terça-feira, 29 de setembro de 2009

PETRALHAS – Um motorista, por favor!

44 comentários :

Ghyslaine Cunha disse...

Ontém vivi uma experiência das mais dolorosas em minha vida. Mais ou menos às 18h, estava voltando para casa, dirigindo meu velho palio, acompanhada da Rosângela, uma colega de trabalho, quando nos deparamos com um enorme engarrafamento na Av. Senador Lemos, na altura da Unama. Decidi desviar o caminho por um atalho que cruza um canal chamado São Joaquim. Tão logo entrei no canal, um grupo de mais ou menos 20 crianças que aparentavam ter entre 8 e 14 anos, três deles armados, bloquearam a pista, gritando e avançando sobre o carro.
Parei o carro e eles nos cercaram ameaçando atirar. As janelas estavam fechadas, e eles batiam com socos o carro inteiro.
Havia muitos moradores assistindo a tudo. Rapidamente pedi à Rosângela, que abrisse a porta dela e entregasse nossas bolsas que estavam no banco traseiro. Então eles pegaram as bolsas e saíram correndo, adentrando uma passagem de onde tinham saído, por nome Santa Rosa.
Pedi que ela fechasse a porta e segui em frente, dirigindo atordoada, sem rumo, até que, cerca de 1km após, parei próximo a um grupo de 5 policiais militares e pedi ajuda, explicando o ocorrido. Um deles chamou ajuda pelo rádio e dois deles entraram no meu carro e voltamos ao local.
Quando lá cheguei, já havia 2 viaturas da Polícia Militar. Os policiais estavam assistindo ao assalto em dois celulares de moradores que haviam filmado tudo.
Em poucos minutos, tudo se dispersou. Os moradores nada disseram. Os policiais nos aconselharam a irmos à delegacia seccional da Sacramenta registrar um boletim de ocorrência. E foi o que fizemos. Mesmo atordoada e nervosa dirigi até à seccional da sacramenta e registrei o BO.
Nas bolsas havia pouco dinheiro, celulares e nossos documentos.
Evidente que teremos contratempos ao ter que tirar todos os documentos de novo. Há o trauma, o medo que fica e que, com o tempo, se equilibra um pouco.
Mas o que mais me doeu, em tudo, foi ver aquelas crianças, a maioria da idade da minha filha que tem 9 anos. São crianças sem nenhuma perspectiva, sem nenhuma orientação, sem futuro na vida, sem vida, sem nada.
Eu fui, por mais de 20 anos militante do velho PT, da ala comunista e sempre acreditei, sempre lutei por justiça, por igualdade na diversidade, pelos direitos humanos. Me afastei a alguns anos de tudo e me concentrei em meu trabalho espiritual interior. Depois de ontem percebo que é preciso aliar esta crença na LUZ, na VIDA a um trabalho diário, obstinado e inadiável pela PAZ, para que a vida se torne menos brutalizada e mais humanizada. Preciso acreditar que ainda há algo a ser feito, Barata. Não posso assistir e viver isso, impassível. Quero ajudar aquelas crianças. São crianças! Quero ajudá-las a encontrar outro caminho de vida, por elas, por minha filha, por todas as crianças, pela vida, enfim. Estou postando este comentário Barata, porque é triste ver que a violência como fruto da miséria crescente é tão mais poderosa que estes falsos poderes que as pessoas e os partidos pensam ter. Enquanto estão se concentrando em seus próprios umbigos, desejos, projetos pessoais, vaidades, mais e mais crianças estão se perdendo envoltas no poder do tráfico, das armas, das drogas... dói demais.
E nada disso a propaganda mostra.
Esta via partidária acabou, de fato. Talvez a sociedade, de outra forma, por outras instituições consiga construir algo novo.
Por favor, se alguém, que leia este blog, ligado a alguma ONG séria, tiver um trabalho de resgate dessas crianças naquele bairro quero ajudar como voluntária.
Muito obrigada. Um abraço.

Anônimo disse...

Barata, ainda não foi publicado as diárias do leomir na viagem oficial do Puty. Portanto as dúvidas: Qual é a responsabilidade do chefe da casa civil pelo veículo (locado ou oficial)na desastrosa viagem, já que a mesma era oficial, conforme publicada no diário oficial? Quer dizer que um servidor público (mesmo um desavergonhado paraquedista DAS) pode designar qualquer pessoa a dirigir veículo à disposição do governo em viagem oficial? O "motorista" Leomir pode requerer via justiça seu direito às diárias? O que fazem o Ministério Publico e Justiça deste Estado?

Anônimo disse...

