segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SESPA – Caos na URE Demétrio Medrado

O caos institucionalizado. Assim é definido, por quem lá trabalha, o clima de trabalho na URE Demétrio Medrado, a Unidade de Referência Especializada localizada em uma área de risco do bairro da Sacramenta, depois que por lá aportou o novo diretor, o odontólogo Fabrício Carvalho, coadjuvado por sua assistente, a psicóloga Suely Machado.
Ambos, Fabrício Carvalho e Suely Machado são descritos como profissionais de competência duvidosa e acusados de desidiosos. Sobre eles é dito que cultivam uma postura autoritária para mascar a falta de qualificação e experiência para as funções que lhes foram atribuídas. Segundo fontes da Unidade de Referência Especializada, Fabrício é odontólogo e até ser nomeado, por indicação política, para diretor da URE Demétrio Medrado, uma unidade de média complexidade, jamais atuara em uma unidade de saúde pública. Quanto a Suely Machado, acrescentam as mesmas fontes, trata-se de uma psicóloga de comportamento atrabiliário, que mantém vínculos com a Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública) e a Seter (Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda), e se vale das funções administrativas para não exercer sua profissão, embora acumule vantagens salariais.

31 comentários :

Anônimo disse...

Barata:

O 1ºCRPS manda estes chefinhos esc. como se estivesse retaliando a reclamação dos servidores por melhores condições de trabalho. Eles não trazem nenhuma melhora. Vão continuar as goteiras, a privada entupida, o ar-condicionado pifado, etc.

Anônimo disse...

Descaso com a Meningite:

Mais uma vítima do caos na saúde pública: Daniel Pereira da Costa, 26 anos, morre no eixo PSM 14 de Março - UBS Pedreira improvisado há anos para o atendimento da meningite. Corre notícia de que um setor especialmente reformado para o atendimento padrão de meningite já teria sido aprontado há meses lá no H.U.Barros Barreto, mas ... não se sabe porque... ainda não foi inaugurado. Enquanto isso os pacientes morrem, porque a doença costuma levar a desfecho fatal em poucas horas.

Anônimo disse...

Cuidado Barata, essa é uma máfia poderosa. O Fabrício instituiu o Pregão Eletrônico e mexeu com a "cabeça" e o bolso de alguns.

Anônimo disse...

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31489 de 24/08/2009

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA

HOSPITAL OPHIR LOYOLA

PORTARIA Nº 784/2009-GAB/DG/HOL,21/08/2009

Número de Publicação: 22467

RESOLVE:

ADMITIR a partir de 17.08.2009, no prazo de 06 (seis) meses, no regime da Lei Complementar nº 007/91, e consoante autorização contida nos Processos nº 2009/261566 de 13.07.2009, o servidor AUGUSTO LUIZ BARATA SILVA, no cargo de Agente Administrativo.

*************************
Estou começando a desconfiar do silêncio sobre o Ophir Loyola, Venho cobrando explicações e você protelando.
Jornalismo imparcial realmente é complicado em Belém.

Anônimo disse...

13:34, ta forçando a barra! Barata nao tem um único parente com esse sobrenome. Se tu queres que ele dale do Ofir loiola, manda noticias, ora! parece até que o Barata tem obrigação de dar noticia sobre isso ou aquilo, ei, te toca, a não ser que tu pageu algum saalario pra ele, sqai dessa de se dirigir como se tu fosse o chefe do blog. Que grosseria! Barata é o único que mostra as mazelas daqui.
esse teu tiro no escuro foi mal!

Anônimo disse...

Barata é fácil descobrir porque a sespa vai ruim das pernas. A Escola do SUS fez uma seleção para professores de cursos para os municipios e so passou gente da sespa. Pode assim ser empregado com horario para cumprir e viajar para um monte de lugar quem vai trabalhar por eles quando estiverem fora do trabalho ganhando extra

Anônimo disse...

Barata, esses corruPTos ainda são caloteiros, estão exonerando o pessoal e não estão nem pagando os poucos direitos que ainda resta, como 13º e férias proporcionais.
Conheço casos que já foram exonerados a mais de 3 meses e ainda não receberam nada.

Unknown disse...

