segunda-feira, 26 de abril de 2010

LULA – A reflexão da internauta

A propósito da controvérsia em torno do perfil do presidente Lula, vale a pena refletir sobre a manifestação da internauta que se identifica como Lúcia, que em seguida transcrevo, na íntegra.

“Tem gente que só enxerga o que quer ver. Lula foi muito pobre? Foi, como centenas de milhares de brasileiros, ou mesmo milhões. Lula teve oportunidade de estudar? Quando criança, não; mas e depois? Por que não quis superar suas limitações? Por que,enquanto se preparava nas bases sua candidatura ,ele não aproveitou para de fato estudar? Lula foi doutrinado e não ensinado, e aí é emerge uma grande diferença. Ele fica feito papagaio de pirata, só repete , repete e repete. Condiçoes de estudar teve, gente, peraí!
“Marina Silva, por exemplo, aprendeu a ler com 16 anos e não ficou só nisso, Lula apegou-se a essa desculpa de não ter tido oportunidade de estudar para ir levando com a barriga. Podia sim, teve como estudar, sim! E aquele parlamentar, o Vicentinho, que foi sindicalista como Lula e formou-se em direito, paralelamente ao exercício do mandato de deputado? Lula poderia ter sido mais do que foi! Sim, porque ultimamente ele danou-se a filosofar em cima do que não entende.
“E essa conversa de elite tá ultrapassada. É um discurso ultrapassado, típico de quem não consegue situar-se no contexto atual e ficou perdido lá pelos meados da década de 70. Lula não trabalhou mais e não estudou mais porque não quis. Rico nenhum tem nada a ver com a escolha que ele fez. Preconceito, meus caros, sofrem as crianças que não têm sequer carteira para sentar numa sala de aula, ônibus escolar para ir à escola, merenda escassa, professores desmotivados. Esses então... Professor sofre preconceito e ultimamente tem sido vítima de violência. Se Lula tivesse pego esse dinheiro que é gasto com bolsa família e tivesse investido numa ótima escola em cada município, oito anos depois a historia do Brasil seria distinta e Lula não seria motivo de piada.”

15 comentários :

Anônimo disse...

Vamos lá minha cara Lúcia. Estais enganada quando confundes educação com ter um papel chamado diploma como o seu nome. Basta dizer que o Brasil é um dos países mais corrupto da face da terra e é raro haver quem possa liberar verba pública que não tenha diploma de nível superior. Quando Lula esteve aqui em palanque armado na Pedro de Miranda de frente para UFPA, esse dizia, por beijar a mão de Jader, que estava dando lição de política melhor do que um bando de rábula pode ensinar na academia. E na platéia havia alunos de ciência política da UFPa que gritava LULA!!LULALALALA!!! e até professores, concordando plenamente. Posto que, alguns desses estuda isso com gente que nunca foia além da pior escória humana, posto que, foi nomeado docente no tempo da didatura sem concurso nenhum ou fajutice, com quase todo ainda é, por ser capacho do regime e iria para sala de aula se fingir de comunista para servir de isca, repassar essa informação ao sistema e matar alguns no nascedouro. Isto é, ao menor sinal de não concordar com a escória, a turma o dava uma ¨boa¨ advertência e o colocava em panos quentes. Porquanto, hoje no Brasil tirar diploma superior é mais compactuar com um bando de safadezas do que aprender algumas coisas. Uma grande maioria não faz curso superior para aprender coisa nenhuma, mas apenas ter o canudo, psoto que, o resto, principalmente emprego, público, papai e mamãe garante. Lula tem lá os seus defeitos, mas não foi ele quem inventou essa história de vender empresa como a Vale emprestando dinheiro público para o cara. Não sou contra ter vendido, só contra essa ideia imbecil de que vai vender para fazer caixa do tesouro, emprestando recursos do tesouro. E Lula só um diploma primário, mas o autor dessa imbecilidade tem uma pasta 007 cheia só disto e das melhores universidades do planeta.

