terça-feira, 20 de outubro de 2009

DESGOVERNO – A crise é de competência

PAGU*

A discussão orçamentária tem estado constantemente em evidência, pois o Legislativo Estadual está em “pé de guerra” com o Executivo petista pelo quinhão que lhe diz respeito. Além disso, todos estão vivenciando um sucateamento dos órgãos estaduais, face a justificativa que a crise econômica mundial afetou a arrecadação.
A governadora alega que não pode sofrer sozinha os efeitos da crise. O Legislativo diz que a alegação é inverídica, pois o Executivo tem a obrigação legal de fazer os repasses, que não estão discutindo valores e sim percentuais estipulados na legislação, e que o governo do Estado não cumpre a lei. O Legislativo tem razão ao argumentar que existe um percentual da receita que lhe é devido, sendo previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.
No entanto, não estou aqui para defender nenhum dos poderes, pois ambos são constantes exemplos de improbidades. Comecei relatando a celeuma entre os dois para demonstrar a que ponto a gestão petista chegou, ao “dever” para o Legislativo.
A falta de dinheiro nada mais é do que resultado da incompetência daqueles que deveriam administrar os recursos e não o fizeram de maneira satisfatória.
O governo do Estado do Pará gastou, mais gastou muito, em 2007 e 2008. Consumiu mais do que devia, e agora está sofrendo as conseqüências. E junto com eles os servidores públicos e a sociedade civil que precisa dos serviços.
A questão é que esse dinheiro foi gasto irresponsavelmente, com, festival de diárias e projetos inacabados como o PTP (Planejamento Territorial Participativo), dois dos exemplos clássicos. É muito dinheiro “pelo ralo”, sem resultados concretos. A sociedade é punida pela desorganização do governo, o chamado “desgoverno”.
A falta de, digamos, “entrosamento” entre Sefa (Secretaria de Estado da Fazenda) e Sepof (Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças) é a maior causa deste “rombo”, pois em 2007, quando toda imprensa só falava em “crise”, não se observou nenhuma medida preventiva do governo estadual com intuito de contenção de despesas.
Em 2007 e 2008 a Sepof continuou liberando as cotas orçamentárias, que tratam exatamente dos créditos destinados aos órgãos para efetuar suas despesas. Ou seja, de posse desses créditos os órgãos podem emitir uma nota de empenho (como se fosse um cheque pré-datado) para o fornecedor. É bom dizer que caso esses órgãos não executem as cotas que lhe são destinadas, seus gestores são vistos como péssimos administradores.
A Sefa que já não ia “bem das pernas”, e é o órgão responsável em repassar o financeiro, ou seja, “a grana”, simplesmente, em meados de setembro de 2008, deixou de liberar os recursos. No entanto, a Sepof continuou liberando créditos, ou seja, se formou o verdadeiro ciclo vicioso, “muito crédito e pouco dinheiro”. Quando se deram conta do bolo, as dívidas já somavam um montante faraônico.
Em abril deste ano teve-se o primeiro decreto sinalizando medidas de contenção de despesas. Verifica-se, então, que a crise começou em 2007 e somente em 2009 tivemos uma determinação clara do governo estadual acerca da necessidade de redução de gastos, sendo que, como sempre, a corda arrebenta no lado do mais fraco. O maior penalizado por tais medidas foi o servidor público mais humilde, que teve GTI, a Gratificação de Tempo Integral, e horas extras cortadas. Tais vantagens elevavam seu vencimento base, de um salário mínimo.
E assim se formou este imbróglio, que é o caos vivenciado hoje no Executivo estadual, POR PURA INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA, prejudicando inúmeros servidores públicos, além da população em geral, que fica sem a adequada prestação dos serviços.
POBRE PARÁ, TERRA DE DIREITOS VIOLADOS!

* Pagu é uma colaboradora anônima do blog

10 comentários :

Anônimo disse...

Olhem a foto do diário do Pará de hj, em que o ministro Tarso Genro lança o PRONASCI em Belém. Olha a cara da SUELY ao lado do Puty, quem conhece a Suely, faz a seguinte leitura pela a foto.

1- as relações não estão muito boa entre ela e a cúpula da DS
2- ela ainda não engoliu a candidatura do Puty a federal em detrimento a dela.
3- ela vai se matar para se eleger dep. estadual e depois vai dar o troco, especificamente para o Puty
4- ela vai fazer corpo mole com a candidatura do Puty.
5- não vai pedir voto para o Puty, vai liberar seus eleitores para votar em quem quiser para federal.

Esse quadro que esta se configurando ameaça a eleição do Chefe da casa civil, pois do seu grupo as candidaturas de peso são o a Suely e o Edilson Moura que também não estar satisfeito com o Puty, pois o mesmo anda construindo candidaturas a estadual nas suas bases eleitorais.
Isso ainda vai dá muita porrada, por incrível que pareça sabe quem vai decidir isto, vai ser a Governadora. ANOTEM AÌ!

Anônimo disse...

Hum, deixe me ver: "Terra de direitos Negados". Esta não é aquela velha frase batida e pisada do povo "DemoPssol"?. Por falar nisso, o Aldenor Júnior já se limpou daquele "caso" das Docas?

blog do joão prado disse...

Hum, deixe me ver: "Terra de direitos Negados". Esta não é aquela velha frase batida e pisada do povo "DemoPssol"?. Por falar nisso, o Aldenor Júnior já se limpou daquele "caso" das Docas?

Anônimo disse...

Caro Barata,

A Pagu falou tudo,só nos resta rezar pra passar répido e PT NUNCA MAIS!

Design Ambiental disse...