é isso, continue batendo nesta tecla da viagem "a serviço do governo", em veículo pago pelo Estado, envolvido em assalto a mão armada. esta história ainda não foi toda contada. aí tem coisa.

Anônimo disse...

FALA LEOMIR O QUE TÚ OUVISTES NESSAS VIAGENS, O POVO DO PARÁ QUER SABER! FALA LEOMIR!

Anônimo disse...

posta de novo barata isso e só o começo da novela ainda vem mais coisa.
pedido do ultimo anonimo sobre essa materia lá ta dificil de entrar....

Terça-feira, 1 de Setembro de 2009
SEIR – Assessor rebate denúncia
Recebi e publico, com o merecido destaque, o esclarecimento do jornalista Paulo Jordão, coordenador de comunicação da SEIR, a Secretaria de Estado de Integração Regional, a propósito de uma denúncia, feita neste blog, sobre uma gafe atribuída ao secretário estadual de Integração Regional, André Luís Assunção de Farias. A gafe de Farias teria ocorrido durante uma audiência pública em Moju. Versão que Jordão rebate, esclarecendo:

“Barata, só agora, após chegar de viagem de trabalho, acompanhando as consultas públicas do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável(PDRS) do Tocantins, fiquei sabendo de nota publicada no blog sobre a cerimônia ocorrida em Moju, em que, induzido a erro por internauta mal intensionado, você disse que o secretário André Farias teria cometido uma gafe ao não chamar para a mesa todos os prefeitos que estavam presentes.
“Primeiro, ele não poderia chamar porque não estavam presentes todos os cinco prefeitos, apesar de convidados. Só estavam presentes o prefeito de Moju e a prefeita do Acará. O prefeito do Moju foi chamado para a mesa, porque estava desde a abertura do evento. A prefeita do Acará chegou depois da abertura e depois foi chamada para compor a mesa.
“Gostaria que fizesse esse esclarecimento.
“Paulo Jordão - coordenador de comunicação da SEIR.”

Postado por Augusto Barata às 10:47

Anônimo disse...

Ei Barata posta outro comentário da SEIR. É o debate mais interessante do teu blog...

Anônimo disse...

Para a anonima das 9:56,passava por cima desses pivetes, delinqüentes juvenil,eu sempre falo que se ficar na minha frente...é caixão,eu passo por cima.

Anônimo disse...

ghyslaine, isso e o nosso brasil se transformando em uma grande venezuela.merda de comunistas.

Anônimo disse...

tenho uma sede nesse Puty vou pegar ele em 2010.....enganador, me aguarde.

Anônimo disse...

A EX-PREFEITA DE PONTA DE PEDRAS CONSUELO CASTRO FOI CONDENADA POR DESVIO DE VERBAS
PUBLICA A CONDENAÇÃO BARATA

Anônimo disse...

Aproveito o comentario da Ghyslaine para mandar um recado à Governadora e ao Prefeito :as crianças dormindo no chão,totalmente drogadas nas calçadas da Basílica de Nazaré é sem dúvida uma vergonha para todos os católicos e cidadãos desta Belem.
Vamos pegar um ónibus à noite e recolhe-las para um abrigo onde tenham condiçoes de recuperação.
Esse papo de que elas voltam é negar que existem profissionais qualificados neste governo.

Gente,vcs vão ter filhos,netos ,bisnetos que vão ser engolidos por esses pobres de hoje.
Esperem pra ver.
Não esqueçam os das calçadas da Magalhaes Barata tambem.

Pedro disse...

Barata o Anonimo das 12:32 ta certo. Posta outro comentario da seir. Ta super interessante.

Anônimo disse...

Barata,o que está faltando é a governadora entender que esse pessoal que a assessora é mal intencionado e está a favor da oposição. Não tem compromisso com P... nenhuma!
2010 vem ai!

Anônimo disse...

Barata, publica a carta que a Edilza divulgou no Diógenes e no Espaço Aberto. É bomba.

Anônimo disse...

Desavergonhados, caras-de-pau, esses petistas e neoaliados. Todos se locupletando na farra que se transformou o descarada troca de favores e nepotismo no governo. Num flagrante abuso do poder, transformado o serviço público em extensão da vida privada. E não se vê ninguém fazer nada!
Esses sujeitos deveriam ser exonerados a bem do serviço público e devolver o dinheiro, corrigido, aos cofres do estado.
É por isso que acabou o estoque do óleo de peroba nos supermercados.
O mais dolorido é que aqueles que acreditaram nesse governo de m..., hoje estão inconformados e sem entender que, eram os que mais denunciavam as práticas anti-éticas e de corrupção, mas hoje fazem tudo na maior naturalidade.
Vão estudar e fazer concurso público, parasitas.

