segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CENSURA – A solidariedade dos blogueiros

Registro também as manifestações de solidariedade de Lord, de Santo André (SP), Jurema Cappelletti, do Rio de Janeiro, e Wellington de Mello e Silva Junior, de Belém, todos também blogueiros, diante da censura judicial determinada pela juíza Luana de Nazareth Santalices, da 1ª Vara do Juizado Especial Civil.

Lord, em seu blog, Cara Nova no Congresso (http://caranovanocongresso.blogspot.com/), noticia a censura ao Blog do Barata e exorta a um movimento de resistência dos blogueiros, diante das tentativas de cerceamento da liberdade de expressão. Sob o título “Proposta aos blogueiros. Urgente”, Lord proclama:

“A censura esta crescendo e tudo indica que neste ano de 2010 ela sera intensa, ja que teremos uma das eleiçoes mais sujas da historia do pais. Blogueiros estao sendo perseguidos com açoes na justiça para calar a boca.

“Esta na hora de criarmos uma rede de blogs, nos linkando uns aos outros, e oferecendo suporte contra a censura.

“Teriamos como funçao principal, replicar em todos os blogs os textos que estao sendo censurados. Se a cada censura fizermos isso, eles concluiram que censurar sera o pior caminho. Nao acredito que eles suspendam todos os blogs. Seria um grande problema para a justiça.

“Se nao tomarmos uma atitude organizada, seremos os proximos. E pior, aos poucos a censura tomara conta de todos blogueiros.

“Vamos nos organizar. Passou da hora!!!”

A propósito da censura a este blog, assim se manifestou, por e-mail, Jurema Cappelletti, a Ju, que mantém o blog Brava Gente Brasileira (http://bravagentebrasileira.ning.com/profile/JuremaCappelletti?xg_source=activity) :

“Augusto, parece que as pessoas ainda não perceberam como a censura está crescendo contra o NOSSO DIREITO DE CONTESTAR em nossos blogs.

“Por isso, larguei outros temas de lado e meu assunto hoje é a censura. Estou fazendo um apanhado de outros blogs, como o seu, para divulgar.

“É ISSO QUE TEMOS QUE FAZER. NOS UNIR, PORQUE NÃO PODEM FECHAR TODOS OS BLOGS. Dá uma olhada na sugestão no Cara Nova no Congresso.

“Um abraço, Ju

Em editorial, no seu blog Notícias Cabana (http://noticiascabana.blogspot.com/) , Wellington de Mello e Silva Junior enfatiza:

“Tenho acompanhado o jornalista Augusto Barata, proprietário do Blog do Barata, fazer a denuncia de nepotismo envolvendo o atual diretor do Detran/PA e uma apadrinhada, apresentando no ensejo provas documentais do fato.O tal diretor que todos conhecem é na verdade sobrinho de um deputado estadual e ambos são pastores de uma igreja evangélica.”, acentua Wellington de Mello e Silva Junior. E acrescenta: “Na verdade em momento algum, o jornalista se mostrou depreciativo sobre a conduta do dito deputado, até porque tudo o que foi noticiado é a mais pura verdade.”

Nenhum comentário :