segunda-feira, 3 de maio de 2010

BANCÁRIOS – A turma do arromba

Na atual sucessão do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, notabilizaram-se, diante de uma postura recorrentemente tendenciosa, os integrantes das comissões eleitoral e apuradora, esta quase toda ela formada por militantes da CUT, que apóia publicamente a chapa 2, da situação. Como o personagem célebre da ditadura militar, eles também mandaram os escrúpulos às favas, o que acabou por macular o processo eleitoral.
Segue, logo abaixo, a constituição de ambas as comissões, com a identificação de cada um dos nomes elencados.

COMISSÃO ELEITORAL

Presidente – Rafael Mesquita Rodrigues da Cunha – CEF, a Caixa Econômica Federal.

Demais membros – Clever Loureiro da Silva, Ronaldo do Nascimento de Sousa, Leonardo Alves, Leonardo Alves, Nelson Mourão, e Glorianita Carneiro,

COMISSÃO APURADORA

Presidente – Miriam Oliveira de Andrade, que é também presidente da CUT no Pará.

Demais integrantes – Edivaldo Brito de Moraes, Eduvigem dos Santos Maciel, José Ribamar Virgolino Barroso, Martinho Afonso da Cruz Souza, Raimunda do Socorro Costa Barreto, Raimunda do Socorro Costa Barreto, Raimundo Carlos Moreira da Costa, Wadson Silva, Waldir de Souza Nascimento e Carlos Augusto Caxias Pimentel.

Quase todos os que formam a comissão apuradora são dirigentes de sindicatos filiados a CUT. A exceção é Raimunda do Socorro Costa Barreto, a Raí, do Sintepp, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará. Raí se desfiliou da CUT, mas mantém seus vínculos com a Articulação, a tendência do PT que no Pará tem como principal estrela o deputado federal Paulo Rocha, um dos mensaleiros do presidente Lula.

Em tempo: a diretoria do Sintepp é composta de forma proporcional e não majoritária. Por isso estão presentes nela a Articulação e outras tendências. Quem dirige o Sintepp é a APS/PSOL.

17 comentários :

José Marcos - marcão disse...

Barata, sou secretário geral do Sindicato dos Bancários e presidente da CTB Pará (Central dos Trabalhadores do Brasil) estou acompanhando a sua torcida e campanha pela chapa 2 como uma normal opção e direito seu. Porém o que não é muito correto é que você tente construir "verdades" sem amparo na realidade.
Como voce queria que fosse a Comissão Eleitoral de nosso Sindicato? Ele é filiado à CUT e na Assembléia que aprovou a Comissão Eleitoral a maioria dos presentes. de acordo com o estatuto do Sindicato, optou por aquela comissão?(eu até gostaria que ele se filiasse à CTB, mas...).
por exemplo, na recente eleição da AFBEPA, de sua candidata Katia, a Comissão Eleitoral lá - de acordo com os estatutos da associação - foi TODA indicada pela diretoria da Associação e aí não se ouviu um "pio" do barata. Cadê a postura ética?

Abraços,

Marcão

Anônimo disse...

O que o Marcão esqueceu de dizer é que a sua CTB sempre fica a reboque da CUT e que de nada adiantaria ser a CTB... o atrelamento seria o mesmo... ambas as centrais sindicais apenas cumprem o papel determinado pelos partidos e, nesse caso, a determinação dos partidos é manter o sindicato sob controle da DS... ano eleitoral, categoria de donana... perder ali ficará feio né??? MAS ACONTECE QUE PERDERAM. PERDERAM E NÃO QUEREM LARGAR O OSSO.
NA AFBEPA TUDO FOI FEITO À CLARAS. A ODINÉIA E A ÉRICA FABÍOLA ESTAVAM LÁ, OLHO EM CIMA DE CADA CÉDULA, DE CADA VOTO. A APURAÇÃO FOI FEITA POR SÉRIOS E RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS DO BANPARÁ.

Quanto à CUT, já declarou abertamente apoio à Chapa 1. Que isenção possui para presidir a apuração? O que justifica essa demora toda em abrir as urnas e msotrar à categoria bancária a verdade, o resultado da eleição?

José Marcos Araujo - Marcão disse...

Porque esse anonimato???? esse tipo de opinião - pelo menos assim eu entendo - deveria ter a minima coragem de assumir o que fala.

Perderam ???? Como ???? Já apuraram as urnas ???? Já sabem do resultado ???? Já viraram advinhas???

Na AFBEPA tudo foi feito às claras ???? Comissão Eleitoral e apuradora nomeada unicamente pela preesidenta Kátia??? Essa é a democracia preconizada pela chapa 2??? Para eles vale de um jeito e para os outros a coisa é diferente ???

Anônimo disse...

Há uma colossal diferença entre uma comissão ELEITA em assembléia geral e outra DESIGNADA pela presidenta.

Se vc não reconhece isso, Barata, pode manadar às favas os seus conceitos de ética.

