quarta-feira, 17 de junho de 2009

ALEPA – Servidores defendem PCS legal e justo

Um manifesto, intitulado “Por um Plano Legal”, divulgado por setores majoritários dos servidores da Assembléia Legislativa do Pará, circula no Palácio Cabanagem, em defesa de um Plano de Cargos e Salários para a Alepa assentado no ordenamento jurídico vigente e elaborado sob a égide da transparência. O manifesto representa um golpe letal na proposta minutada pela comissão presidida pelo deputado petista Miriquinho Batista, acusada de pretender perpetuar privilégios e beneficiar apaniguados dos marajás da Alepa, na esteira da elaboração do Plano de Cargos e Salários, em termos já descartados pelo presidente da Alepa, deputado Domingos Juvenil (PMDB).
O manifesto defende a adoção de um vencimento único, de acordo com as três categorias gerais - nível superior, médio e fundamental -, ao qual seriam somadas as diferentes gratificações de cargo, funções e outras conquistas profissionais do histórico funcional de cada servidor. O manifesto também defende a implementação de uma política de promoção e valorização dos servidores da Casa, repudiando, de forma veemente, a institucionalização do compadrio.

10 comentários :

Anônimo disse...

Barata voce não tem noção de uma mídia aberta como a internet. Um assunto como o plano de cargos e salários da Assembléia Legislativa só interessa ao seu funcionalismo e é de extremo desinteresse para o público em geral. Procure pesar o seu espaço.

Anônimo disse...

Muda a prosa Barata, esse papo de funcionário público tá chato.

Anônimo disse...

Ai que falta de assunto Barata! Cadê seus informantes? O Blog está precisando de novidades.

Anônimo disse...

Caro Barata,

Parabéns pela denûncia, tudo que se faz no Serviço Público é Público e deve ser amplamente divulgado e discutido pela sociedade, que é quem paga tudo.
Ainda mais neste momento em que parece, políticos perderam a vergonha e querem rasgar a constituição.
Está sim, na hora desta gente que está destruindo o serviço público, aprender que não dá mais para ocultar suas ações fraudulentas.
Estamos, a sociedade em geral, de olho na ALEPA e neste Plano de Cargos, que não pode virar em Trem da Alegria para efetivar apadrinhados e parentes.
Para ser servidor público, só e só por concurso, assim dita a Constituição.

Anônimo disse...

Pô, tem anônimo muito ofendido aí, né não Barata? Será que eles tb não sabem do que está acontecendo com a diretoria do Senado, das propostas de demití-lo, das parentes do Sarney (uma mora na Espanha e prometeu devolver o dinheiro), etc. & tal. ESSE POVO NÃO LÊ NADA e nem VÊ NOTICIÁRIO? Será,o Benedito? Isso é envolve dinheiro público e os servidores da Assembleia tem que se enquadra às leis. Eles, diferentemente do que pensam e acham parte da panelinha, são servidores públicos do legislativo. Baixem o facho!

Anônimo disse...

o que se discute não é o plano de cargos e salários da assembleia legislativa, ainda que o anônimo das 18:17, assim entenda, mas a safadeza que se enconde por tras disso, ou vcs acham isso normal?
Realmente o que ocorre na Al não é nenhuma novidade, como bem diz, o anônimo das 20:58,já que o poder está repleto de distorções e atos obscuros.

Anônimo disse...

18:17

Toda ignorância um dia vai despertar para a consciência. E os cidadãos conscientes de seus direitos estarão sempre na vanguarda de todas as lutas em prol da moralidade no serviço público.

São muitas as mazelas que o plano de cargos e salários - com ampla participação do funcionalismo (ao contrário dos atuais conselhos) poderá corrigir, a mais grave delas é a tendência de nossos políticos formarem "castas" de privilegiados nos tribunais, no legislativo e na administração geral do estado.

Não se pode deixar de lado a questão do preciosismo dos salários para as carreiras de bacharéis em direito. Por quê? Se os juízes, promotores, defensores, etc, tivessem 70% dos seus super-salários condicionados à conclusão de "x" processos tramitados em determinado tempo, eu até poderia reconsiderar. Mas o que se vê em geral é a preguiça premiada.

Assessores legislativos deveriam ser limitados e pelo menos 50% destes admitidos por concurso público externo de ampla concorência, fixando-se como critérios para o concurso o mesmo critério para os outros 50% temporários; obviamente que não vale diploma falso.