Anônimo disse...

Ei Puty, chama a Edilza para dirigir para você!!
Vou dar uma dica passem pelo canal da São Joaquim...

Anônimo disse...

Barata, abre pelo amor de deus uma nova postagem da SEIR... é a mais interessante do teu blog... tem agente 13, batman, superman, marluce vereadora, e andré fantoche...

hehehehehe

Anônimo disse...

Barata, o cara estava fazendo campanha, e continua, no domingo eu o vi passandona na BR em Castanhal vindo em uma HILUX do governo.

Anônimo disse...

comparar cargo e dizer prá edilza ser motorista , ela que nem dirige
é fazer igual a escola de governo
tira uma prof.doutora e coloca um semi analfabeto
além de grosso você é preconceituoso
comcerteza você deve ter mais mérito que ela por estar comparando
né não companheiro?

Anônimo disse...

As crianças estão dormindo nas ruas e ninguem faz nada.
vamos limpar esta cidade que cheira a urina e como Sao Pedro anda ausente ,o fedor é demais.
Os turistas estão chegando e o lixo acumulando.
Vamos ao Mac da Nazaré e resolver o problema das crianças drogadas.
Vamos trabalhar gente.

Anônimo disse...

Anônimo das 12:49. Cuidado.
O PUTY é bem casado.Qual a natureza dessa sua sede? És do ramo?

Anônimo disse...

Tucanetes despeitadas!
Acalmem-se.
E as lambanças de vcs hein?
12 anos de corso sistemático.
O povo quer outro caminho.
Lamento, mas ficarão chupando o dedo outra vez.

Anônimo disse...

tens toda razão das 10.40
o governador será jader barbalho

Anônimo disse...

Nem quando alguém apresenta um debate interessante, uma situação trágica como a que relatou Ghyslaine, esses militantezinhos ridículos baixam do seu pedestal de lama.
Concordo com a Ghyslaine que este poder não passa de ilusão. Que a propaganda é pua enganação e que os partidos políticos não mais apresentam possibilidade de superação das mazelas sociais.
É um ABSURDO crianças estarem armadas assaltando em nossa cidade, em nosso país, e só quem já morreu pra qualquer dignidade nesta vida é que não se aterroriza com isso. Não pode nos parecer normal.
A miséria nunca foi obra do comunismo, mas do capitalismo, anônimo das 12:47.
Finalmente, parabenizo a Ghyslaine que pelo menos quer mudar a situação, ajudando a dar dignidade as crianças que a assaltaram, diferente do anônimo que disse que passaria com o carro em cima.
Será que alguém pode parar e pensar um pouco? Parar e botar a mão na consciência????????

Anônimo disse...

Para Ghyslaine,
Minha filha, por que você não adota um trombadinha?

Anônimo disse...

AO ANÔNIMO DAS 14:14H,PASSARIAS DUAS VEZES POR CIMA E AINDA DAVA A RÉ PARA VER SE TINHAM MORRIDOS,BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO NÃO INTERESSA A IDADE.
MÁS ANTES ELES DO QUE EU...

Anônimo disse...

Caro Barata,

Não ha mais o que denunciar, essa trapalhada aconteceu no topo do poder, metade dos atos do governo não são mais publicados e não se pode mais esperar nada de bom.
Se o chefe age desta maneira, imagine o resto do governo.
PT NUNCA MAIS.

Anônimo disse...

Será que ainda há alguma consciência na política? alguma ética? alguma moral?

Anônimo disse...

Ô das 14:14, "botar a mão na consciência????????", essa gente quer mais é botar a mão na grana do povo, na bufunfa pública. Antes era tudo pobretão de passeata, e como nunca haviam comido melado, agora tão se lambuzando. E a elite burquesa tá rindo à toa.

Clarice disse...

E todos alimentam a violência....... Uns deixam os governos, outros ocupam os cargos e aí estão as crianças esfomeadas, abandonadas, relegadas ao seu destino de permanecer na miséria e aumentar as estatísticas reais da violência em nosso país. Tudo bem diferente da propaganda oficial.
É verdade, consciência não é pra todos mesmo, muito menos a mínima sensibilidade. Ghyslaine, passei também por uma situação parecida. Sei o que você sente. Não tive coragem de me expor como você, porque a maioria das pessoas está endurecida demais pra acreditar em você e em mim ou em qualquer coisa. Siga adiante. Conheço sim um grupo de jovens da igreja daquele bairro que faz um trabalho interessante de resgate com aquelas crianças. Claro que nada se transforma a curto prazo, mas esse é o caminho sim. Fica com Deus e um abraço a ti.