Caro "Ouvidor" as pessoas falam simplismente oque querem. Mas antes, gostaria de saber o alcance da generalização deste: "quem" lá trabalha (origem da suposta denúncia). Pois sou um funcionário concursado desta URE e tenho uma leitura bem diferente desta que foi denominada um Caos.
A saber:
reflita sobre suas fontes, meu caro Barata. Elas lhe disseram que aquela URE tem o horário mais flexível jamais visto no serviço público, com vários horários diferenciados, por reconhecer que aquele perímetro de localidade é de alto risco?
E que a origem dos problemas estruturais do prédio é bem mais crônico, estando esta URE, inclusive respondendo judicialmente ainda hoje por má gestão de recursos, na ocasião da última reforma(recente, no 1º semestre de 2008) permanecendo desde lá o problema crônico de falta de água nas descargas sanitárias, e outros?
Com relação a competência, foi citado na denúncia o nome de Suely Machado, como incompetente. Sua fonte deixou de dizer que esta Pscóloga ,que neste momento atua como assistente da Direção, não é marinheira de primeira viagem... vá lá no Diário Oficial e verás a sua portaria de nomeação, por simplismente esta funcionária aceitar esta função sem qualquer ônus adicional pro Estado, pois ela já recebe este de forma incorporada, por já ter atuado muitas outras vezes como assistente de direção nesta mesma URE. Dessa forma, pra onde vai o o argumento de incompetência desta senhora? Ou estão com saudade da Agente de Saneamento que "gerenciou" esta URE nos últimos meses, e que fez um verdadeiro carnaval de distribuição de folga e acordos interno, numa tentativa desperada de se manter um "carisma", mesmo após a trasição política PMDB/PT da SESPA?
Quanto ao livro-de-ponto como barganha: fale em ponto eletrônico e espere os escarros em sua direção, mesmo sabendo que a sacramenta não é menos perigosa que o Barreiro, Terra firme, Beugüí, Guamá, Jurunas... enfim a periferia, onde mesmo porisso não deixam de ter postos de saúde e Escolas funcionando regularmente até as 19 Hs (até 22hs no caso das escolas)?
Não acredito que você seja um desses jornalistas que vai atraz de notícias voláteis. Se quizer aprofundar mesmo, temos ferramentas como o diário oficial para averiguar os expostos e ir até lá na URE e ver nas nossas fitas do circuito interno de tv o cotidiano vacilante e pouco assíduo de seus belos informantes. Vá, cheque essas "notícias", seja imparcial... e depois publique.

Anônimo disse...

ih, 15:45, tem gente que tem mais de um ano e nao recebeu, pode?

Anônimo disse...

sempre que muda gestão é isso: quem sai, tenta derrubar quem entrou.O Barata certamente vai se informar do outro lado da historia.Trabalhar na saude publica no Pará ta se tornando insalubre mais do que ja é normalmente.

Anônimo disse...

Se ele é odontologo ninguém sabe. Mas que ele é o LOMBARDI todo mundo sabe, sabe que existe mas nunca se vê.
LOMBARDI cadê tu?

Anônimo disse...

Fabricio fez Pregão e pede aos funcionários que façam doação de tintas para pintar a Unidade.E a SESPA entra com o que?
Só com o Diretor do PT?
A máfia é de quem penaliza o servidor, porque nunca se viu isso de Diretor pedir doação de servidores para pintar as paredes.

MANOELA disse...

SUA FONTE DEVE ESTAR CEGA OU LOUCA.SOU AGENTE ADMINISTRATIVO E NÃO TRABALHO MENOS QUE QUALQUER OUTRO FUNCIONÁRIO DE ENSINO SUPERIOR.É BEM O CONTRÁRIO.FAÇO O MEU SERVIÇO,CUMPRO O MEU HORÁRIO E MANTENHO O RESPEITO COM MEUS COLEGAS DE TRABALHO E OS PACIENTES.NUNCA JUNTEI COPOS DO LIXO PARA DAR AOS PACIENTES OU QUEM QUER QUE SEJA.É UMA FALTA DE RESPEITO COM SEUS COLEGAS.SIM, PORQUE SOMOS COLEGAS DE TRABALHO.SEJA QUAL FOR SEU CARGO.

Anônimo disse...

Calma aí, gente, a SESPA é coerente, como estava dando um falso atendimento no hospital regional Abelardo Santos, resolveu colocar lá um falso médico, nada mais compreensível.

Anônimo disse...

18:12 Não é disso que estamos comentando. Se os jornais estampam todos os dias cenas de descaso com o atendimento de usuários, isto reflete principalmente o trabalho da administração. Se as verbas são drenadas para outras finalidades e a unidade permanece mal conservada e desabastecida, o servidor não pode fazer mágica e com todo direito não gosta de levar a pecha de responsável por este descalabro.