Senhores... não aguento mais tanta hipocrisia... olha só...
vencimento = R$ 488,25 para nível médio.
Agora me respondam... da pra ser proativo nessa Casa?
... da pra tentar implementar melhorias na cASA do lEGISLATIVO?
Heim?
Quando se tentar fazer algo de bom, não pode porque fulano é de um partido e ciclano é de outro.
Além de todo esse submundo underground somos enganados por um PCS que se transformou em PLANO DE CORTES DE SALÁRIOS.
Porque existe gente que não faz nada e ganha mais de 20.000 enquanto eu penso, faço e ganho esse vômito????
Outra pergunta meus senhores...
Como se explica a existencia consolidada de inúmeros sindicatos pelas ALs do Brasil enquanto aqui... apenas um silêncio sepulcral...
Legal né?
Bacana!
Vcs sabem o que é Greve Branca????
Vcs sabem o que é Sindicato???
Não?!
Então vamos nos informar, nos mobilizar, nos unir e exigir nossos direitos.
Vou dar mais um voto de crédito aos efetivos desta Casa. Quero acreditar que antes do fim deste ano se formará um Sindicato dos Servidores, mas... depende dos Servidores...
Se ninguém se mexer, aplaudo de pé o Sr. Juju, pois se tornou um excelente manipulador de massa, tira e tudo mundo fica quietinho...
E vcs? Que vão fazer?
Se mexer, ou se meter na confortável toca?

Anônimo disse...

Esse é o "Governo do Povo", veja a SEAD, um caos, você dorme nomeada com DAS e acorda sem, os TI aos poucos estão voltando agora para a os que fazem parte da panelinha do GERSON PERES E WILSON FIGUEREDO (mais conhecido como ODORICO PARAGUASSU) e a Secretaria continua no mesmo, os funcionários da Casa todos desestimulados, a Governadora abriu esse emprestimos do BANPARÁ, depois tira a TI dos funcionários e logo todos endividados, e os DAS tudo da mesma maneira, só mexem com os da Casa e os que pouco ganham. ESSE É O GOVERNO DO POVO, votem nela de novo, REELEJAM. O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.

Anônimo disse...

Então! Depois de quase apanhar do Ademir Andrade, o Andre que era Coordenador da CGOV, saiu do Partido e se vendeu para o PP, e que será que ele ganhou? Agora esta como Diretor da DAF, esse é o Governo do Povo (isso tudo gente acontece na SEAD), ele agora esta conseguindo a volta dos TI somente para a turminha dele, e com os da Casa ele esta fazendo de Gato e Sapato, imagina se ele não fosse concursado, mais eu como funcionária antiga já vi muita coisa na SEAD, de gente por cima e hoje bem embaixo ate porque o Mundo é bem redondo, e aqui se faz aqui se paga, um moleque desse, querendo colocar banca, o que ele deveria fazer junto com o Wilson Modesto(ODORICO PARAGUASSU) e ver se ajeita a Secretaria que continua um caos, aos poucos nada se tem para fazer. Vamos lá gente tentar fazer alguma coisa por nós e acabar com essa safadeza de PARTIDO, que eles só pensam nele e se vedem muito fácil. Não ver o ANDRÉ, que exemplo de funcionário, mais para ele já se viu que para subir faz tudo ate se vender para Partido e atingindo os da casa que querem realmente trabalhar, fazer alguma coisa pela SEAD, se é que ainda dá tempo. FORA GERSON PERES E SUA TURMA. QUE GOVERNO DE VERGONHA.

Anônimo disse...

Ora, amigos. O que André fez e faz, é o sabor do poder. Por que todos nós da SEAD não nos filiamos ao PP. Se isso ocorrer, estaremos todos felizes. É isso, falemos com o Wilson Desmodesto Empregador de Parentes que a gente quer um pedaço do bolo. Ilusões a parte, o processo é irreversível, a SEAD está cheia de puxa saco. Rozenir, Heloína. Bando de baba ovo. Parem de falar mal dos outros e venham pro batente. Há de ser dito uma coisa. A DONANA não ganha nem pra síndico de prédio se Deus quiser e vamos ver quem vai babar o ovo. Não se queimem por esses incomPTentes do Odorico Paraguassu Rolando Lero, Edilson da SEGOV e outros. Sejam humildes e neutros. Isso passa. Já dei o aviso.

Anônimo disse...

Mas com certeza não iremos nos filiar a Partido nenhum, o que será no futuro bem próximo de André(Diretor da Administrativo Financeiro da SEAD) que ate agora só esta querendo ajeitar para a turminha dele (IRIS, LORENA, NÁDIA E FERNANDA) e dos baba ovo (esta guardado),pois em vez deles estarem babando e se vendendo, deveriam consertar os banheiros da SEAD e fazer alguma coisa pelos Funcionários da Casa, em vez de estarem colocando os parentes e sendo DEMAGOGO, atá na missa do Círio(falsidade) em plenos mês de solidariedade, apresentando a família, quando na realidade deveria dizer quantos da família ele colocou na SEAD, enquanto esses cargos deveriam ser ocupados pelos efetivos da SEAD, o que é deles esta guardado a DONANA não se elege nem reelege para nada e talvez quem sabia não seja melhor ficarmos fora desse governo, sem DAS para não sujarmos a nossa Ficha Funcional, pois o que há de SUJEIRA nesse governo nunca tinha visto igual, a SEAD no fundo do poço, nada se faz, tudo parado, e fora DAS para um funcionário para Serviços Particulares do WILSON MODESTO(ODORICO PARAGUASSU). Esse é o Governo do Povo, Povo esse que só se da bem quem se VENDE e PUXA MUITO O SACO.

Anônimo disse...

Barata gostaria que você iniciasse no seu Blog com a SEAD, porque assim poderíamos colocar as safadezas dentro dessa Secretaria, pois estamos aproveitando outros espaços como esse de "DESGOVERNO" para os caos da mesma.