segunda-feira, 10 de maio de 2010

BANCÁRIOS – Fraude leva chapa 2 à Justiça

Na esteira das recorrentes denúncias de fortes indícios de fraude em benefício da chapa 1, da situação, e da postura da comissão apuradora, classificada de “escandalosamente parcial”, a eleição da nova diretoria do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá deverá desembocar na Justiça. A decisão nesse sentido já foi definida pelo conjunto dos integrantes e fiscais da chapa 2, de oposição, pela qual é candidata a presidente Kátia Furtado (foto). A chapa 2 decidiu também deixar de acompanhar a contagem dos votos, diante da recalcitrância da comissão apuradora que, “absurdamente irredutível”, se nega em registrar em ata as denúncias de “fortes indícios de fraude.”
A chapa 1, da situação, identifica-se politicamente com a DS, a Democracia Socialista, a facção minoritária do PT, da qual faz parte a governadora Ana Júlia Carepa. A exemplo da atual diretoria do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, que igualmente apóia publicamente a chapa 1 e também se identifica com a DS. A mesma chapa 1 que tem ainda o apoio público da CUT, a Central Única dos Trabalhadores, o braço sindical do PT, que monopoliza a comissão apuradora. A atual diretoria do sindicato tem maioria na comissão eleitoral e a comissão apuradora, por ela designada, é constituída integralmente por militantes da CUT, que assumidamente apóia a chapa 1. O endosso da CUT à chapa 1 figura inclusive no material de campanha desta.

8 comentários :

Anônimo disse...

Tem que saber perder. Já era.

Anônimo disse...

Choro de perdedor. Ela já sabia que ia perder e já estava decidida a ir à justiça desde o início das eleições. Mas... pra quem acha que vai fazer a luta na justiça... Vá em frente!

Anônimo disse...

O conforto é total para os que PINTAM E BORDAM e depois se escondem por detrás do calejado "CHORO DE PERDEDOR".
Ora, meus caros! A coisa é séria. Sobre esse assunto, concordo com um Anônimo que, no blog do Espaço Aberto, assim disse, a respeito da apuração dos votos na eleição do Sindicato dos Bancários do PA/AP:

"É lamentável que nos dias de hoje, qualquer organização estruturada, como o Sindicato dos Bancários do PA/AP, ainda conduzam as suas eleições baseadas na coleta de votos em meio físico. Agora mesmo, vimos esse sindicato e a Caixa de saúde dos empregados do Basa envolvidos nessa prática que, sabidamente arcaica, só se justifica para deixar sob suspeita resultados muitas das vezes extravagantemente desconectados das expectativas dominantes. No Sindicato, a história das urnas que passaram “noites mal dormidas” nos corredores da entidade; Na Casf, uma comissão eleitoral flagrantemente tendenciosa, contando com a dominação de um verdadeiro "ave de rapina" como representante de uma das entidades que tinha o seu presidente como candidato à presidência, não poderia, jamais, apresentar resultado diferente do "apurado". De tudo o que se viu na eleição da Casf, cabe uma pergunta: Há resposta capaz de justificar eventual coerência da Comissão Eleitoral ao permitir o voto de associados em débito com a Caixa, muitos com os seus direitos suspensos, alguns até já excluídos da entidade, tudo em frontal agressão ao próprio estatuto da organização?
Algo precisa ser feito para resgatar a moralidade em processos eleitorais em entidades assemelhadas ao Sindicato dos Bancários do PA/AP e à Casf. São entidades que dispondo de recursos tecnológicos suficientemente capazes de adotar o voto eletrônico, via Internet, com total e absoluta segurança, assim não procedem por motivos que, no mínimo deixam qualquer um com a pulga atrás da orelha. As consequências poderão ser desastrosas. No caso da Casf, há quase dois meses antes dos eleitos tomarem posse, sabe-se que já é extensa a lista de cabos eleitorais já se preparando para sugar a entidade, travestidos de "assessores" e “DAS's” outros."

8 de maio de 2010 22:13

Anônimo disse...

ora, ora, quem diz que o Sindicato dos Bancários faz as eleições conforme o sabor de sua diretoria, em especial qndo diz q o voto em meio físico é ultrapassado e q se tem condiçoes tecnologicas para fazer as eleições pela internet, é pq não conhece o estatuto da entidade...
As eleições dos Bancários seguiu a risca as determinações estatutárias.
Foram lamentáveis as inúmeras discussões travadas entre os advogados de uma das chapas na comissão elelitoral e na mesa apuradora.
Infelizmente, havia mais advogados dessa chapa do q bancários na comissão eleitoral, o q tumultou os trabalhos.
Defendo q, nós, bancários somos os maiores interessados na eleição dos nossos representantes, somos os legitimos para questionar, duvidar, participar e legitimar a eleição da nossa categoria. O tumulto que atrasou o início da apuração foi causado pela advogada da chapa 2 que se descontrolou durante uma das reuniões, levando a uma discussão generalizada no dia que poderia ter se iniciada a apuração.
E só para constar, as urnas chegadas ao sindicato nao tiveram noites mal dormidas, todas elas foram devidamente guardadas em sala lacrada, sob o acompanhamento e fiscalização das duas chapas e com vigilancia 24 horas. Além disso a chapa 2 manteve vigilancia profissional na porta do sindicato e no auditório durante todo o tempo!
Se houve fraude, como afirma a chapa 2 e acredita o caro Barata, foi no interior??? Pq só se fala em fraude nas urnas do interior! E é mto grave acusar os bancários do interior de fraudar as eleições, manipular resultados.
A Kátia joga nosso nome na lama quando questiona o nosso trabalho nas eleições e é até irresponsabilidade dela afirmar q houve fraude desse jeito.

