segunda-feira, 17 de maio de 2010

DESGOVERNO – O protesto e a truculência da PM

Desnecessária, arbitrária e repulsivamente truculenta. É assim que pode ser definida a ação da Polícia Militar em reação ao protesto dos professores da rede estadual de ensino durante a inauguração do anel viário, a pretexto de um chumaço de grama arremessado contra a comitiva governamental, puxada pela governadora petista Ana Júlia Carepa.
Diante das imagens do incidente, fica evidenciada a animosidade da tropa, possivelmente estimulada pelos seus superiores, como de hábito. A truculência foi levada ao paroxismo com a detenção de um professor, identificado como Hélio Santos, conduzido para a Seccional de São Braz. Segundo relato dos manifestantes, o professor detido, que responderá a uma ação penal por suposto desacato a autoridade, fotografava o prostesto, do qual participava, quando arremessaram o chumaço de grama, álibi para a repressão da PM.
Pena que a oficialidade da PM não exiba tanta determinação em relação a prioridade mais imediata, que é o combate a escalada da criminalidade. Um desafio cujos riscos recaem na soldadesca, porque os oficiais parecem absorvidos pela ávida busca por vantagens salariais em cascata, com direito ao desvio de função.

19 comentários :

Anônimo disse...

Mestre Barata,
O que poderiamos esperar deste governo?

Anônimo disse...

caro barata!!!

esse desespero detem aumentar pois como as coisas estão pode ter certeza que o governo popular vai afundar!!!!!!!!! pois só temos dois direitos de não ter direito respeitar esse direito!!!!!!!!!

sintepp - pará

Anônimo disse...

Olha aí gente! mais uma vez a aliança PSOL/PSTU e PMDB! Será que vai ter a dobradinha nas eleições?

Anônimo disse...

O que tem que fazer então PM diante de uma situação como essa? Ajudar a baixar a porrada na governadora?

JOSE EMILIO ALMEIDA disse...

Barata, estive participando deste protesto, portando uma faixa que exigia da governadora o fim das contratações de temporários e a urgente nomeação dos concursados aprovados nos concursos públicos, cujas vagas a própria Ana Júlia ofertou, desde o primeiro ano do seu mandato.
Acontece que dois conhecidos assessores, lotados na Casa Civil, coordenando um grupo de pessoas vestidas com camisetas vermelhas, arrancaram a faixa que eu segurava e, contando com a ajuda de PMs avançaram sobre mim, e só não me agredirem porque notaram a presença das câmeras da TV Record e do SBT.
Emilio.

Anônimo disse...

Barata, essa manifestação, bem como as outras que estão tendo em alguns interiores não passam de uma investida do PSOL p/ tentar aparecer na mídia. O grupo de manifestantes que estava na inauguração do complexo não era composto só professores, e sim de estudantes e outros burocratas e corporativistas do serviço público, e mais alguns mauricinhos filhos de servidores. Outra, ali no momento tinham pessoas, como eu, que foram p/ conhecer aquele importante. O que essas pessoas, como um professor Antonio Carlos, ex-vereador de Ananindeua, queria era aparecer na mídia, hostilizando a governadora e as pessoas que alí estavam. A polícia corretamente, e não foi ela quem bateu. A comunidade alí presente reagiu e exigiu respeito consigo.

Antonio Sousa

Anônimo disse...

Acho que o Edmilson Rodrigues, Aldenor Jr, Fernando Carneiro, Marinor, ou seja, PSOL, PSTU & Jáder estam firme nessa aliança. Parabéns.

Anônimo disse...

Barata, fiz questão de ir a esta inauguração e posso afirmar que o grupo que estava protestando era composto de um número inespressivo. aliás,muitos nem eram professores, muito menos grevistas. faltou o ex prefeito de Belém e a Marinor. Aquela que tem uma irmã que trabalha na SEGEP (secretaria municipal), é DAS, graças ao conchavo da Marinor que o atual prefeito, Duciomar.

Anônimo disse...

Barata, existe uma enorme diferença entre o direito de protestar e a molecagem e desrespeito. Quem estava próximo do carro da governadora viu claramente que o grupelho que fingia que protestava arremessou vários chumaços de terra e grama em direção à comitiva. A PM apenas cumpriu o dever de proteger a governadora como faria com qualquer outra autoridade. Se fosse em outros governos esse grupelho nem chegaria próximo da comitiva. Pense nisso !!!

