quinta-feira, 22 de abril de 2010

BANCÁRIOS – O blog e os reparos indispensáveis

Errei e lamento sinceramente ter errado ao repercutir a versão sobre o suposto vínculo funcional de Maria Jesus Demétrio Gaia, diretora de Comunicação Social do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, com a Sespa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública. Do ponto de vista estritamente formal inexiste, realmente, qualquer vínculo da dirigente sindical com a Sespa. Do ponto de vista estritamente formal, repita-se.
Mas do ponto de vista político é público e notório que, liberada pela Caixa Econômica para exercer seu mandato sindical, Maria Gaia foi designada pelo comando da DS para articular as ações da facção petista na Sespa. O que ela já admitiu em um tenso diálogo, com pelo menos uma pessoa, inclusive jactando-se de que não há como provar, legalmente, ter sido designada para articular as ações políticas da DS na Sespa, em detrimento de suas atividades como dirigente sindical, razão do seu desgaste na categoria dos bancários.
Se tiver caráter, se efetivamente prezar a verdade e cultivar a ética, como afirma fazê-lo, Maria Gaia admitirá que, por injunções político-partidárias, relegou a um plano secundário suas responsabilidades como dirigente sindical, justificativa para sua liberação pela Caixa Econômica Federal.
A respeito do blog estar supostamente atrelado à oposição, trata-se de uma colossal sandice, que ofende a inteligência, ao resvalar para o maniqueísmo stalinista do bem e do mal. Este blog permanece aberto ao contraditório, como evidencia a preocupação de contemplar, sem restrições, o democrático exercício do direito de resposta, tal qual se dá, agora mesmo, com a própria Maria Gaia. O que ocorre, em realidade, é que este blog preocupa-se em evidenciar a inocultável tentativa de partidarização do Sindicato dos Bancários, em tudo e por tudo execrável, venha de onde vier. Sobre os juízos de valor da jovem senhora, devo salientar que despidos de caráter são todos aqueles que patrocinam e/ou coonestam o aparelhamento da máquina administrativa pública e de entidades sindicais, uma prática claramente cara aos petralhas da DS, como evidenciam o governo Ana Júlia Carepa e a atual diretoria do Sindicato dos Bancários.
Quanto ao desfecho da eleição do Sindicato dos Bancários, trata-se de uma questão de consumo interno da categoria. Se bem que a prática, que é efetivamente o critério da verdade, sinaliza que nem sempre a situação manter o poder traduz discernimento político do eleitorado. Nos tempos da ditadura militar, por exemplo, a Arena, a Aliança Renovadora Nacional, legenda de sustentação parlamentar do regime dos generais, chegou a ser definida como “o maior partido do Ocidente”, no rastro da pororoca de votos circunstancialmente obtidos. Para sermos mais atuais, convém recordar que o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu, valendo-se do uso da máquina administrativa municipal e do poder econômico, foi reeleito, inclusive com a ajuda do governo Ana Júlia Carepa, a despeito da desastrosa administração que protagoniza e tanto penaliza nossa sofrida cidade. Sem esquecer o governo Lula, comparado com o qual o ex-presidente Fernando Collor de Mello emerge como Madre Teresa de Calcutá.
É só!

6 comentários :

Anônimo disse...

Barata, muito bem! Você mostrou porque é tão respeitado pelas pessoas mais lúcidas e sérias deste estado. Claro que esses petralhas estão totalmemnte atrelados ao governo estadual. Os bancários é que perdem com isso. Mas parece que a coisa está mudando hein?! Eles estão é APAVORADOS com essa eleição. E é só uma mostra do que vai acontecer em outubro.

Anônimo disse...

Mais de 80% da população brasileira aprova o governo do presidente Lula. Compará-lo com Collor, como se este fosse melhor, é uma sandice. Tu estás, barata tonta, com cara de religiosa arrependida depois da retratação.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkk, ei anônimo das 02 00, me poupe. Barata, tu deve tá caducando, essa da Marília Gabriela tu pegou pesado e essa notícia da bancária que estaria na sespa também foi uma bola fora, tu tá te superando.

Anônimo disse...

Barata, você foi traído pelo adesismo "gratuito" à chapa 2. No afã de detonar os membros da chapa da situação, creditou o denucismo desesperado da chapa 2....

Anônimo disse...

16:24, tu deves estar em Marte, tu não sabes o que estás falando. Olha os acordos coletivos não cumpridos nos bancos, a proteção as direções dos bancos, a âusência do sindicato nos bancos, a falta de denúncias contra os malefícios que sofremos e outros mais.
Infelizmente não qeremos mais este tipo de sindicato. Sindicato tem que denunciar, pressionar e defender os empregados e não os nossos empregadores.

Anônimo disse...

Barata tu esta sendo engana por esta moça que se diz apta a disputar as eleiçoes bancarias pela chapa 2,primeiro procure a chegar as informaçoes que ela lhe passa e tome cuidado com ela