Anônimo disse...

MENTEM QUE NEM SENTEM... PUTZZZZZZ... E AINDA QUEREM PASSAR DE HONESTOS???!!! PASSEM BEM MAIS TARDE... ALIÁS, SE ESQUEÇAM NOS OSBSCUROS CAMINHOS NOS QUAIS JÁ SE PERDERAM... HÁ TEMPOS...

Anônimo disse...

Em um dos comentários acima, o autor tenta justificar a coleta de votos pela via eletrônica arguindo sobre as disposições testatutárias que, certamente disciplina o voto em meio físico (papel). Tudo bem. Esquece, porém, que o próprioo estatuto de qualquer organização deve e orecisa ser dinâmico; acompanhar a evolução dos tempos onde o avanço tecnológico é uma realidade e acontece para beneficiar a sociedade moderna.
No mais, já passou o tempo quando não tinhamos a capacidade de discernir quanto as matérias que cabem em um estatuto e nos desmais instrumentos de gestão que disciplinas a vida de uma organização (regimentos, regulamentos, normas, etc).
A mudança, em todos os sentidos se fazem necessárias para garantir as instituições a serviço da sociedade.
E o Sindicato dos Bancários do PA/AP não pode ficar alheio a essa realidade. Já é tempo de agir em consonância com a evolução dos tempos.

Anônimo disse...

O estatuto do sindicato tem 17 anos. Por isso, esta super ultrapassado, inclusive com o novo Codigo Civil.
Um bancario indignado

Anônimo disse...

Engano seu querido anônimo de 18:54, pegue o estatuto de qualquer entidade sindical e veja de que data é o estatuto. Comece pelos sindicatos dirigidos pelos revolucionários do PSOL/PSTU: CONSTRUÇÃO CIVIL; SINTSEP; etc...

O Estatuto do sindicato dos bancários foi alterado na época do MOB para que nunca mais acontecesse o que a conteceu nos 30 anos do Levy. Desde sua nova edição. Todas as eleições são democráticas, garantindo condições de igualdade a todas as chapas: 1. A Comissão eleitoral é eleita em assembléia geral da categoria, com edital publicado em jornal de grande circulação; 2. Depois de eleita a comissão eleitoral em assembléia, um representante de cada chapa inscrita regularmente compões esta comissão eleitoral que passa a conduzir todo o processo eleitoral, ela é composta somente por bancários sindicalizados e por integrantes de todas as chapas concorrentes; 3. Os mesários que trabalham na mesa coletora de votos são todos bancários e sindicalizados nomeados pela comissão eleitoral, composta por representantes de todas as chapas concorrentes; 4. Todas as chapas concorrentes têm direito a nomear advogados para acompanhar as reuniões e atos da comissão eleitoral,acompanhar toda a eleição e apuuração dos votos; 5. Os espaços físicos devem ser garantidos a todas as chapas concorrentes. Pra quem não sabe a chapa 2 teve uam sala destinada para seu comitê eleitoral que foi garantida por sorteio, não foi a comissão eleitoral que escolheu a melhor sala pra chapa 1 ou 2; 6. A comissão apuradora é indicada pela comissão eleitoral que é COMPOSTA POR BANCÁRIOS SINDICALIZADOS ELEITOS EM ASSEMBLÉIA GERAL DA CATEGORIA E COMPOSTA POR REPRESENTANTES DE TODAS AS CHAPAS CONCORRENTES, COM ACOMPANHAMENTO DE SEUS RESPECTIVOS ADVOGADOS.
Se ainda restar alguma dúvida sobre a eleição do sindicato dos bancários, seu estatuto, a comissão eleitoral, a comissão apuradora, a fiscalização, votação,acompanhamento de advogados, etc... acessem nosso estatuto no site www.bancariospa.org.br. Diferentemente de algumas entidades que seus dirigentes dizem democráticas, mas não divulgam seu estatuto, o dos sindicato dos bancários está no site www.bancariospa.org.br
Só uma curiosidade: O estatuto da AFBEPA já está no blog e no site da entidade?