segunda-feira, 22 de junho de 2009

SINFÔNICA – Convivência insustentável

Exibindo um perfil nitidamente atrabiliário, segundo a versão corrente, a convivência de Matheus Araújo com a maioria dos músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz acabou por se tornar insustentável.
Pelo menos duas vezes foram encaminhados ao atual secretário estadual de Cultura, o ex-vereador petista Edílson Moura da Silva, manifestos denunciando as arbitrariedades de Matheus Araújo e reivindicando a substituição do maestro.

41 comentários :

Anônimo disse...

Sr. Barata


O que eh insustentavel eh esta situação de calamidade deste governo de bananas!Como eh que pode isso de musico ficar tres meses sem receber...pelo que vi no ultimo concerto, o Maestro mateus araujo tem total apoio da opiniao publica e essa picuinha dentro da orquestra so pode ser coisa de musico insatisfeit...tenho um amigo, MUSICO DA da OSTP que me garantiu que o abaixo assinado contra o maestro soh existiu porque o BANANA do gerente da OSTP sr leonardo diga-se pau mandado da Dione colares nao teve macheza pra assumir que foi ele e a esposinha quem tiveram a maravilhosa ideia de fazer a tal ada audiçao... e depois colocaram a culpa no Mateus...vah lah que ele realmente nao eh perfeito mas as acusaçoes aqui no seu blog sao injustas!!!FORA DIONE COLARES!FORA LEONARDO!!!!INCOMPETENTES!!!!

rccerejo disse...

Insustentável para mim é falta de atitude enérgica do Estado para com a OSTP. Já que os petistas "gostariam" de ser melhores que os tucanos, pq que desde o início de seu mandato Ana Júlia não foi logo colocando ordem na casa???? Muito fácil, muito pequeno e bem a cara de Belém, seja qual for a área de conhecimento, fazer acusações e por na berlinda quem pouco ou nada tem a ver com as decisões e necessidades que nossa orquestra tem (no caso).
Insustentável também sao essas fofoquinhas. Rapaz, isso tá parecendo briguinha de professor e aluno quando os alunos, ao invés de discutirem (reagirem) com o professor, vão logo fazer acusações com a direção. Égua! não estamos nos referindo a adultos??????

Anônimo disse...

rccerejo na OSTP não existem adultos Machos e Fêmeas de verdade, só existem pessoas covardes e moleques, os únicos corajosos São os músicos RICARDO AQUINO e JONAS ARRAES, que deram a cara a tapas e sofrem pressão de todos os lados.

Anônimo disse...

Essa Ostp é um ninho de cobras, tem muito músico bom, mas tem uns que são mediocres musicalmente e de carater nem é bom falar.

Anônimo disse...

O QUE, AINDA TEM NEPOTISMO NO TEATRO DA PAZ???

Anônimo disse...

total apoio da opiniao publica é piada de mal gosto..
os abaixos- assinados existem desde que o maestro atrabiliario começou seus desmandos desrespeitando os musicos. e se vcs nao sabia foram dois abaixo-assinados durante dois anos que ele humilhou todos da ostp...

Anônimo disse...

sai daí rapidinho maestro prepotente...ja ficou mais do que devia..agora que da uma de inocente? mas de santo o maestro so tem o nome

Anônimo disse...

Ainda bem que santo mesmo o Mateus não e...mas e um grande maestro que fez essa orquestra crescer, não tem como negar...o som de voces musicos melhorou consideravelmente depois da chegada dele espero sinceramente que isso nao se perca com a sua saida...

Anônimo disse...

Barata,


Nao entendo como alguns ainda conseguem atacar Mateus Araujo e PIOR nao dar a ele a excelencia que lhe e merecida nestes anos em que esteve a frente da OSTP. Como Publico, me sinto agredido lendo estas declaraçoes infames...

Anônimo disse...

Sai fora Dione Colares e essa tua voz de Taquara Rachada!

Anônimo disse...

Não digo que os detratores do Maestro são abaixo da critica. Agora para ser maestro tem que ser santo.

Anônimo disse...