A questão do ponto se torna um problema extremamente antipático quando a administração não está respeitando os direitos do servidor:

1) Falta de limpeza e assepsia no ambiente de trabalho;

2) Banheiros privativos e asseados para os dois sexos em cada nível - com sabão líquido e toalhas descartáveis;

3) Conforto hidro-térmico conforme normas vigentes;

4) Equipamentos de proteção indiciaduais e coletivos;

5) GDI (gratificação de produção de procedimentos realizados) paga integralmente e regularmente - sem a exclusão criminosa de "x" procedimentos feita propositalmente para lesar o direito dos servidores (eles metem a mão na verba da GDI);

6) Reposição salarial justa;

7) Plano de Cargos e Salários instituído em 1980 e ainda não cumprido;

8) Vale alimentação de valor unificado - em dev de se dar $600 para uns e apenas $100 para a saúde;

9) Reciclagens técnicas e adminstativas com chance para todos;

10) Promoção funcional por tempo de serviço: classes A, B, C, ... que no governo Almir Gabriel deixou de ser paga.

11) Outros.

O servidor não quer só obrigações. Ele quer seus direitos.

Anônimo disse...

O 13:48 é o Barata mesmo limpando a pele ou então é algum parente dele pra saber que o Barata não tem nenhum parente com esse nome.
Quem garante que não é parente? Ele agora é alcoviteiro do HOL.

Anônimo disse...

Chamam o diretor de Lombardi, a vice de casca-grossa, porém não comentam os benefícios que eles estão conseguindo em menos de 3 meses de gestão, como a aprovação da reforma de todo o prédio,expansão imediata no setor de reabilitação de fisioterapia neurologia e de prótese, entre outras coisas
No final as reclamações se resume, na cobrança de apenas 4 horas e meia de trabalho em vez de 6:00 como rege a portaria de nomeação de cada servidor, ou seja, as reivindicações são pautadas em trabalhar menos que 4:30 por dia, ISSO É JUSTO com a população que paga seus impostos e não pode contar com os serviços públicos, devido um inoperância do governo e a irresponsabilidade de parte de seus servidores?

Beth Siqueira disse...

Que bom que vivemos num paíe democrático onde se expressar é um Direito!
Ocorre as pessoas que não seus interesses pessoais atendidos ou que não reuniram competências para desenvolverem atividades de docência, utilizam-se de meias verdades.
Essas pessoas sempre viveram à sombra de árvores que de certos lhe deram bons frutos e portanto tem a característica de não mostrar a cara.Aliás escritas apócrifas deveriam ser censuradas não acham?
Essa pessoa esqueceu de informar que todos assinam um termo de compromisso,cuja uma das Clásulas trata exatamente desse assunto.
Vou me identificar: Sou Elizabeth Siqueira, enfermeira de formação e atualmente Diretora da Escola Técnica do SUS "Dr. Manuel Ayres"
Convido o anônimo a conhecer mais da ETSUS para que na próxima fale a verdade.

Anônimo disse...

No Abelardo Santos está tudo bem, não tem perseguição ao ponto, por isso estão todos satisfeitos em produzir em outro clima de paz.

Anônimo disse...

Aprovação do PROJETO REFORMA da gestão anterior, que ele pegou o bonde andando e já se acha.
Ele está voando e não sabe como funciona a Unidade,está patetando com a Assistente Problematica porque TODOS na 1 regional sabem que ela foi colocada A DISPOSIÇAO por tantos problemas que causou a MUITOS DIRETORES.

Anônimo disse...

Falso médico no Abelardo? me conta , é um colega do Dudu , o nefasto? Não deixa ele se candidatar, conta logo essa aí.

Anônimo disse...

Sou servidor público e cumpro toda a minha jornada de trabalho exposta por lei, pelo qual me submeti a um concurso e aceitei as regras do jogo no ato da minha nomeação e estou trabalhando no serviço público PORQUE QUERO, não sou obrigado, e em face do que vejo relatado nos comentário acima, vejo colegas, denegrindo minha imagem como SERVIDOR que tanto me orgulho, num regime de trabalho, no qual o servidor deve ao estado por dia 1:30 no qual poderia esta beneficiando o povo que tanto necessita, e ainda relatam que é uma jornada de trabalho Espartana, Onde nos estamos, onde nos vamos chegar.

Anônimo disse...

Há tantos anos pedimos a reforma e nunca foi aprovado, pelo que eu sei o projeto não é dele nem dela e sim do estado, porém o importante é que no final, possamos ter melhores condições de trabalho.

Moisés Martins disse...

Beth Siqueira!

Você não está envergonhada ao vir no Blog? Sou servidor do município, lotado na UMS Terra Firme, conheço sua historia na Executiva do SINDSAÚDE, aliás você já solicitou a sua dispensa do cargo da executiva estadual do SINDSAÚDE? Pois é pelos princípios éticos você não poderia assumir cargo comissionado e direção sindical simultaneamente. Falando em seu trabalho no ETSUS, minha esposa é técnica de enfermagem do Abelardo Santos e nunca houve curso de capacitação e/ou qualificação dos servidores da SESPA promovido pelo “Elefante Branco” ETSUS, desculpe a sinceridade, mais sindicalista como você só faz ratificar o que todos dizem, O SINDASÚDE ESTA TODO comprometido com o DESgoverno de Ana Júlia.

