quinta-feira, 25 de junho de 2009

DS – E Ana Júlia Carepa?

E a governadora Ana Júlia Carepa, qual o destino eleitoral que lhe aguarda? Hostilizada pelo seu principal avalista eleitoral em 2006, o ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará, permanente fonte de irritação para o presidente Lula e isolada dentro do próprio PT, por privilegiar a DS em detrimento das demais tendências do partido, a governadora é tida e havida, hoje, como um cadáver político. Mas há quem veja uma sobrevida eleitoral para Ana Júlia, menos por seus eventuais méritos, absolutamente invisíveis, e mais pela fragilidade das alternativas postas – o ex-governador Simão Jatene e o senador Mário Couto, ambos do PSDB.
Por força do desejo do presidente Lula em fazer seu sucessor e pelo desejo de manter como aliado Jader Barbalho, e sabendo-se que o PMDB é historicamente sensível ao tilintar dos cofres públicos que embala o fisiologismo, fonte da indiscutível superioridade do partido, o ex-governador firma-se, assim, como o fiel da balança no Pará. O Palácio do Planalto, ao que se sabe, já estaria tratando de enquadrar Ana Júlia Carepa aos desejos de Jader Barbalho, inclusive com supostas vantagens para os cofres de campanha do PMDB, para assim dar fôlego à candidatura presidencial petista e condescender em dar uma sobrevida política a atual governadora, de desempenho inquestionavelmente vexatório. Trata-se apenas de uma hipótese. Mas que desde já deixa previsivelmente insone a tucanagem paraense, cujas lideranças são certamente mais realistas que seus áulicos.
Resta saber, naturalmente, se após as traições em série que protagonizou até aqui, alijando desde correligionários a aliados históricos, de trair a confiança até de seu avalista eleitoral em 2006, se Ana Júlia Carepa ainda será capaz de inspirar alguma confiança em Jader Barbalho. E quais as garantias que o ex-governador poderá ter depois que uma aliada tão inconfiável voltar a ter a seu dispor a chave do cofre e a caneta que nomeia e demite? A perspectiva de que, se reeleita, deseje fazer seu sucessor não é certeza em se tratando de Ana Júlia Carepa e sua entourage. Pelo comportamento que evidenciam, desde que se alojaram no Palácio dos Despachos, a Ana Júlia e seu “núcleo duro”, ou “núcleo burro”, como também é designado, seguem a conhecida toada da farinha pouca, meu pirão primeiro. Talvez porque lhes falta verniz para lançar mão da tirada clássica – depois de mim, o dilúvio.

15 comentários :

Anônimo disse...

quem partilha 30% do governo com o PMDB, alem de entregar a Assembléia Legislativa, não pode ser taxada de traidora.
Traiçao foi o que o Jader fez com o Alacid, que o apoiou em 1982, contra todo o aparato militar da época, e após a vitória, mandou o coronel prascucuias.

Anônimo disse...

BARATA, DEPOIS DO QUE ELA FEZ COM A SUA COMADRE, AMIGA DE FÉ E IRMÃ CAMARADA, NADA MAIS É NOVIDADE, TUDO É POSSÍVEL.

Anônimo disse...

O anônimo das 15:30 só conhece o jogo da arquibancada.
O Pmdb no governo ta virando uma Rainha da Inglaterra, quem decide e gasta a grana nas secretarias é o pessoal do PT.
A turma do Pt tem nojo do Pmdb/Jader, falam abertamente que não querem esta aliança.
Assim, se a Ana se reeleger pode esperar o pé na bunda do Jader.

Anônimo disse...

Partilha 30% só no papel. No orçamentário não chega a 15%. Até no Detran, que é arrecadador, para se fazer algo fora do script, ou seja, algo fora do orçamento, tem que se rastejar na Sec. de Planejamento e, mesmo se provando a necessidade imediata, nada é deferido. O PMDB elegeu esse grupelho e eles, ao invés de reconhecerem, agem de maneira solerte, baixa, até mesmo com os próprios companheiros de outras facções do PT, aos quais somos solidários. Quanto à presidência da Assembléia, lembrem que a DS tentou virar a mesa e só saiu de cena quando o Dr. Jader foi obrigado a negociar com o PSDB para garantia maioria pro Juvenil. A Donana tentou de todas as formas tirar a presidência do PMDB, orientada pelo chamado "núcleo duro". Depois ocorreu o episódio da Comissão de Justiça, entregue ao Bosquinho para cumprir o acordo da Mesa. Culpa de quem? da falta de confiabilidade desses amadores da DS que se julgam inteligentes... Quanto ao Cel. Alacid, todos os acordos foram cumpridos, só havendo problemas com o Grupo Liberal, na curta gestão do Xerfan na Prefeitura de Belém, que queria aparecer mais do que o Governador eleito pelo povo. Tanto que o filho dele, Hildegardo Nunes, hoje milita no PMDB e é prestigiado por todos, inclusive pelos históricos, umbilicalmente ligados ao Dr. Jader. A falada repactuação só é ainda possível por conta de compromissos nacionais assumidos pelo partido e para honrar a palavra do Dr. Jader, que sabe tudo de política, inclusive que os acordos tem de ser cumpridos, sob pena de vida política curta. Mas paciência tem limite. Depois, depois...