Que vc opte pela chapa 2 tudo bem, mas daí a lançar versões impregnadas de conveniências... Eis o preço da adesão "gratuita": as contradições!

Anônimo disse...

Você, infelizmente, Marcão, não possui a mínima isenção para emitir opinião. Você está na chapa 1 e é da atual diretoria do sindicato.
Eu, se me identificar, serei punido pela direção do banco estadual, o banco em que a sua governadora, o seu governo, a sua direção sindical e a sua chapa 1 mandam totalmente.

Anônimo disse...

Não há tanta diferença assim entre: assembléia manipulada, marcada em cima da hora, onde só trazem os delegados sindicais ligados à situação, indicação de uma comissão eleitoral totalmente sob controle de quem a indica (atual direção do sindicato/chapa1), mesa apuradora indicada por essa mesma comissão eleitoral... sinceramente: alguém vai querer nos convencer que quem listou os nomes da mesa apuradora não foram a DS e a ARTBAN???? ah tá... então tá.
CLARO QUE VCS MANIPULARAM TUDO. E AINDA ESTÃO MANIPULANDO. SERÁ QUE AINDA NÃO DEU PRA ´PERCEBER QUE A CATEGORIA NÃO QUER MAIS VCS??? BANDO DE PETRALHAS ATRELADOS??? MANDA A DS DAR A CARA A TAPA AQUI, MARCÃO...

Anônimo disse...

GENTE, SERÁ QUE ESSES COLEGAS BANCÁRIOS E SINDICALISTAS NÃO TEM VERGONHA DE FAZER PARTE DE UMA TRAMA, DE UMA MARACUTAIA, DE UMA ARMAÇÃO DESSAS??? A VONTADE DA GOVERNADORA E DA DS É UMA COISA, MAS ENLAMEAR TODO MUNDO NISSO???

Marcão disse...

Eh Kátia "et caterva" por que continuam na mesma ladainha ???? Porque não foram contra ou não denuinciaram a assembléia como manipulada antes???? voces estavam todos lá e participoaram da manipulação!!!! Foram omissos???? Será que lugar de omisso covarde é na direção do sindicato??:?

Voces não podem dizer que não ocorreu assembléia. Voces estavam lá. Votaram! Foram derrotados e agora, depois de uma campanha que -vai dar com os burros nágua - querem justificar para seus mantenedores????

O pior foi na AFBEPA que nem assembléia - ao menos que fosse uma assembléia manipuladfa, vcs não realizaram.... Democratas de maia-tigela.

Marcão

Anônimo disse...

Dá-lhe Marcão.

Anônimo disse...

COM CERTEZA LUGAR DE LADRÃO, MARCÃO, LUGAR DE DESONESTO, DE GENTE DE MÁ FÉ, COMO VC E TODA ESSA CORJA QUE ANDA CONTIGO... ESSE BANDO DE PETRALHAS DA GOVERNADORA QUE VC FICA AQUI DEFENDENDO, COITADO, UM BATE-PAU DA DS E DA ARTBAN... COM CERTEZA LUGAR DE LADRÃO, MARCÃO, NÃO É NO SINDICATO. É NA CADEIA. VERME. MAS TODO MUNDO TE CONHECE BEM.
E SOBRE A ELEIÇÃO DO SINDICATO, AGORA É VC, PELO JEITO, QUE VIROU ADIVINHA, NÉ?? rsssssssssss... já sabe quem ganhou e quem perdeu??? sim, as urnas ficaram na mão de vcs né??? Na quinta estavam desesperados, mas hoje já sabem o resultado é???

AFBEPA disse...

Sr. José Marcos, Secretário Geral da atual gestão do Sindicato dos Bancários,

Se o Sr. conhecesse o Estatuto da AFBEPA bem saberia que o referido documento DETERMINA que a Diretoria INDIQUE a comissão eleitoral.

A Presidenta reeleita Kátia Furtado desejava, enormemente, convocar uma assembléia para eleger a comissão eleitoral, no entanto, foi desaconselhada por dezenas de bancários do Banpará que alegaram que o grupo ligado ao sindicato, que teve uma chapa perdedora no pleito, poderia questionar um "não cumprimento do Estatuto" caso a Comissão Eleitoral fosse eleita e não indicada, e tentar anular a eleição, como, aliás, é prática desse grupo; vê-se o caso da anulação da eleição para representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banpará.

A Comissão Eleitoral indicada pela Presidenta foi composta de bancários e bancárias sérios, isentos, apartidários. Todos, sem exceção, muito respeitados pelos colegas de banco.

Em nome dos bancários e bancárias do Banpará, esta Associação dos funcionários vem EXIGIR, de público, uma RETRATAÇÃO do senhor que, usando de má fé, buscou enlamear o nome dessa Associação, assim como dos bancários e bancárias que compuseram a Comissão Eleitoral da eleição da AFBEPA.

