quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

PERDA – A homenagem da UNE a Neuton Miranda

O blog recebeu, e reproduz com o destaque que o homenageado merece, a manifestação pública de pesar da UNE, a União Nacional dos Estudantes, a propósito da morte de Neuton Miranda, presidente regional e militante histórico do PC do B, e que também estava à frente da Superintendência do Patrimônio da União do Pará.

UNE DE LUTO: MORREU NEUTON MIRANDA

Os últimos dias foram de imensa tristeza e luto para o povo do Pará. Aproximadamente às 23 horas do último sábado falecia Neuton Miranda, vítima de um enfarto enquanto distribuía títulos de terra para ribeirinhos da cidade de Belterra (PA), a serviço da Gerência Regional do Patrimônio da União.

O falecimento de Neuton é uma perda irreparável não só para os militantes do PC do B, partido do qual era presidente no Pará, mas sim para toda a sociedade brasileira e mais intensamente para aqueles partidos e movimentos que tem em suas raízes a identificação com as causas dos trabalhadores.

A nossa nação perdeu um valoroso cidadão e a esquerda brasileira terá que seguir caminho na ausência de seu mestre determinado e inconteste líder. A União Nacional dos Estudantes, entidade que durante seus mais de 72 anos de história sempre esteve presente nas lutas populares, se sente no dever de prestar a última homenagem a este grande lutador do povo que foi Neuton Miranda.

Foi quando assumiu a tarefa de ser vice presidente da UNE na gestão encabeçada pelo valoroso Honestino Guimarães, até hoje desaparecido por ousar enfrentar o regime de exceção, que a história de Neuton se cruzou com a história da UNE em um dos momentos mais decisivos da luta política, momento em que os estudantes se mobilizavam no país inteiro para resistir à atroz ditadura que usurpou dos brasileiros a oportunidade de viver em uma sociedade com o mínimo de legalidade democrática. Mesmo na clandestinidade o camarada “Viet” (codinome clandestino) não se eximiu de ajudar a construir a nossa entidade, escrevendo seu nome na história da resistência estudantil.

Todas as dificuldades impostas pela vida foram sempre superadas de forma coerente e sábia por este grande militante. Sua vida foi marcada pelo vigor revolucionário dos justos e pela valentia de um guerreiro que morre sem nunca ter baixado a cabeça ou estremecido em suas convicções nos momentos em que era atacado pelas elites e pelos oligarcas aos quais combatia.

É por isso que a União Nacional dos Estudantes também chora a morte de Neuton Miranda e ao mesmo tempo conclama todos os estudantes a manterem a sua luta, pois seu exemplo de vida engrandece a rebeldia da juventude e dignifica a honra e a glória daqueles que bravamente fizeram a opção de cerrar fileira ao lado das lutas do povo.

A UNE lamenta a grande perda na certeza de que as lembranças do nosso ex-vice presidente, que hoje nos fazem chorar, desde já nos impõem o dever de continuar seu legado, imbuídos da mesma convicção inabalável que lhe caracterizou em vida.

O homem se foi, mas sua biografia e seus ideais continuarão eternamente a embalar os sonhos daqueles em cujos corações ainda arde a chama revolucionária do socialismo e a certeza de que só a luta muda a vida.

Neuton Miranda, presente!


Fausto Bulcão Neto.
Vice-presidente PA/AP da UNE
.
www.unemaisforte.blogspot.com

Um comentário :

Anônimo disse...

ESSE PIRRALHO NEM CONHECIA O NEUTON, NEM O PCDOB, ELE FOI VENDIDO DA DS, PARA O PT PRA VALER E PAROU AÍ NO PCDOB. ESPERO QUE FIQUEM BEM LONGE DA POLÍTICA. COBRAS CRIADAS.