Anônimo disse...

O JADER DEVERIA IR PARA O EMBATE, SELANÇANDO CANDIDATO A GOVERNADOR, TEM GRANDES CHANCES DE VITÓRIA.
QUE SE MIRE NA ATUAL SITUAÇÃO DO SARNEY, DEIXE A PRETENÇÃO DO SENADO E VENHA GOVERNAR O PARÁ PAVIMENTANTO O FUTURO DO FILHO HELDER.

Anônimo disse...

O Jader agora pode até fazer graça, + ele pode esperar q depois da eleição em 2010 se ele apoiar a Ana Julia ela vai a forra das humilhações q está passando com o PMDB, o chute na bun..vai ser grande, a turma do PT está engasgada com essa situação, é esperar pra vêr.

Anônimo disse...

A mulher só faz merda, não entende nada de gestão publica, coloca as pessoas erradas mos lugares estratégicos e os culpados somos todos nós?
Ela deveria ser processada por ter enganado o povo paraense.
Se em 2010 a vontade da maioria não corrigir esta distorção, aí paciencia, muita paciencia por mais 04 anos deocio

Ronildo Pastana disse...

A Governadora até que tem boa vontade para retribuir a confiança que o povo do Pará depositou em sua candidaura em 2006, porém não soube compor seu governo, seu maior erro foi colocar o menino PUTY para ocupar o cargo mais importante de uma gestão. O Cara são entende de nada todas as atrapalhadas desse governo se dá pela incompetencia de senhor.Não cumpre acordo com os aliados, não conhece o PT, não respeita os militantes históricos do partido, muitos foram exonerados sem nem ao menos serem comunicados, ficavam sabendo de seus destratos pelo diário oficial. Esse camarada não entende um virgula de política, não entende que quem negocia com o legislativo não pode ser candidato. Será que ele está se comparando com a Dilma? Quero lhe dizer que ela é candidata a presidente não a deputada ou senadora. Não é a Governadora que é ruim é a equipe que nomeou que uma incompetencia só.

Anônimo disse...

Então é ruim, não sabe escolher seus subordinados!

Unknown disse...

Isso porque ainda nao foi auditado pelo TCE um verdadeiro descalabro com dinheiro público: Procuradoria Geral do Estado,através do seu Fundo Gestor, pagou à Faculdade Ipiranga em Belém-PA,um curso Superior de Gestão de Órgãos Públicos ,vejam só, para o irmão do Procurador Geral do Estado!!Sim,contribuinte.O meu,o seu,o nosso dinheiro, serviu para custear uma faculdade privada para o sr. Luciano Rocha!!Com as devidas bênçãos do Conselho Superior da PGE (presidido pelo irmão deste,o próprio Procruador Geral,Sr. Ibraim Rocha),durante o ano de 2008 (conforme ata devidamente registrada e arquivada).Resta saber se o TCE vai fazer vista grossa com essa farra...

Anônimo disse...

O povo do PARA bem como todos os Brasileiros, temos que ter Juizo, e Vergonha na cara, para Nunca mais Votar em Candidatos do pt e nem em seus aliados, seja qual for o cargo, de Vereador a Presidente pois só assim se tem Dignidade, e não Votar por que o Governo dá uma esmolinha p eleitor

Anônimo disse...

Se prepare Ana Julia. Seu índice de rejeição é altíssimo!! Vai perder no primeiro turno!!

Anônimo disse...

Nunca fez nada pelo servidor público!! As condições de trabalho na SEMA são ridículas, é par ou ímpar para usar o computador, nem gaveta temos para organizar processos, enfim, a SEMA é uma Secretaria que arrecada bastante né? Mas não estão nem aí para o trabalhador. O Nosso salário base é o valor do salário mínimo, até o estado do Piaui ganha melhor!!

Anônimo disse...

Descaso com a saúde!! Quero saber se ela vai inaugurar o Hospital aqui de tailândia!

Anônimo disse...

A governadadora Ana Julia continua escolhendo mau sua equipe e por isso
deve perder a eleição pro Simão, que espero tenha aprendido a lição do governo passado e não se deixe manipular por pessoas que visam somente interesse pessoal e o povo que se dane ...