Unknown disse...

Curso superior, graduação e pós grduação viraram coisas meramente formais, mas extremamente necessárias a sobrevevência pessoal,que, acho que Lula não perdeu nada em não ter um canudinho. Aliás, com a vivência proveniente de sua experiência sindical e política, aprendeu muito mais que muitos estudantes universitártios e doutores. No mais, antes do Lula, o Brasil sempre foi dirigido por elites ditas esclarecidas (para os que entendem que ser esclarecido é ter diploma), das oligarquias, passando pelos filhos da classe media e da burguesia.O que mudou? Portanto,associar o nosso desempenho político a falta de escolaridade formal do seu presidente, isso sim é BURRICE!

Anônimo disse...

governar um pais com achismo...

Anônimo disse...

A COISA ESTÁ FICANDO PRETA. PATRULHAMENTO GERAL

O primeiro jornalista a sofrer cerceamento do direito de bem
informar, em consequência dos seus verdadeiros, contundentes e
procedentes comentários contra os desmandos do atual governo, foi o
Boris Casoy. De acordo com o noticiário da época, ele foi demitido a
pedido do próprio Lulla.
Entretanto aos olhos dos menos atentos, a coisa vem se agravando de
maneira avassaladora e perigosa, senão vejamos:

O Programa do Jô tirou do ar (sem dar qualquer satisfação ao público) o
quadro "As Meninas do Jô" que era apresentado às quartas feiras onde as
jornalistas Lilian Witifibe, Ana Maria Tahan, Cristiana Lobo, Lúcia
Hippólito e, por vezes, outras mais, traziam à público e debatiam todas
as falcatruas perpetradas por essa corja de corruptos que se apossou do
país. As entrevistas sobre temas políticos não têm sido mais levadas a
efeito atualmente. Virou um programa de amenidades e sem qualquer
brilhantismo.

O jornalista Arnaldo Jabor, considerado desafeto pelo governo atual, vem
sofrendo, de forma velada e sistemática, todo tipo retaliação. Já foi
processado, condenado, amordaçado e por aí vai. Sua participação diária,
às 07:10 na Rádio CBN tem se limitado a assuntos sem a relevância que
tinha, haja vista que está impedido de falar sobre assuntos que
envolvam a política nacional e o atual governo.

A jornalista Lúcia Hippólito, que tinha uma participação diária, às
07:55 hs na Rádio CBN, não está mais ocupando o microfone da
emissora como fazia e nenhum comunicado foi feito pelo âncora do
horário, o jornalista Heródoto Barbeiro.
Sorrateiramente, colocaram-na como âncora em outro horário, onde enfoca
matérias mais amenas e sem a habitual, verdadeira e procedente
contundência.

Diogo Mainard, da Revista Veja, além de processado, vem sofrendo várias
ameaças de morte por parte do jornal do MR-8 (que faz parte da base
aliada ao Lulla) e de integrantes dos chamados "Movimentos Sociais".

O jornal "Estadão" de São Paulo está sob forte censura governamental há
pelo menos 60 dias.

Pelo que se vê, Fidel Castro está fazendo escola na América do Sul.
O primeiro a colocar em prática estes ensinamentos, aniquilando o
direito de imprensa foi Hugo Chaves, e pelo andar da carruagem o nosso
PresiMENTE está trilhando pelo mesmo caminho.

Constitucionalmente:
Onde está o
ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO?

Onde está o
LIVRE DIREITO DE MANIFESTAÇÃO?

Onde está a
LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

Onde está a
LIBERDADE DE UMA NAÇÃO?



ESSE TEXTO DEVE-SE TRANSFORMAR NA MAIOR CORRENTE QUE A INTERNET JÁ
VIU, PARA QUE NA ÉPOCA DAS ELEIÇÕES CONSIGAMOS FREAR A ESCALADA DO MAL!!!

ACORDA BRASIL, ENQUANTO É TEMPO, E REAJA.

Lily Braum disse...

