domingo, 9 de maio de 2010

CENSURA – Basta!!!

3 comentários :

Anônimo disse...

Edson Lobbyão:

Enquanto nossos políticos se dividem na luta pela divisão territorial do Pará (talvez pensando na criação de mais 2 cadeiras de governador, 6 de senador e mais algumas de deputado), mais uma vez a imprensa da terra cede espaço aos políticos maranhenses para continuarem a sua supremacia em relação a faturamento sobre as riquezas do Pará.

Seguindo uma trilha aberta recentemente, O Liberal destinou grande espaço ao senador maranhense e ministro das minas e energia Edson Lobão para ser mais um a defender a construção da usina de Belo Monte, sob a alegação de "sério risco de apagão no Brasil".

Ora, todos sabemos o quanto a ALUMAR - Consórcio de Alumínio do Maranhão, necessita de energia elétrica barata, para transformar a bauxita do Pará em alumínio puro para exportação. Do Pará retira-se o minério, produz-se o óxido (alumina) altamente poluidor das águas dos rios e, na etapa final, utilizando ainda a energia barata produzida no Pará pela hidrelétrica de Tucuruí, no Maranhão é transformada a alumina em alumínio, fase final da produção e a mais lucrativa.

Cara-de-pau este senador-ministro Edson Lobão, defendendo os interesses do Maranhão (e de lobbies empresarias é claro)com mentiras deslavadas, nem que para isso nossas cidades tenham de ser inundadas.

p.s. Caro Barata, por favor dê destaque ao assunto, não podemos ficar parados vendo os interesses empresariais destruirem a biodiversidade da amazônia.

Anônimo disse...

O processo de obtenção do Alumínio: quem ganha e quem perde.

I. A bauxita é constituída por Al2O3, Fe2O3, e SiO2. Estes compostos purificam-se no processo Bayer:

Al2O3 + 3H2O + 2NaOH + calor → 2NaAl(OH)4

Obs: 2NaOH representa lagoas de soda cáustica onde o minério é tratado e... de vez em quando... rompimentos despejam centenas de milhares de litros de soda cáustica nos rios, deixando-os branquinhos e super alcalinizados, matando peixes e outras formas de vida. O produto final - óxido de alumínio, tem pouco valor.

II. A transformação da alumina em alumínio metálico recebe o nome de Redução, e se realiza em cubas eletrolíticas em altas temperaturas, processo patenteado em 1886 por Hall-Heroult.
Neste processo, o alumínio se deposita no fundo da cuba, sendo extraído por sucção para cadinhos, que transferem o metal líquido à fundição para a obtenção do alumínio primário. Na forma de lingotes, vergalhões, placas e tarugos, o alumínio está pronto para a transformação em indústrias que atendem diversos setores.

Obs: neste processo os insumos são basicamente 2 - a alumina (que chega barata do Pará) e enorme quantidade de energia elétrica (que também chega bem baratinha lá de Tucurui e no futuro também de Belo Monte). Aí escorre o precioso alumínio e o Maranhão fatura alto. Daí o grande interesse do ministro Lobbyão pela usina de Belo monte.

Anônimo disse...

Enquanto o lobbyão, o sarney e outros vem dar palpites e fazer planos com nossas riquezas, alguns conterrâneos lesos continuam criticando e até banalizando a alma penada da censura que continua pairando sobre nós, achando que está ficando chato bater nessa tecla. Temos que ir além, temos que protestar com mais veemência, nos manifestar, fazer abaixo-assinados, denunciar esses juisinhos que envergonham nosso estado e esses apedeutas que tentam ignorar o assunto. São esses alguns dos culpados pelo apagão de credibilidade do Pará no cenário nacional, o que permite que forasteiros e aventureiros sigam dizendo o que temos que fazer.
CHEGA DE CENSURA!
CHEGA DE PALPITEIROS!
MAIS CULTURA PARA OS LESOS!
JUSTIÇA DE VERDADE PARA TODOS!