Anônimo disse...

Está cada vez mais claro que o servidor público desse Estado irá responder ao Governo nas urnas. A maioria provavelmente não votará na Ana Júlia!!

Anônimo disse...

O asnônimo das 00:53 desconhece totalmente a política paraense ao querer associar pmdb ao pstu. Lembro que quem estava com jáder até recentemente era ana júlia com toda a cúpula petista. O Pstu nunca esteve nem com um nem com outro, participando de governos. Talvez o anusnimo deva ser algum DAS do pcdob, que pela própria tradição sempre esteve com jáder, ana e os lulas da vida...Pobre esquerdinha governamental.

Anônimo disse...

DESGOVERNO, foi no tempo dos BARBALHOS(FAMILIA DOS BARBAROS) DO RATO(Almir) JATENE(DERAM ORDEM DE MATAR AS 19 PESSOAS...)isso sim era um DESGOVERNO, em questão da ação da PM, foi correta!!!sou a favor da greve, manifestações,reivindicações mas não da falta de respeito, querendo ou não Ela é a Governadora e merece no minimo respeito.

Anônimo disse...

Acho que a segurança do evento deveria estar mais atenta aos problemas que poderiam surgir, será que a PM e os outros órgãos não sabiam que o problema poderia ocorrer? Porque não fizeram nada? Tinha PM até no céu. Concordo que não deveriam ter exagerado, mas o número era desproporcional, a ação foi recheada sim de um pouco de truculência, porém isso poderia ter sido evitado. A Governadora não deveria sofrer tamanho constrangimento, a segurança dela pode ficar mais atenta a esses fatos, falta um pouco mais de profissionalismo, talvez estivessem mais preocupados com as câmeras em vez de cuidar da proteção da mandatária máxima de nosso Estado. Foi uma vergonha, segurança desmoralizada;
O secretário de segurança deveria intervir nessas situações e ter poder de exonerar esses incompetentes.
PAULO LOBATO

Anônimo disse...

Quem jogou um pedaço de grama na governadora foi o Chapolim, que é assessor na Casa Civil. Ele fez isso só para provocar a prisão dos servidores da educação.

Anônimo disse...

seja lá quem tenha sido o tal arremessador de grama, uma coisa é certa: houve excesso. Detudo.Excesso de inauguração, porque ainda nao foi terminada a obra, pois falta o acesso da população que precisa atravessar por ali.Houve excesso de policiais porque a cidade ficou ainda mais desprotegida.Houve excesso em reprimir os manifestantes, principalmente porque a governadora perdeu mais uma vez, a oportunidade de dar uma resposta aos concursados.Nesse governo , tudo está em excesso.Execesso de falta de respeito, de retorno, de recursos para o excencial.Ana Julia sabe que chegou ao fim do caminho e por isso, a ela pouco importa se uns "gatos pingados" de professores, e concursados, e moradores, protestam.O desastre dessa administração se deve muito a isso: excesso de arrogancia dos que se diziam "companheiros" de uma mulher que foi eleita pelo povo e virou-lhe as costas no último momento.Retirar a grama para jogar na governadora foi vergonhoso sim,o pessoal precisa ter consciencia ecológica, nao se se destroe a natureza para nada.

Anônimo disse...

onde quer que ana julia vá ela é vaiada.Precisa mesmo de segurança.Ruim ou nao, é nossa governadora.fazer o que ne?

Anônimo disse...

barata,
O pior é que nem adianta reclamar na secretaria de desumanos ,ja que todas as reclamações contra pms que chegam lá são arquivadas,pelo senhor adjunto,que é major da pm

Anônimo disse...

É como dizia um antigo comentarista esportivo, "se jogar futebol fosse sinônimo de truculência, ninguém ganhava do time da pm". E parece que a pm continua dando de goleada...

Anônimo disse...

PMDB E DUCIOMAR ESTÃO JUNTOS COM O PT para eleger Ana Júlia... não se enganem. Acho que ela vai sentia saudades da grama macia quando for fazer campanha nos bairros... Pena que a maior parte do povo é muito burro, pois vai eleger gente igual a ela.