Anônimo disse...

Parabéns Ghislaine. Vc com certeza deve ser uma pessoa especial.E seu apelo tem que ser levado a sério, pelo menos pelos que se dizem consciente de seu papel na sociedade.

Ghyslaine Cunha disse...

Obrigada Clarice. E obrigada Barata, por ter postado. Vou procurar a pastoral da criança. Me disseram que há um bom trabalho naquela área. Um abraço.

Anônimo disse...

Ei Puty, chama a Edilza para dirigir para você!!!

Faiz este favor para os paraenses...

Anônimo disse...

A Edilza dirigir para o Puty? Ah, entendi foi uma brincadeira. Assim como ela desgovernou e acabou com o PTP queres que ela acabe com o Chefe da Casa Civil... hehehe
Não precisa, ele se acaba sozinho... hehehe

Anônimo disse...

Nepotismo mesmo nesse Governo, vejam só a Propria Tereza Cordovil Auditora Geral do Estado, tem uma filha comissionada na SEAD, trabalhando na Folha de Pagamento de pessoal do Estado e o genro que é comissionado na SEDUC, no setor de controle do Estoque

Anônimo disse...

concordo com Ghyslaine, temos que fazer alguma coisa por essas crianças,não pode continuar este estado de coisa tem que haver uma solução essas crianças são vítimas.

Anônimo disse...

Esse governo é uma pouca vergonha a própria Auditora Geral do Estado que deveria dar exemplo, possui filha e genro na SEAD e na SEDUC em cargos comissionados

Anônimo disse...

por falar em diarias, está uma vergonha o uso do dinheiro público em diárias, o pior que está sendo pago diárias por conta da SEDUC para pessoas a serviço da Casa Civil já trabalhando para a Campanha de 2010 acompanhem o Diário Oficial do Estado.

Anônimo disse...

Anônimo das 14:14.O nível do debate vem sendo baixado há muito tempo. E sabes por quem?

Anônimo disse...

Desde o governo Carlos Santos não se via tanta trapalhada e corrupção no Pará.
Pede pra sair Ana Júlia!
Pede pra sair Puty!

Égua! Tem assessor de deputado pedindo propina até pra liberar carteira escolar pra municípios do interior!!

É uma vergonha!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Caro Barata, este governo está falido mesmo, o povo do pará jamis irá reconduzir Ana Júlia ao cargo de Governadora, pois é incompetente e desasstrosa, não conhece a militância que as elegeu e faz apenas o que o atrapalhado puty determina. Jejam mais absurdo, na discussão de cargos na seduc, o grupo da governadora, a DS, está disputando carguinhos por lá, estão nessa discussão pessoas que jamis foram vistas em campanhas do PT como a tasl de Alanna Souto que é uma pessoa sem escrupulos e tem sede por dinheiro e poder, além de se manter no governo ainda indicou sua companheira, nomeada ontem no DOE chamadfa Eliana Pires, que também nunca militou pelo PT nem pela DS. é Anas Jatobá a tua hoje está chegando falta apenas um ano.

Anônimo disse...

Eiiii Barata postei uma mensagem ás 16 , cadê? por q ainda fói publicada?????????? aíí...aíi...tô começando achar q esse discurso de liberdade de expressão é só fachada!

Anônimo disse...

Eiii...anônimo do dia 6/10 ás 9h54 , pelo visto és muito desinformado e pior recalcado,lamento lhe informar profa. Eliana Pires milita no PT há a cerca de 10 anos engajando-se em ações culturais e mais precisamente do coletivo cultural do prof.Edilson Moura desde 2003,sem contar q ela coordenadou, dirigiu e produziu o aclamadíssimo e premiadíssimo Festvídeo Belém
(2001-2003)sob apoio do prefeito petista da época o nosso respeitado e querido Edimilson Rodrigues, provavelmente vc não deve ter conhecimento disso, pois não deve ter idade e muito menos "filing" político pra saber tais fatos. E se ela está na SEDUC atualmente deve-se unicamente ao fato dela ter sido,assim como outros companheiros, referendada pelo coletivo de educação da DS,COLETIVO!!! Saia da escuridão meu querido medalhão, pare de intriga, tire essa mágoa do coração e venha discutir conosco, vc verá q valerá a pena, um beijo no seu coração!

Anônimo disse...

Eiii...Barata porq não publicou as mensagens postadas durante a tarde de hj, são seus chegados é....hihihiih....pelo visto vc só publica o q lhe conveniente...