Barata,
Observe quem defende o maestro-intragável é o publico leigo,porque os musicos estao passados com a falta de tecnica nos ultimos concertos semana passada...um verdadeiro descompasso ,um desastre musical..Para piorar cometeu crime ao adulterar o hino nacional.Isso é muito sério,ele pensa que na platéia so tem leigos para ele manipular?
Se fosse num País sério ele sairia de la algemado ao desreespeitar um símbolo nacional.

Anônimo disse...

Santo, pau mandado da Dione e garoto de recados do secretario!Tenho e pena desse substituto...hahaha!

Anônimo disse...

Caro Anonimo...


Voce precisa se informar melhor, meu amigo...alem demim, haviam serios advigaos na plateia e sabemos bem o q e violar leis...voces sim sao criminosos ao difamarem alguem nesse blog...leia com mais atençao a constituiçao...faça este favor a sua classe de musicos em vez de faze-los passar tanta vergonha com tal comentario...

Anônimo disse...

Menino, não eh que de repente, não mais que de repente todo mundo virou macho...hahahhaha!da-lhe

Anônimo disse...

Deixem nos, publico, leigos ou nao, respiramos...porque para nos sao feitas as programçoes, para o nosso deleite!Estamos tristes e desolados com a partida do menino Mateus...Sr Barata, por todo respeito que tenho a sua carreira que acompanho a muitos anos, vos suplico que amenize a retaliaçoes neste veiculo de comunicaçao...

Anônimo disse...

Tadinho do maestro,que peninha dele.
Cada um colhe o que semeia, se a situação ficou incontornavel ele tem sua parcela de culpa,com certeza.
Agora esta bem esperando que alguém peça para ele ficar.
Então sr maestro "promissor",que tal reger aquela musiquinha?
Chora mateuzinho,mateuzinho chora...
Chora mateuzinho que chegou a sua hora...

Anônimo disse...

Barata,
Essa do Mateus se fazer de desentendido é demais. Dizer que foi pego de surpresa??
O moço é chegado a se fazer de vítima. Há mais de 2anos ele vive na corda bamba.
Aí inclusive reside a sua excelencia de tanta experiencia que tem nesse assunto,já é graduado no cai mas não cai,
Vamos só aguardar para ver se dessa vez a corda vai mesmo arrebentar e o circo fechar as cortinhas do ADEUS, PORQUE SE É POR FALTA DE ADEUS,ENTÃO ATÉ NUNCA MAIS!!!

rccerejo disse...

Muito obrigada pela informaçao sr(a). anonimo(a) logo abaixo de meu (primeiro) comentário.
Muito parabéns ao Aquino, este eu sempre soube que é de luta.

O décimo anonimo, contanto desde o primeiro lá em cima, tá de parabéns pela bela frase :)

O 13º e o 15º anonimos tb estao de acordo com a lucidez.

Anônimo disse...

Esses comentários infrutíferos não ajudam em nada e empobrecem a discussão. Lamentável, porque confude a realidade de quem não a vivencia.
Só quem a vive sabe onde o calo dói.Só quem foi excluído da Ostp, naquelas "audições seletivas" forjadas, arbitárias,discriminatórias e ilegais,sabem avaliar bem o prejuízo que a orquestra teve.

Anônimo disse...

Aha!!! frutifero e esculachar de toda a sorte de xingamentos os outros! Cambada de musico desafinados de uma figa!Ainda bem q ue eu nao paguei pra ir nesse concerto!Mateus, cai fora desse bando de picaretas!

Anônimo disse...

Esse que defende tanto o maestro deve ser apaixonado por ele..hehehehe...leva ele pra casa,leva...

Anônimo disse...

hahaha!Olha, ja diziam os antigos "quem desdenha quer comprar"!Anonimo ai de cima, quem e o apaixonado então...rs!

Anônimo disse...

OPA!quem falou em levar o Mateus pra casa aeeeeeeee...sempre o achei interessante, apesar de exigente!vem, Mateussssssssss

Anônimo disse...

