conversar conosco aqui em Altamira para se atualizar e saber da vergonha que é a administração Odileida Sampaio em materia de corrupção, desrespeito as leis e ao povo. Vou so te dizer uma coisa: Desde que assumiu o mandato o marido é chefe do gabinete dela, é tesoureiro da prefeitura e prefeito de fato. Cade o MP?

Anônimo disse...

Indio do Xingu

Barata concordo com o anonimo e diria mais desde a eleição da odileida só quem tem perdido é a cidade e sua população, inercia, falta de planejamento para a situação que se avizinha com a ciração da hidreletica de belo monte, só se vee oba oba, amanha o presidente Lula estará por estas bandas, mais oba oba e não se tem respostas aos problemas da população.

Barata a reeleição da odileida que não fez nada pela cidade, com uso de dinheiro público e a comprando promotores e juiz eleitoral, continua no poder, será que o Estado do Pará e uma Altamira melhorada e estamos a beira de ver a perpetuação da reelição do desgoverno no Pará com a Ana Julia.

Anônimo disse...

Barata, vc precisa vir em Altamira e conhecer o descalabro que é a gestão da prefeita Odileida. Ruas esburacadas, obras zero, escolas caindo em cacos e ela toda pomposa posando de boa moça. Cadê o MP? No Pará a lei não existe?