segunda-feira, 26 de abril de 2010

DESGOVERNO – Insatisfação nos porões da PM

A concluir da denúncia feita ao blog, em off, fervilham os porões da Polícia Militar, diante da nomeação do tenente-coronel Márcio Fernando Santos de Barros para o comando da Inteligência da corporação. Segundo o relato, em tese não faltam méritos a Barros, que realmente exibiria um respeitável currículo, mas concentrado sobretudo na área de segurança privada, a qual o tenente-coronel teria se dedicado nos últimos anos, em detrimento de suas atribuições na PM.
A nomeação de Barros como chefe da Inteligência da PM, teria derivado de uma costura política, envolvendo os petralhas que pontificam no governo Ana Júlia Carepa. O temor é de que, em função dos laços históricos do tenente-coronel com a segurança privada, o setor de Inteligência da PM acabe por privilegiar os interesses privados e negligenciar o bem-estar público.

4 comentários :

Anônimo disse...

Não é esse que coordenava a segurança do Hangar e ao mesmo prestava serviços de segurança aos eventos do hangar, através de sua empresa? Sem dúvida um belo curriculo.

MÁRCIO FERNANDO BARROS disse...

Caro Sr. Augusto Barata, observando os princípios da ética profissional e de meu direito de resposta, só tenho a dizer que realmente me preparei a vida inteira para ser um profissional dedicado e qualificado, compromissado com a Polícia Militar e com minhas funções que exerci não somente na PM e no Exército Brasileiro, mas também na Organização das Nações Unidas, Moçambique, onde tive o privilégio de integrar a Força Policial na Operação de Paz da ONU naquele país; em diversas unidades da PM dentre elas a COE - Companhia de Operações Especiais e no Batalhão de Choque. Nos últimos anos me dediquei, desde 2002 a terminar meus estudos superiores , tendo cursado uma gama de treinamentos e cursos em segurança, pública e privada, sou especialista nos dois temas, inclusive com cursos em outros países. Fui coordenador e professor de cursos superiores de segurança em faculdades de Belém, assim como ainda sou professor de cursos de formação de vigilantes, como outros colegas da PM, Polícia Civil e Guarda Municipal, esta última atividade que conquistei com preparo profissional e depois de ser aprovado em teste de credenciamento da Polícia Federal, como Instrutor de tiro do SINARM; ressalto que nosso estatuto dos policiais militares permite a atividade de magistério, o que sempre fiz desde Tenente. Quanto ao HANGAR Centro de Convenções, estava à disposição da casa Militar, por três anos, responsável pela segurança daquele centro, onde várias autoridades se fazem presentes diariamente em eventos do governo; a segurança do HANGAR é realizada por empresas de segurança legalmente contratadas e nunca fui responsável nem gestor de contratos, tampouco possuo qualquer ligação com alguma empresa de segurança, pode pesquisar junto à DELESP / Polícia Federal. Fui sim, Consultor e depois Diretor de Operações da empresa FIEL Vigilância e Transporte de valores, porém estava de licença sem vencimentos da Polícia Militar, não tinha vínculo naquele momento com a Segurança Pública, foi uma opção minha, para realização profissional; quanto à denúncias de que teria me associado com criminosos (bicheiros e empresários fraudulentos), não condizem com a verdade, pois nunca fui processado nem condenado por qualquer tipo de associação criminosa. Gozo de conceito positivo no meio da segurança pública e segurança privada, pelo esforço incessante em minha qualificação e porque por onde passo sou respeitado pelo meu trabalho, não tenho patrimônio incompatível com minha renda, nem me locupleto do dinheiro público. Farei meu trabalho na Inteligência da PM em favor da sociedade e do Governo do Estado, buscando pautar minhas ações na ética, no profissionalismo e na responsabilidade.
Certo de vossa compreensão, a quem dispenso toda admiração.
Atenciosamente


MÁRCIO FERNANDO BARROS - Tenente Coronel PM, Especialista em Gestão Estratégica de Defesa Social, Gestor e Especialista em Segurança Empresarial.

Anônimo disse...

Como é que é isso? Empresa privada d um funcionário público?

Anônimo disse...

Esse cara pensa que a gente é leso!
1 - O que tem haver o fato de um lugar como o hangar ser frequentado por autoridades, que têm sua própria segurança e um oficial da PM está trabalhando nesse lugar, a serviço de uma OS?
2 - Ele não seria tão burro de ter empresa de segurança em seu nome. Mas porque no Hangar, o cliente que aluga o espaço é obrigado a contratar a empresa que o tal major Fernando quer para fazer a segurança de seu evento?