Em toda Orquestra séria e que sempre tem buscar o seu aprimoramento, é de rotina a realização de audiçoes seletivas, para avaliar o desempenho individual de cada músico. Quem não estuda e se aperfeiçoa, cai fora e é substituido por quem está em melhor condição. Por isso que carreira de músico de orquestra tem que ter flexibilidade.

Anônimo disse...

ah por isso que o dia do pagamento é bem flexivel!!!

Anônimo disse...

Não, meu caro, atraso no pagaemnto já é incompetencia do secretário.

Anônimo disse...

Aliás, além de incompetencia é descaso mesmo com a cultura, ou um olhar enviesado de que musica erudita é elitista. Tudo está mal na área cultural do estado. O Festival de Ópera praticamnete acabou, o Festival Internacional de Música da FGV , que já era tradicional no calendário nacional, se tornou uma palhaçada e o Concurso de canto lírico também não se realiza mais.
Mas o pior é o sucateamento do Conservatório Carlos Gomes, responsável pela formação musical de centenas de jovens. Daqui a pouco não teremos músicos nem para formar uma Orquestra de camara , o que dirá uma Orquestra sinfonica. É lamentável. Pará terra sem direitos à cultura e educação.

Anônimo disse...

Esse anônimo dai de cima, que se diz um tão bom advogado,observe:
Existe a Lei 5.700, de 1 de setembro de 1971, em seu artigo 1,diz que os símbolos nacionais são INALTERÁVEIS e o hino nacional é um dos simbolos nacionais.
Art 6 trata da marcha batida que integram as instrumentações de orquestra e banda durante a execução do hino nacional que deve ser em fá maior,do maestro Alberto Nepomuceno,etc etc.
Pegue a lei e veja que o maestro Mateus Araujo ( em seu delirio musical e exibicionista )alterou o ritmo, a harmonia, métrica, andamento, tonalidade e ainda executou em momento não previsto em Lei.
Portanto, se é previsto em Lei, se configura crime, mesmo que seja brando.
O maestro infringiu a Lei,desrespeitou a Constiutição e cabe aqui as penalidades previstas nesta mesma Lei,concorda? É passível de responder PROCESSO,SER SENTENCIADO , mesmo que seja por contravenção,ETC ETC.
Se a Fafá de Belem levou farelo por cantar o hino em ritmo de samba e o prof Cizinho também, porque o Mateus estaria livre disso?
Segundo a nossa constituição TODOS SAO IGUAIS PERANTE A LEI.
Ai Dr advogado, na platéia tem os DOUTOS e também os Leigos.

Anônimo disse...

Ui!que dor de cotovelo!Foi uma honra para esta orquestra executar a joia que e este arranjo!O maestro nos DEU esse presente!Ta com inveja...CRIE!Tente fazer um igual...Agora, voce ja ouviu falar em lacunas de Lei e emendas...com certeza não...ou em liberaçao pelo presidente da Republica...ah!!Claro que não....Companheiro voces( uma parte de musicos fofoqueiros e vulgares) ja conseguiram tirar o cara (pro meu e pro seu azar, diga-se!)agora siga-mos em frente!

Anônimo disse...

E voce anonimo deve ser um LEIGO pelo jeito!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!Com certeza deve ser algum musico frustrado e invejoso...pior, com uma aparencia horrorosa!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk1vai nascer de novo!!!!MAESTOSO!!!SABES BEM DO QUE ESTOU FALANDO...

Anônimo disse...

Esse cara paranoico do hino nacional , quer voltar para os tempos da ditadura militar. Sai pra lá!

Anônimo disse...

O sr. Jonas Arraes assim como as srta Thais não passam de dois ratos que fugiram da audiçao e agora estão por ai bravejando sua colera inutil contra a direçao!Gritem, esperneiem...insuflar a orquestra contra o maestro Mateus Araujo voces ate que conseguiram, mas a eles voces não tocam nem nos pes...tenho pena de voces!

Anônimo disse...

Sai dai sr.leigo. O hino foi adulterado pelo maestro atrabiliário e ele cometeu um delito porque o símbolo nacional não pode ser adulterado.
Penalidade nele como foi com a Fafá de Belem.

Anônimo disse...

