segunda-feira, 26 de abril de 2010

BANCÁRIOS – As falácias da situação

Um comentário supostamente anônimo, mas com as claras digitais dos petralhas e pontuado por um cinismo capaz de corar anêmico, tenta justificar as recorrentes estripulias da comissão eleitoral do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, que sugerem propósitos nada edificantes. Depois de descartar a elaboração de um regimento eleitoral e designar uma comissão apuradora toda ela integrada por militantes da CUT, a Central Única dos Trabalhadores - que apóia publicamente a chapa 1, da situação -, a comissão eleitoral tenta, em vão, justificar o injustificável.
Alegar que os estatutos do sindicato disciplinam detalhadamente o processo eleitoral, o que dispensaria a constituição de um regimento eleitoral, soa a escárnio. Os estatutos habitualmente disciplinam generalidades, mas ainda que inusitadamente possam descer a detalhes, não dispensam um regimento eleitoral, este sim capaz de preservar a lisura do pleito e evitar casuísmos. Tal qual o que se verifica na atual eleição do Sindicato dos Bancários, na qual a comissão apuradora é toda ela monopolizada por declarados eleitores da chapa 1, da situação. Trata-se de uma aberração que compromete aquele mínimo de isenção, só possível de preservar com o pluralismo indispensável a uma instância a qual cabe dirimir controvérsias previsíveis, diante de propostas e idiossincrasias conflitantes.
Se a chapa 2, Sindicato Livre é dos Bancários, de oposição, for vitoriosa, menos mal. Mas se das urnas emergir vitoriosa a chapa 2, da situação, esta assumirá o comando do sindicato politicamente debilitada, porque com sua credibilidade esfarinhada, ao ser beneficiária de métodos escusos, dignos dos cúmplices retroativos da ditadura militar. E com a credibilidade esfarinhada, a nova diretoria estará incoercivelmente condenada a ser refém dos banqueiros e dos inquilinos do poder. Sem forças para viabilizar as justas reivindicações da categoria.

7 comentários :

Anônimo disse...

Barata, tá na hora de tomares conhecimento dos estatutos dos bancários. Um estatuto que reflete o alto grau de organização da categoria, uma das únicas que conquistou uma convenção coletiva nacional a partir de uma campanha de mobilização unificada a nível nacional. Não digas bobagens, pois se continuares assim, vais se impregnar com o divisionismo e autoritarismo dos troscos, rrepresentados nessa chapa 2 pelos militantes do PSTU e ConLutas!!

No mais, diga para Kátia, a tua protegida e queridinha da chapa 2, que quando ela esteve na direção do sindicato foi eleita num processo eleitoral justamente por esse mesmo estatuto. Isso vale também para os frustados Marlos (ex-DS, que usava o mandato na direção do SEEB para estudar, colcuir seus estudos de pós graduação em detrimento de mobilizar e lutar ao lado dos bancários do BASA) e Igor, também ex-DS, que em que pese suas dificuldades pessoais fruto de um acidente, também esteve ausente da mobilizxação da categoria, principalmente do Basa - onde é originário. LÁ FOI DEMOCRÁTICO, LEGÍTIMO E JUSTO. Agora, é fraude, golpe, etc. e tal..... Para chapa 2, um peso e duas medidas. VAI SER FALSO ASSIM NA CONCHICHINA DO CARA....@@!!!!!!!@@@@

nelson marzullo disse...

Conheço muito bem os componentes da Chapa 1, verdade número um: em momento algum o sindicato dos bancários priorizaram o poder judiciário, por causa disso fizeram os piores acordos salariais da história do BASA e do BANPARÁ, vale lembrar, sobre o BASA, durante quase uma década, optaram pelo um mísero abono salarial em detrimento do possível reajuste de salário (época do Alexandre como presidente); sobre o BANPARÁ aprovaram redução de salários (época da Vera Paulone como presidente), sucatearam o movimento sindical partidarizando-o, tanto que hoje vive a reboque do Governo do Estado, como podemos definir esse tipo de submissão : PELEGUISMO; isto é a Chapa 1 por atender os ditames políticos do Governo Estadual (ANAJÚLIA)se transforma num braço sindical institucionalizado, então, devemos chamar os componentes da Chapa 1 de PELEGOS. E a Chapa 2 (mudança) é a nova cara da oposição, essa sim, defende os bancários. Sobre os estatutos ou regimento eleitoral, é natural que venham ser refeitos pois já se passaram mais de 17 anos, colaborei na feitura do primeiro regimento eleitoral após a era LEVY, agora, uma comissão eleitoral formada por apenas "apoiadores" da Chapa 1 acha desnecessário, comissão esta formada por membros da CUT (braço sindical do PT e dos Governos Estadual e Federal) que saudades da CUT lutadora e defensora dos direitos dos trabalhadores, que saudade!!!
a)Nelson Marzullo ex-bancário do BB

Anônimo disse...

É triste ser petralha hein??? falam, falam, mentem e caluniam, mas nada dizem, nada provam, só gritam... é triste...

O que eles não dizem é que passam por cima, atropelam, abusam do poder e só dão tiro no pé, como nessa decisão absurda de proibir os bancários do Banpará de fazer política dentro do banco... putzzzzzzzz... seria até cômico, se não fosse trágico!

Anônimo disse...

BARATA, SABE QUE ELES, ESSES PETRALHAS DA TAL DS, SÃO TÃO DEMOCRÁTICOS, MAS TÃO DEMOCRÁTICOS QUE PUBLICARAM NO SITE DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS SÓ A CARTA DA GAIA, MAS NÃO A SUA RESPOSTA E MUITO MENOS A RESPOSTA DA CHAPA 2.
POIS É... AQUI ELES TIVERAM ESPAÇO, MAS LÁ ELES NÃO DÃO O MÍNIMO ESPAÇO... Ô DEMOCRACIA ESSA HEIN??!! É SEMPRE ASSIM COM ESSA DS!

Anônimo disse...

Marzullo, devias se preocupar mais com a tua situação na CDP....... porque do movimento bancário está muito desatualizado .......
Só para refrescar tua memória: em toda a história do funcionalismo do Banpará, foi o movimento coordenado pela contraf-cut, fetec-cn-cut e seeb-pa_ap que acordaram via ACT, recentemente, as maiores conquistas da categoria. É por isso que no Banpará é chapa 1, para desespero da Kátia.

Anônimo disse...

Marzullo,

Será que tu esqueceste de quem compôs o movimento de oposição bancária???? Aquele para tirar o Levy???? Pergunto isso porque parece que você era parte ativa e única no processo.

Quanto aos abonos, eles não são referência desde 2004... de lá para cá sempre tivemos reajustes que ao menos recompunham a inflação...

Não atente contra a nossa organização, que é modelo nacional, afinal, quantas categorias se organizam nacionalmente mediante acordo coletivo???? Sabes dizer??? Alguma do CONLUTAS ou algo que o valha????

Vai pesquisar e estudar antes de vomitar ignorância...

Quer passado, vai pro RUBI SAUDADE!!!!

Anônimo disse...

È meu amigo trablho em umas dessas lojas e sinceramente vou confessar!!! O trabalho é escravo meesssmoo...tanto que vc faz de melhor pra tentar melhorar aquilo que faltou não esta bom, sempre quando chega um tal de CHARLES um pequeno tikinho de amarra jegue todo mundo traca a bunda todos obedecem ate parecem um bando de capachos pau mandados...ééé antes era de MULHER PRA MULHER MARISA NÉ, AGORA É: MARISA SEUS DIAS ESTA NAS MÃOS DAS JUIZAS KKKKKKKKKKKKKKK