quarta-feira, 5 de maio de 2010

BANCÁRIOS – As suspeitas de fraude

A eleição do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá foi pontuada por recorrentes suspeitas de fraude e manipulação política em benefício da chapa 1, da situação. A comissão eleitoral, na qual a atual diretoria do sindicato tem maioria, descartou a elaboração de um regimento eleitoral, capaz de impedir o recurso a casuísmos, por parte da situação. E monopolizou a comissão apuradora, toda ela constituída por militantes da CUT, que apóia publicamente a chapa 1.
Ao protelar o início da apuração, só iniciada na segunda-feira, 3 de maio, apesar da votação ter sido encerrada na quinta-feira, 29 de abril, a comissão eleitoral robusteceu as suspeitas de fraude, denunciadas pela oposição. A chapa 2, de oposição, denunciou publicamente a existência de urnas sem o lacre numérico e outras visivelmente violadas. “Cada vez que nossos fiscais, na apuração, se manifestavam no sentido de registrar tais ocorrências, eram simplesmente ignorados pela mesa apuradora, que se negava a constar em ata o que era visível para todos”, relataram candidatos pela chapa 2.

4 comentários :

Anônimo disse...

Daí a Cesar o que é de Cesar. Todos sabiam, menos a Kátia acho, que não levariam essa eleição.
As denúncias de fraude até poderiam ser possíveis se a chapa 2 não estivesse munida de aguerridos fiscais o tempo todo, se todo o processo não passasse pelo crivo da vistoria, se a chapa 2 não tivesse colocado vigilância 24 horas na porta onde ficaram as urnas.
Como seria processada a suposta fraude?
A chapa 1 teria ido aos correios, aberto as urnas e emprenhado as mesmas? E ainda assim rompido o lacre e colocado outro com a mesma numeração e com as assinaturas devidamente falsificadas do fiscal da chapa 2 no novo lacre?
Ora, faça o favor! É fantasia demais, não se sustenta a mais simples e superficial análise.
Vão ter dignidade e aceitar a derrota.

Patrícia disse...

Barata, a meu ver, a situação realmente se configurou delicada. No mínimo, há indícios e aí, concordo com a candidata da chapa 2, indícios levam a suspeitas, brechas que colocam em risco a lisura do processo. Que direção pode comandar sob esse estigma que macula a legitimidade da apuração das urnas??? se as urnas foram trocadas, alteradas, mexidas, porque tantos dias até que se iniciasse a apuração? muito estranho mesmo isso tudo... já vi casos assim em associações de moradores, outros sindicatos, e, na maioria das vezes, quando se investigou a fundo, realmente os indícios se confirmaram... é o velho ditado: ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO... se tudo estava limpo, pq não apuraram desde a quinta-feira?

Anônimo disse...

E qto as urnas que foram encontradas largadas na recepção do sindicato? E qto as urnas que estavam sem os lacres? E qto as urnas que estavam se a numeração dos lacres nas atas? E qto as urnas que estavam com os lacres rotos, sem que se pudesse verificar as assinaturas dos fiscais? Fantasia é???
Como explicam, por exemplo, a urna 7 que constava que apenas 48 sindicalziados votaram na ata, e apareceram 103 votos pra chapa 1 e 34 votos pra chapa 2? E mesmo diante de tal evidência a mesa apuradora se recusou a consignar em ata a irregularidade?
E como explicam as urnas de Macapá e Marabá que vieram com os envelopes de votos em separado vazios, embora nas atas constassem os votos em separado??? E nestas mesmas urnas há votos a mais do que constava nas atas e mesmo assim, diante de tudo isso, mesa apuradora simplesmente ignorou e validou as urnas???
Quem estava lá viu isso tudo e sabe muito bem como a chapa da governadora ganhou a eleição: roubando.

Anônimo disse...

É Kathia... Choro de perdedor. O que vc não revela é que toda a sua fiscalização estava lá e não registrou nenhum protesto. Todos os protestos que vcs registraram foi somente qdo vcs viam que a chapa 1 tinha mais voto. Só que aí já era tarde...O protesto perde a validade, vira choro de perdedor.

Mas o que é que vai fazer a Chaaapa?

Vai chorar lá no BARAAATA!

Só resta o tapetão pra ti.