"DOS FILHOS DESTE SOLO ES MÃE GENTIL..."

Anônimo disse...

QUEM AVISA AMIGO É!
Lembram da parte do hino nacional a que o maestro Mateus fez alusão? "verás que um filho teu não foge a luta?"
Que o governo fique de prontidão porque ele vai botar na justiça pedindo indenização ,como fez nas orquestras que foi despedido.

Anônimo disse...

Ei cara!!!Quem avisa, amigo e!!!Te declara pro Mateus antes que ele va embora...paixão mataaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

O probrema dessa osquesta que qui ese povo so que vive "DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPRENDIDO"!vão trabalha manos!

Anônimo disse...

Ei Jonas...viraste jornalista da contigo agora mano...ta por dentro da vida do cara seu menino!

Anônimo disse...

Colegas Músicos da OSTP, todos nós sabemos que toda essa retaliação do governo contra os músicos da OSTP,inclua-se também Amazônia Jazz Band; pois esta é parte inclusa da folha de pagamento da OSTP(Apesar da Big Band Amazônia Jazz Band ter sido criada pela Fundação Carlos Gomes primeiro que a OSTP). Sofremos as consequencias de nossos atos de falta de inteligência e sensatez. Fomos todos atrás da conversa dos Senhores(as) Jonas Arraes, Thais Carneiro, Ricardo Aquino, Elielson Gomes, Marcus Vinicius Cardoso e os funcionários da ordem dos músicos, se nós não tivéssemos dado ouvidos a esse Bando e ao invés de termos ido em reunião lá no Teatro Waldemar Henrique e na Sede do Sindicato lá na Condor e procurássemos ficar estudando e procurando crescer musicalmente, com certeza eu não estaria com meu salário em atraso. Graças ao Bando é que eu fiquei sem salário e sem expectativa de vida, porque o ricardo aquino passa do meu lado e não me olha nos olhos pra dizer que ele como membro da diretoria da OMB sabia o que estava por acontecer, muito pelo contrário passa por mim e finge que nem me viu, é um covarde e não honra o que tem entre as pernas, ele e o Jonas Arraes dão certinho, se dizem filiados do PT e da DS, mas a verdade é que são dois medrosos e fogem do combate com medo, foi assim que o Sr Aquino agiu quando o Príamo teve problemas com a polícia, foi o primeiro a afirmar que não tinha nenhuma amizade com o Príamo e que sua relação era só profissional, chegou até a mudar de endereço pra polícia não ir bater na porta dele de tão covarde que é. Vocês podem me chingar do que quiserem mas prestem atenção no Aquino e Bando estão quietinhos, estamos nessa situação por culpa deles e só deles, foram eles e o pau mandado do Elielson que foram na OMB pra denunciar a ATP e agora estamos nessa situação graças a eles. Aí era o prato cheio que o secretário de cultura e o governo queriam para não nos pagarem, eu pergunto ao Aquino e Elielson, vocês sabiam que por causa de vcs a SECULT não vai nos pagar Maio e Junho?

Anônimo disse...

Camarada, tenha calma. O problema não é a gente estudar nem crescer musicalmente. Será que não da para ver que a questão é maior?
O Estado fundou a Orquestra mas não a legalizou.Isso foi no governo tucano que deixou o problema para o outro governo resolver o abacaxi, como é histórico aqui no Pará.
Aqui nada se faz dentro da legalidade, os eleitos só pensam no bolso deles , o resto é que se lixe
Aqui ninguem quer investir em nada muito menos me cultura e música, qaunto mais música erudita poque isso tem um gasto,não é qualquer músico de bar que toca um violão, sem querer desmerecer ninguém ,mas sabemos que m,úsico de ORQUESTRA TEM QUE TER MUTIA TECNICA PARA TOCAR, MUITOS ENSAOIS, E MUITO ESTUDO.
Não se cule e nem ache que é a falta de estudo,amigo.
O problema é a falta de vergonha dos nossos governantes e empresas que só querem ganhar e ganhar.
Observe que a TIM, a VALE, A PETROBRAS investem em grandes Orquestras no País mas aqui nao querem nada.