Creio que todos concordam que educação é a base de tudo, algo que é construído a longo prazo é que pode resultar na escolha de melhores governantes, correto?

Não se trata de preconceito, sequer de dizer que Lula é incapaz, no entanto, se queremos transformar este País em algo melhor temos que exaltar aquele que estuda, que se esforça. Como vou cobrar de um filho meu que vá a escola todos os dias e que tire boas notas , se a autoridade máxima do País não fez isso? É complicado. Como explicar isso para uma criança? Não há explicação.

Se os letrados que passaram pelo poder não fizeram uma boa gestão, paciência, no entanto, isso não justifica que ovacionemos uma pessoa que observa-se claramente não ser bom exemplo para ninguém no quesito estudo e superação.

Acho vergonhoso o fato de que Lula, nesses 8 anos, sequer se preocupou em aprender o idioma “universal” que é o inglês, ele não se esforça, sei lá, não ovacionaria uma pessoa dessas.

Admiro quem estuda, quem trabalha o dia todo agüentando “pity” de patrão e a noite tá correndo atrás de ser uma pessoa melhor qualificada, esse sim é um ser humano digno de aplausos, não o
Lula que com todas as oportunidades que a vida lhe proporcionou conta demasiadamente com o seu carisma pessoal, pois a gestão deste País que faz não é ele, e sim, seus ministros, assessores etc, ele apenas dá a cara pra bater, talvez sirva pra isso: afinal, qualquer um pode ser saco de pancadas.

Anônimo disse...

Gente,
Não so se aprende nos livros nem esquentando os bancos da Universidade.
Ainda mais hoje em dia com tantas "fabricas" de tirar os tais diplomas universitários, em busca de um emprego razoável, já que bom emprego não é para todos mesmo os que tem até pós graduação.
Vivemos num País extremamente desigual, inclusive em relação a bons empregos seja para os homens e pior ainda para as mulheres, neste País que vivemos.
Devo declarar que sou pós graduado e sou profissional da saúde, inclusive concursado num órgão estadual para ganhar 1700,00 que é o salário de qualquer nível superior ( vejam que abusrdo esse salário para uma responsabilidade grande em atender os pacientes, durante todos os dias da semana, certo?)
Então, quero dizer que eu gostaria de aprender com o Lula, que nunca frequentou faculdade, o que ele aprendeu com a convivencia com tantos homens inteligentes, grandes economistas, sociológos, cientistas sociais e cinetistas politicos,, professores universitários, chefes de estados de outros países etc etc.
Não defendo a ignorancia , acredito que o saber é um bem precioso,a educação é tudo, etc etc, mas não devemos desprezar a sabedoria que o homem Lula tem, até porque se ele não tivesse nenhuma noção de nada não governaria nada porque apenas iria pela cabeça dos outros,certo?
A César o que é de César. Penso até que ele devia sim entrar numa dessas faculdadezinhas particulares que em todo lugar hoje tem e tirasse um diploma de doutor advogado, sociológo, professor, ou outra profissão das letras.
Com certeza se expressaria com um melhor portugues, claro, e normatizaria seu aprendizado prático que a vida lhe oportunizou e que ele também quis aprender, institucionalizando o seu saber empírico.
Gostaria eu poder ter, mesmo por pouco tempo, a oportunidade de aprender com o Lula tudo aquilo que Universidade nenhuma me proporcionou ( apesar dos meus esforços para aprender) as lições de economia, política,história, sociologia, etc, que ele tem para ensinar e que aprendeu com os sábios e doutos.
Vamos deixar os preconceitos de lado e ter a humildade de aprender com todos aqueles que tem sempre algo a nos ensinar, independente de ter estudos formais ou não ter.
Apesar do nosso presidente não ter diploma de nível superior tem feito um bom governo e não está fazendo feio não.
O FHC tão estudado, homem letrado, fez bem pior, vendeu a Vale uma empresa estatal modelo, só um exemplo , ele só faltou ressucitar a Lei Aurea ,dai voltariamos para o regime escravagista.
Deixa o homem governar e vamos exigir nossos direitos como sociedade civil organizada ; vamos todos aprender com quem pode nos ensinar para melhorar este País, exterminando o virus da corrupção e da bandalheira, lutando de fato por uma sociedade mais justa!.

