sexta-feira, 8 de maio de 2009

UEPA – Um depoimento histórico

Segue, abaixo, o testemunho do professor Edson Berbary. É um depoimento histórico, valorizado pela reconhecida competência do seu autor.

“Barata,

“Como um professor aposentado da UEPA, testemunho que é verdade verdadeira o que dizes do Reitor Paulo Toscano. Lembro-me muito bem que ele era o vice do Prof. Man. Moutinho e, com a renúncia deste em final de abril daquele ano, Toscano assumiu a reitoria com a intenção de ficar até o dia 17 de maio, porque seria o ético naquela conjuntura. Acontece que, quando a comunidade se tocou no fato de que, renunciando reitor e vice, para os quais tinham sido designados por período de tempo determinado,realizou a primeira Assembléia Geral da Instituição (na Educação Física), inicialmente presidia pelo próprio Toscano, a seguir, por mim, para analisar e decidir sobre a situação. Por unanimidade a assembléia apelou ao Prof.Paulo Toscano que tornasse sem efeito sua decisão de também renunciar, porquanto o Gov.Gabriel poderia nomear um interventor qualquer para assumir a Reitoria. Atendendo aos apelos dos setores presentes na reunião geral, naquela manhã chuvosa, Paulo ouviu um outro apelo do ex-reitor para que assumisse.
“De fato, ele assumiu e, com muita segurança, manteve a UEPA sem a tutela do Governo. No momento oportuno, convocou as eleições e, mesmo tendo simpatia por uma candidatura, cumpriu exatamente o que a comunidade quis, apesar de sua candidata ter obtido o terceiro lugar, embora tenha vencido entre os docentes.
“O governo não nomeou o primeiro da lista(Prof. Mario Cardoso), nomeando a Profa.Isabel Amazonas. Bem que a profa. Regina Maneshy foi assediada para assumir, mas ela e o Prof. Paulo se mantiveram irredutíveis quanto a ferir o regimento e a vontade da comunidade.
“Às vésperas da posse de Isabel é que se deu o atrelamento da UEPA à Sectam, então dirigida pelo Prof.Nilson Pinto.
“Essa é a história.
“Parabéns, Barata, por ter sido fiel ao registrar o que, de fato, foi a gestão de pouco mais de um ano de Paulo Toscano.

“Edson Berbary”

Nenhum comentário :