Um outro problema não tão consensual e bem definido é a carga horária de médicos. Hoje são comuns os casos de óbitos de pacientes de prontos-socorros e unidades de saúde que não encontraram o médico no plantão. Sem entrar no mérito da remuneração (em geral muito aquém do justo), fica a impressão de que está havendo um excesso de absenteísmo por montagem de horários, expediente vapt-vupt, sobreaviso concomitantes a outro trabalho e/ou em balneários centenas de quilômetros distantes, cooperativismo de fachada (onde acadêmicos seguram o pepino em troca de uma pontinha), etc.

Anônimo disse...

INCRIVEL COMO TUDO ACONTECE NESTE FALIDO GOVERNO,NO IOEPA DE HOJE NO LINK DO DETRAN FOI PUBLICADA UMA PORTARIA NOMEANDO 20,ACREDITEM 20 POLICIAIS MILITARES PARA EXERCEREM A FUNÇÃO DE AGENTE DE TRANSITO NA SEDE DO ORGÃO,VAI DE CAPITÃO,TENENTE,SARGENTO E CABO...

AGORA SÓ UMA PERGUNTINHA BÁSICA,O CONCURSO PARA AGENTE DE TRANSITO QUE O DETARN REALIZOU ANO PASSADO AINDA ESTA VIGORANDO ?CLARO QUE SIM,ENTÃO PORQUE O ÓRGÃO NÃO CONVOCA 20 AGENTES DE TRÂNSITOS PARA SUPRIR ESSAS 20 VAGAS QUE OS NOBRES PMS IRÃO OCUPAR...
ENQUANTO A BANDIDAGEM ESTÁ SOLTA NA RUA O DETRAN TIRA OS POLICIAS PARA FORA DO COMBATE...
QUEM DEVE SER OS PADRINHOS DESTES PMS ?ALGUM POLÍTICO FORTE NA ALEPA,OU O ALBERTO CAMPOS?
RECENTEMENTE UM POLICIAL CIVIL FOI CEDIDO PARA A PREFEITURA DE JACUNDA ,PARA FICAR NO MAIOR BEM BOM POR LÁ,SERA QUE ESTÁ É A IDEIA NO DETRAN,ALO MP,ALO COMISSÃO DOS CONCURSADOS,ALO A POLICIA,OPS POLÍCIA?HÁ TÁ, LEMBREI QUE ELES QUEREM IR PARA O DETRAN...
SEGURANÇA PUBLICA DO PARÁ,MEUS PESAMES....

Anônimo disse...

Barata, vale um esclarecimento,

O MANIFESTO distribuído na ALEPA E ASSINADO POR UM GRANDE NÚMERO de fucionários do Poder, insatisfeitos com a atitude da entidade que teria como obrigação prioritária a defesa dos interesses da totalidade do funcionalismo da Casa, dentro da legalidade e ética, cobra da comissão exatamente o respeito a esses princípios, porque até aqui o que todos na Casa sabem é que membros da comissão, inclusive a própria representante da categoria, defendem privilégios que desrespeitam a Lei, a Ética a Justiça e a Democracia, esperamos que isso não venha de fato a ter o apoio do Presidente e de outros membros da referida Comissão.
O MANIFESTO foi um instrumento legítimo e sério de alertar a todos os colegas e em esepcial à própria Comissão que nós funcionários estamos alertas e mobilizados para lutar por nossos direitos.

Anônimo disse...

Barata, alguns ou todos os funcionários que queiram saber a respeito de novidades, é de conhecimento de todos os funcionários que foram criadas comissões para beneficiar alguns apadrinhados comissões essa que eram para funcionar apenas por um período curto de tempo mais ficaram e se tornaram verdadeiras comissões de negocios ilicitos aonde todos ganham 100% em cima de suas remunerações e não pretendem ser desfeitas tão cedo e por outro lado seria melhor o presidente acabar com elas e dar uma remuneração real a todos e não aceitar que funcionários para fazer parte dessas mafiosas comissões se submetam a dar a metade de seu vale-refeição ao chefão da comissão para poder se segurar e ganhar um pouco melhor essas comissões,FEART,OBRAS, comissões essas foram criadas apenas por um determinado periodo e que ficam mamando nas tetas da AL enquanto houver esse tipo de pessoas que só querem se dar bem eo resto que se dane mas o funcionário tá ficando esperto para essas pessoas tá na hora do presidente moralizar esssa Casa verificar quem trabalha e quem nem se quer aparece para assinar o ponto, com setores abarrotados de funcionários enquanto outros faltam funcionários,é porque seus chefes permitem que eles não compareçam ao trabalho em troca de metade de seu vale-refeição e tenho dito.