Anônimo disse...

É verdade, o FHC tirou muitos direitos trabalhistas
conquistados pelos trabalhadores. Só faltou mesmo voltar ao regime de escravidão.
Agora trabalhamos muitos mais para ter muito menos direitos, haja vista tantos impostos a pagar.

Anônimo disse...

Que horror! Lula nunca proclamou a ninguém para não estudar, nem tão pouco disse que é possível vencer sem estudo. Nem as pessoas que o adimiram falariam tal absudo. Agora, existe uma realidade que é concreta: ele venceu a partir da sua experiência e, não "precisou" da escola para isso. Não que ele tenha recusado a escola, e sim porque não teve oportunidade, para os que não se conformam com isso, sinto muito. Agora, quer saber mesmo em que o Lula incomoda, não é o fato de não ter estudado, isso é o pretexto que as elites nesse pais inventaram. O medo das elites de ver um pessoa com a origem de Lula no poder é que a sua experiência sirva de exemplo para o povo, os trabalhadores.

Anônimo disse...

Anonimo 20:22. Ainda hoje fui na UFPA fazer uma visita e sair com nojo. Lá fica tudo mais nítido. Há uma senhora simples que tudo que ela tem na vida é uma banquinha de café. Mas ela faz questão de sequer deixar espaço para que alguém pense que ela quer roubar R$ 0,10 no troco. Tomei o café e dei uma volta. Numa sala cubicular estavam mais de 60 alunos fazendo provas, a maioria colando e o que seria docente, mais parecida ter feito treinamento para cão de guarda. E sabes por que isso? Porque muitos fizeram concurso para docente apenas por desculpa, posto que, preferem ter cargos outros ou ser liberados para a seduc, por exemplo, onde passa o dia na vagabundagem, fazendo politicagem mais vagabunda ainda para ter até cargo eleitivo, ao invés de estarem na sala de aula.

Anônimo disse...

O anonimo ai em cima se justifica dizendo que não é preconceito.
E o que é então?
È PRECONCEITO sim e dos brabos, afinal de contas vivemos numa sociedade altamente preconceituosa, ou não?
Variados preconceitos: de cor, raça, credo, gordo , feio, pobre,inteligente X burro, e por ai vai...

Anônimo disse...

continuo insistindo: Lula não estudou porque não quis, à excessão da época em que foi criança e de quando precisou trabalhar para sobreviver como qualquer cidadão. Eu votei no Lula nas duas vezes e votaria outra vez se visse nele alguma transformação pessoal.Na época eu pensei:
" puxa! o cara é esforçado, carismático, etc, etc," o fato dele ser apenas alfabetizado não me incomodava.Mas o tempo passou e Lula, ao invés de melhorar,utilizou-se da desculpa de ter pouco estudo para ficar indolente com seu crescimento intelectuqal. Se fosse voce ou eu? talvez pensasse: caramba, agora sou presidente, posso pagar professores particulares, arrastar um pouco do ingles,saber mais de geografia,estudar um pouco de lingua portuguesa".Seria um gesto de humildade e ai sim povo iria pensar: se Lula voltou a estudar é porque ta dizendo pra todo mundo: estudar é atemporal. Imaginei que ele fosse fomentar bastante a educação, dar um salto para que o bolsa familia tivesse um link com a educação de verdade mesmo! e nao apenas ser exigencia de frequencia para ter direito ao dinheiro,poderia exigir que o bolsa familia so chegasse junto com a escola de qualidade e professoes bem pagos pela prefeitura. quando terminasse o mandato, nenhuma escola desse pais estaria jogado às moscas. ah! gente tanta coisa o Lula poderia ter feito de verdade. Se nao fosse o ministro da educação, a situação estaria pior! Só quem convive diretamente com a pobreza sabe que quem está encastelado em seus gabinetes com ar condicionado nao faz ideia do que a vida real.
Eu sou nordestina, eu andei quilometros para ir à escola, atravessando igarapés com o caderno dentro do plástico para nao molhar e eu sei que muita gente desiste sim, porque o sacrificio é mais do que uma criança possa suportar! terminar o ensino médio, foi uma questão de insistencia mesmo e só 10 anos depois consegui retornar para enfrentar o vestibular, porque antes disso precisei lutar para sobreviver.Essa historia nao é so minha, é de milhares de pessoas desse pais.Preconceito com o Lula? nenhum.Somos conterraneos. Achar que a critica é preconceito é uma ideia mais confortavel para quem não quer pensar o que Lula projetou para aqueles meninos que moram ali,naquela ilha do outro lado da baia e que atravessam de barco todos os dias para frequentarem a escola. Até que um dia desistam, mas nenhum será presidente do Brasil se não estudarem.Lula foi único,veio de uma historia recente do país que nunca se repetirá.O inusitado disso tudo é que ele seria presidente, mesmo que tivesse terminado a faculdade.Essa é a parte da trajetória de sua vida que nem ele mesmo valorizou.
Lucia

