sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

IMPRENSA – Circulação de jornais cai 3,5%

De acordo com o IVC, o Instituto Verificador de Circulação, a crise econômica de 2009 também atingiu o mercado brasileiro de jornais. Segundo os dados divulgados pelo IVC, a queda foi de 3,5% no último ano, em relação a 2008. Em 2009, circularam em média 4.200.743 exemplares de jornais por dia, enquanto no ano de 2008 o volume era de 4.351.400. O instituto analisou os números de 101 títulos filiados à entidade.
A revelação é do site Comunique-se (http://www.comunique-se.com.br/) , em matéria veiculada nesta quinta-feira, 11, e abaixo transcrita.

Circulação de jornais cai 3,5% em 2009, aponta IVC

Izabela Vasconcelos, de São Paulo

A crise econômica de 2009 também atingiu o mercado brasileiro de jornais. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) nesta quinta-feira (11/02), a queda foi de 3,5% no último ano, em relação a 2008. Em 2009, circularam em média 4.200.743 exemplares de jornais por dia, enquanto no ano de 2008 o volume era de 4.351.400. O instituto analisou os números de 101 títulos filiados à entidade.
Ao comparar apenas os veículos existentes em 2008 (94 jornais), a queda na circulação foi de 4,7%. Em dezembro, a redução ficou em 3%, um índice de recuperação no final do ano.
O presidente do IVC, Pedro Martins Silva, acredita que a queda é resultado da crise econômica mundial enfrentada em 2009."O movimento que abalou vários setores da economia também afetou o segmento de jornais e o impacto foi mais forte nos primeiros seis meses de 2009. Com o arrefecimento da crise, o setor começou a recuperar-se e, em dezembro, a retração era de 2%", explica.
Para o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), a queda já era esperada. “Sem dúvida foi decorrente da crise, basta ver o que aconteceu na indústria brasileira, com queda de 7%. Isso já era esperado”.
Pedreira acredita na recuperação do mercado e enfatizou o crescimento dos últimos anos no setor, que em 2008 chegou a 8%. “Vínhamos com um crescimento muito forte, decorrente de uma situação específica do Brasil, e pelo aumento dos jornais populares. Agora vamos nos recuperar dessa queda. É difícil imaginar que será nos mesmos níveis de antes da crise, mas vamos conseguir recuperar”, declarou.

2 comentários :

Anônimo disse...

os donos de jornais daqui, em vez de se unirem para buscar estrategias e superar a crise, o que fazem? só faltam se matarem. Provincianismo insuperavel.Mais do que a crise.
Lucia

Anônimo disse...

Éu tô nem aí, enqunato ouver blog eu tô c....pro resto.