O documento formal com a exigência de retratação seguirá no dia 04 de maio de 2010, mas, de antemão, esta Associação sente-se à vontade para aqui, neste mesmo espaço no qual o senhor citou, indevidamente, nosso nome, externar a exigência.

No mais, esperamos que o senhor retome a noção de limites, o equilíbrio, o bom senso e a razão, a fim de não levar essa Associação a tomar medidas mais rigorosas no sentido de proteger a honra e a integridade moral dos bancários e bancárias do Banpará, aí incluindo a Presidenta releita Kátia Furtado, a diretoria da Associação e os membros da Comissão Eleitoral da eleição da AFBEPA.

A DIRETORIA DA AFBEPA.

Anônimo disse...

DÁ-LHE MARCÃO, O LAMBE-BOTAS, BATE-PAU DA DS!!! rssssssssssss... que lamentável!

nelson marzullo disse...

Conheço muito bem os componentes da Chapa 1, verdade número um: em momento algum o sindicato dos bancários priorizaram o poder judiciário, por causa disso fizeram os piores acordos salariais da história do BASA e do BANPARÁ, vale lembrar, sobre o BASA, durante quase uma década, optaram pelo um mísero abono salarial em detrimento do possível reajuste de salário (época do Alexandre como presidente); sobre o BANPARÁ aprovaram redução de salários (época da Vera Paulone como presidente), sucatearam o movimento sindical partidarizando-o, tanto que hoje vive a reboque do Governo do Estado, como podemos definir esse tipo de submissão : PELEGUISMO; isto é a Chapa 1 por atender os ditames políticos do Governo Estadual (ANAJÚLIA)se transforma num braço sindical institucionalizado, então, devemos chamar os componentes da Chapa 1 de PELEGOS. Sobre o Movimento de Oposição Bancária - MOB, criado nos anos 80, que teve a participação decisiva de vários companheiros na ocupação dos bancários no sindicato, logo após a expulsão do Carlos Levy, cito: Marcão, Melque, Clemente, Sandra Batista, Raquel Fonteles e a minha pessoa, vale relembrar que o PT da AnaJúlia era totalmente contrária, porém foi excelente em golpear esses companheiros, inclusive o MARCÃO, projetando uma chapa petista/cutista, que foi vencedora por falta de concorrentes. Os bravo companheiros citados excluindo a "Governadora Sem Obra", dois anos depois (1994) disputaram oa direção do sindicato, e o meu amigo MARCÃO, sabe muito bem que fomos vencedores, pois as eleições foram fraudadas, tendo uma comissão eleitoral e apuradora na época composta por petistas e cutistas.
A história pode repetir novamente, que a Chapa 2 tenha cuidado!!!
OBS 1: meu amigo MARCÃO é desrespeitoso utilizar o termo latim "ET CAVERTA" aos bancários ligados a Kátia Furtado! Chamar de BANDO ou CORJA os bancários só porque são oponentes ou pensam diferentes ao posicionamento político ideológico da atual direção sindical (é ser radical demaisss) faço um favor, elimine esse termo do seu vocabulário.
OBS 2: Marcão, espero que tua chapa venha perder as eleições, pois é ridículo o movimento sindical atrelado a um governo amorfo (sem marca)!!!
a)Nelson Marzullo ex-bancário do BB

Anônimo disse...

Não sei agora se a sigla é AFBEPA ou FEBEAPA.rer justificar a falta de postura democrática nos estatutos é muita cara de pau. Ora Senhoras e Senhores da FEBEAPA, ops, desculpa, AFBEPA, é risível. Existe forma adequada para se obedecer o estatuto com postura democrática, por exemplo convocar assembléia e permitir que a categoria defina democraticamente sua opinião e, a seguir a diretoria cumpriria o ritus estatutário de indicar os nomes, referendando a vontade dos associados. mas, para que explicar alternativas, quando o que a "caterva" quer é tergiversar. A regra só vale quando beneficia, são os campeõs do casuismo.

Anônimo disse...

Mas é muita baixaria! isso é o governo do estado??? isso é essa DS??? isso é essa artban??? isso é o PCdoB??? vergonha!

Anônimo disse...

Bem que essa presidente da AFBEPA, que ficou 3 anos lá, poderia propor aos empregados que ela tanto defende,uma alteração estatutária. Já que dotada de tanta ética, não poderia jamais concordar com uma comissão eleitoral INDICADA.

Anônimo disse...

AINDA NÃO TIMNHA VISTO O ULTIMO APOIADIR DA CHAPA 2 A MOSTRAR A CARA (PRIMEIRO FOI SANDRA BATISTA E EDILZA FONTES, DEPOIS FORAM HELDER E ELCIONE, AGORA VEIO O MARZULO (O MESMO QUE SAIU ALGEMADO DA CDP, JUNTO COM O ADEMIR ANDRADE) KKKKK É ESSA A CORJA DE ÉTICOS DA CHAPA 2. AINDA BEM QUE ELES SE ACABARAM....
VADE RETRO SATANÁS!!!