quinta-feira, 27 de agosto de 2009

IMPRENSA – Lúcio Flávio Pinto e a censura

Destemido editor do Jornal Pessoal, a mais longeva publicação da imprensa alternativa brasileira, o jornalista Lúcio Flávio Pinto (foto)remeteu ao blog a nota transcrita na postagem subsequente, a propósito da censura que lhe foi imposta pelo juiz da 4ª vara cível do fórum de Belém, Raimundo das Chagas Filho, em ação movida por Ronaldo Maiorana. Este vem a ser um dos herdeiros do grupo de comunicação fundado pelo jornalista Romulo Maiorana, já morto, que inclui a TV Liberal, afiliada da Rede Globo de Televisão, e o jornal O Liberal, o segundo de maior vendagem no Estado, só superado pelo Diário do Pará, da família do ex-governador Jader Barbalho (PMDB).
Na nota, Lúcio Flávio trata da omissão da ANJ, a Associação Nacional dos Jornais, em torno da censura imposta ao Jornal Pessoal pelo juiz da 4ª vara cível do fórum de Belém, Raimundo das Chagas Filho. Na comemoração pelos seus 30 anos de fundação, a ANJ apresentou uma relação com 31 casos de censura à imprensa praticados nos últimos 12 meses no Brasil, das quais 16 decorrentes de decisão judicial. A relação omite a censura imposta ao Jornal Pessoal, ocorrida no desdobramento da covarde agressão de Ronaldo Maiorana, com o auxílio dos PMs que fazem sua segurança, a Lúcio Flávio Pinto.

Um comentário :

Anônimo disse...

A omissão da ANJ talvez se dê pelo fato do jornal O Liberal ser filiado aquela entidade, afinal estamos no Brasil, onde infelizmente quem manda ainda é o poder econômico e em todas as instâncias.