sexta-feira, 26 de junho de 2009

NEPOTISMO – Patrimonialismo pernicioso

A principal credencial para tornar Jarbas Pinto de Souza Porto subsecretário da Assembléia Legislativa do Pará foi ser sobrinho do então presidente da Alepa, Ronaldo Passarinho Pinto de Souza. Na melhor tradição patrimonialista, desde então ele permanece no cargo, que é comissionado, como se vitalício fosse, embora sendo irmão do deputado Joaquim Passarinho, o Quinzinho, que adotou o sobrenome que exibe por falta de luz própria e é líder do PTB, a legenda presidida nacionalmente por um corrupto confesso.
Ameaças e insultos, ainda que próprios de cúmplices retroativos da ditadura, não conseguirão escamotear as evidências. A permanência de Jarbas Pinto de Souza Porto no cargo agride a lei que veda o nepotismo. E é deplorável, porque o acinte é coonestado pelo atual presidente da Alepa, Domingos Juvenil (PMDB), a quem em tese cabe manter o decoro na Casa.

10 comentários :

André Carim disse...

Desculpa, Barata, mas essa repetição diária já está cheirando a perseguição. Já fizestes o teu papel, denunciando, deixa agora as autoridades tomarem as providências que acharem cabíveis. Ao que sei, o Jarbão entrou na Assembléia na época do Ronaldo, quando não existia essa tal lei do nepotismo. Quando o Joaquim chegou, ele já estava na Casa, portanto não consigo enxergar nada de imoral na sua permanência. A título de sugestão, podias verificar os parentes de Juizes e Desembargadores que estão exercendo cargos de confiança nos Executivos Estadual e Municipais, aí sim, furo jornalístico que poderia explicar à sociedade a rapidez de algumas sentenças e a demora de outras.

Anônimo disse...

Barata, eu gostaria de ver publicado, uma relação dos comissionados nomeados para os gabinetes dos vereadores de Belem.Bastaria fazer um cruzamento, atraves do depto de recursos humanos,dos nomes que efetivamente trabalham, e os que não comparecem na Camara Municipal, e qual o parentesco com os vereadores.Vamos descubrir irmãos,esposas,cunhados,etc.Aproveitaria para saber quais vereadores ficam com o vale alimentação dos funcionários, e divulgaria seus nomes,para que todos soubessem o perfio e carater de cada um.E so o Walter Arbage,ver quem recebe os valesna tesouraria,simples, né?Sou totalmente á favor de sua campanha contra o nepotismo.

Anônimo disse...

O fato de antes da Lei do Nepotismo - o que já era imoral e antiético - Jarbas Porto ter sido nomeado não o garante a permnência no cargo, o mundo todo sabe, a existência da lei tipificou como crime,valendo para todos, entendeu criatura? Para todos os nomeados antes durante e depois da Lei, e continua o antiético e imoral de antes durante e depois da lei.
Imagem quem nõ tiver parentes ou aderentes deputado não tem chance de trabalho.

Anônimo disse...

Pô, tá querendo fazer sacanagem, então faz o nepotismo cruzado. Coisa, aliás, já bastante comum. Só não vê quem "não quer", ou está na sacanagem também.
Esse país não tem jeito!

Anônimo disse...

Barata pelo jeito o anonimo esta sugerindo a renuncia do Quinzinho para a efetivação do Portão!!!A sociedade paraense e principalmente o contribuinte agradeceriam!!Sai dai Jarbão!!!Pede pra ...... e Saiiiii!!!!

Anônimo disse...

Esse puxa saco q defende o Portão, era um dos lambe saco do Quinzinho qnd presidente da câmara.Se aboletou na taquigrafia da casa e até hj exerce cargo de chefia, por conta de acordos espúrios com o seu padrinho,ex manda chuva do PMDB.Ta pagando qnt de pedágio meu caro?toma vergonha na cara e vai estudar!!Desta forma o $$ integralzinho será só seu.

Anônimo disse...

Barata, em relação aos fatos nebulosos envolvendo o Plano de Cargos e Salários dos servidores da ALEPA, eu acredito na inocência do Presidente Juvenil, pois demonstra ser uma pessoa correta, porém, ele foi usado pelas pessoas em quem ele confiou. Ele foi apunhalado pelas costas.
Deputado Juvenil, tome uma atitude antes que seja tarde. É isso que a sociedade paraense espera do senhor.
Não deixe que essas pessoas sujem sua imagem junto aos servidores da ALEPA e muito menos perante aos cidadãos de bem.
Diz a frase: "Se me enganas uma vez, tua é a culpa. Se me enganas duas vezes, minha é a culpa". Ou seja, o Senhor já foi enganado uma vez, vai dar chance para ser enganado novamente? Ora, cesteiro que faz um cesto, faz um cento!!!!!
ACORDA JUJU !!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Barata, segundo o Decreto 70/90, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Salários dos servidores da Alepa, o cargo de subsecretário legislativo deve ser ocupado EXCLUSIVAMENTE POR SERVIDOR EFETIVO. Sendo assim, ele está sendo ocupado ilegalmente pelo Sr. Jarbas Porto, pois além de não ser efetivo, ainda é irmão de deputado. Ou seja, além de IMORAL é ILEGAL. Quer dizer que a Casa de Leis não cumpre a Lei?
Presidente Juvenil, até quando o Senhor vai se calar? Bem faz o Deputado Jordy que vai convocar audiência pública para que a Comissão Especial de Servidores que revisa o decreto 70/90, preste esclarecimentos aos parlamentares e aos servidores da Casa sobre os trabalhos.

Anônimo disse...

O deputado Jordy é um homem sério!!não vai deixar q esse rapaz continue impunemente exercendo função,so pq tem maninho deputado!!Jordy bota quente!!não deixa cair no esquecimento...

Anônimo disse...

Nepotismo mais nojento é o do Vice-Presidente do TCE, "Conselheiro" Luís Cunha, com a mulher nomeada na Asipag, dois irmãos no Presídio de Bragança, Antonio e Paulo da Cunha Teixeira, além dos sobrinhos Agentes Prisionais, Willis Alves da Costa, Tamíres (Lic. Maternidade) e Regina da Cunha Gonçalves,esta esposa do ex-vice-diretor do Presídio de Bragança, Benedito do Carmo de Sousa Melo, exonerado há cerca de 04 meses, já foi agraciado com um DAS naquela "Alta Casa de Corte", sem qualificação profissional para desempenhar tal função. Por todos esses motivos, será que o "Conselheiro" tem moral para fiscalizar pelo menos as contas de mercearia?