Anônimo disse...

Meu caro 01:10,
não me referia esse tipo de diploma. E porque estudei, sei que existe a educação formal e a educação que nasce da postura diante diante da vida.Meu pai, por exemplo, so sabia escrever e a conta de somar e diminuir, mas sabia comportar-se em qualquer lugar e tinha essa educação não formal de jeito tão forte que o fato de ser semi anlfabeto ficava imperseptivel.
Quanto ao diploma, valorizo, sim.Valorizo quando este foi conquistadoi com noites e noites em claro para entender cada página de um livro, para pesquisar e descobrir a maravilha da ciencia, de todas as ciencias.Valorizo quem leva o lanche para a universidade e vai ocm o dinheiro contado do ônibus. Esse diploma que naoi dewveria ser regra e nao privilegio de poucos.Num pais tao diversificado e jovem como o nosso, existe sim, aqueles que jogam pela janela e trocam sua dignidade por alguns prazeres que o dinheiro proporciona.Mas nao tiremos a medida pela fita métrica do outro.Quanto ao restante da historia que voce conta, nao fiz parte dela por isso nao posso opinar. Nao vi o discurso do Lula. Estava ocupada.Estudando.
Lucia

Anônimo disse...

Olá Minha querida Lúcia.

Veja primeiro o que diz o ministro na Folha [VESTIBULAR ¨CRIOU
COTAS PARA POPULAÇÕES MAIS ABASTADAS¨, DIZ HADDAD].

Desejo profundamente que tenhas diploma por haver mesmo estudado. Isso me faz quase ter certeza que não foi na UFPa. Posto que, quase não encontro isso por lá. E isso começa quando encontro docentes nos corredores aos berros por uma única razão: só há um cargo e ambos ficar livre das salas de aula. O preço mais básico disto é que há turma em que estão 68 matriculados e na sala só cabem 30. Obviamente quem gosta de estudar mesmo abandona e fica o que quer apenas um diploma, quando vale ficar carregando carteira pelo corredor e até brigando na sala por lugar onde possa colocá-la.
O Lula pode não ser letrado, mas não acho ser possível esse andar gritando pelos corredodes pedindo voto para docente, quando o resultado mais certo da eleição é que este e os seus colegas ficarão com menos um docente na sala de aula.

Anônimo disse...

Um presidente que se vangloria de não estudado e ter coseguido ser o que é, pode-se considerar um ótimo exemplo para a EDUCAÇÃO no País.

Anônimo disse...

Um presidente que se vangloria de não ter estudado e ter coseguido ser o que é, pode-se considerar um ótimo exemplo para a EDUCAÇÃO no País.