Anônimo disse...

Beth Siqueira - hoje é que eu lhe conheci, e creia: vim tomar conhecimento pela primeira vez deste ETSUS. Agora vou tentar achar quem tenha estudado lá e gostado. Me dá mais um tempinho.

Anônimo disse...

Dra Elizabete a senhora pode negar ou por outra afirmar que a maioria das pessoas selecionadas são da SESPA? Que elas terão que se deslocar e por isso faltar ao trabalho? Que termo de compromisso a senhora refere? Compromisso de faltar ao trabalho pois as pessoas não podem estar em 2 lugares ao mesmo tempo? Releia o que foi escrito na primeiro comentário e responda direitinho sem querer fazer confusão com as palavras ou porque nao assinei para depois chamar de incompetente quem aqui escreveu ainda que não tenha se candidatado a esta seleção.

Anônimo disse...

Dra Elizabete, convida o Diretor Fabricio e a Sueli para fazer curso da ETSUS, eles precisam saber o que é o SUS.

Anônimo disse...

00:54, de fato ele nao tem mesmo nenhum parente com esse nome.ta mais parecendo paranoia! porque esse medo de Augusto Emilio Castelo Branco Barata? que falta do que fazer...

Anônimo disse...

Sr Barata,
Sou professora do Estado e estava acompanhando meu esposo na consulta a um ortopedista do Demetrio.Ficam todos os "pacientes" aguardando sentados no corredor e todos ouvimos gritos vindo de uma sala em frente. Depois saiu uma funcionária da limpeza com um rato.
Além disso ouvimos um "paciente" bastante alterado e reclamando do pessoal da recepçao, ele ameaçava dar tiros na Unidade. Nesta hora não se encontrava Diretor nem ninguém para gente reclamar. A gente precisa do serviço mas ficamos expostos a tudo.
As autoridades deviam dar mais atenção a saúde, é o SUS mas a gente paga impostos.

Anônimo disse...

Sr. JOÃo das 18:12, todos sabemso quem vc é e não fica na URE se quer 3 horas, "trabalha" no máximo 1 hora por dia, vive nos sites de diversão da net no horário de trabalho. É claro que vc só pode defender a Suely, faz parte do bando dela. vc é um servidor público relapso, essas pessoas apoiam a Suely, mas a turma que pega no pesado é perseguida por ela. Muitos se enganaram com esta Senhora. Vamos fgormar um movimento para moralizar esta URE e devolder o tratamento humanizado aos usiários e servdires. DA ÉPOCA DA JANAINA, que a Suely não derrubou, pois foi a própria que não quiz mas ficar gerenciando a Unidade, pois alguns colegas não entederam o seu recado e o 1° CRS armou contra ela.

Paraoara Socialista disse...

Anônimo 3 de Setembro de 2009 11:17

Tá vendo no que dá ñ estudar ?

Se vc trabalha do jeito que escreve é fácil saber porque a Saúde Pública está um CAOS.

Ao contrário de vc que esconde-se no anônimato para ñ ficar clara sua desídia e inveja. coisa peculiar aos inconpetentes; eu me identifico.

Não sei se o seu caso é imbecilidade, burrice ou ingenuidade pois sentir saudades da DESADMINISTRAÇÃO de Janaina Kzan que colocou o namoradinho como adm da URE que com sua fina educação de menino buchão destratava funcionários, ESTE SIM pegava o Livro de Ponto para perseguir funcionários, dava de Kid Gostosão em cima das funcionárias da URE.
Usava termos próprios de um mandrião. Há inclusive boletins de ocorrência sobre o que falo. Logo medo ñ tenho.
Janaina que chegou ao cargo de diretora ñ pela vasta experiência administrativa que nunca teve + pelo simples fato de ser da familia Kzan e ser fisioterapeuta da mãe de Paulo Priante... diante disso reservo-me de extender comentários sobre isso.

Falar em armação da 1ª Região é, no mínimo, falsear com a verdade, pois os fatos contra a péssima administração da indigitada fisioterapeuta que largava a adm da URE nas mãos de seus asseclas para poder se dedicar ao seu vínculo privado; originaram fatos - todos com comprovação documental - que desabonaram a adm por ela dada a URE, inclusive com assédio moral a funcionários da URE.

Então ñ me venha com churumelas pois se vc fosse pessoa de boa fé terias te identificado e ñ guardado anônimato obsequioso; forma pela qual as pessoas sem carater costumam usar para destilar suas mágoas, frustações e outros salamaleques do mesmo jaez !