sexta-feira, 8 de maio de 2009

UEPA – O testemunho de Edson Berbary

A propósito da postagem “A nociva tradição de atrelamento”, veiculada neste blog nesta quinta-feira, 7, na qual tracei um breve histórico da subserviência dos reitores da UEPA (Universidade do Estado do Pará) aos governos de plantão, recebi um esclarecedor e-mail do professor Edson Berbary ratificando a ressalva feita sobre a gestão do professor Paulo Toscano. Este, sucedendo ao professor Manoel Moutinho e precedendo a professora Isabel Amazonas, protagonizou, como reitor, uma gestão que, embora breve, dignificou a instituição e serve de paradigma para uma administração independente.
Pela sua condição de professor aposentado da UEPA, que foi ao mesmo tempo protagonista e testemunha privilegiada dos primórdios da Universidade do Estado do Pará, o professor Edson Berbary oferece um depoimento histórico, razão pela qual o reproduzo, integralmente, na postagem subseqüente. Trata-se de um relato da maior relevância, não só pela competência e credibilidade do seu autor, mas também porque evidencia o nexo que existe entre o que passou e o que virá, que se dá através do presente.

3 comentários :

Anônimo disse...

Mudando de assunto

Caro jornalista, hoje o repórter diário dá uma nota dizendo que, o PMDB está ANALISANDO se faz ou não parte do G. Eu gostaria de entender como esse grupeto de deputados fisiológicos sobrevive diante do TRE. Se o PMDB está mordido com a governadora, como então passará para o G? ELES SÃO OU NÃO FISIOLÓGICOS? Fazem ou não achaque conforme as suas conveniências? Dá pra vc comentar esse assunto.

Anônimo disse...

Barata,
devagar com essa figura chamada berbary, esse "senhor" sempre foi ligado à Pró reitoria de extensão a UFPa., onde o mesmo entrou sem concurso depois de ser subserviente ao diretor de então do Centro de Letras, Rômulo, e depois passou para o Departamento de Comunicação, ele que tinha apenas o curso de Letras e nenhum espaço junto à maioria do Centro, o que inviabilizava seu sonho de poder de ser um dia Diretor de Centro, o que não conseguiu até sua aposentadoria.
Esse cara é mui amigo de todos os corruptos que passaram pela UFPa via Pró reitoria de extensão, e tucano de papo roxo de quem puxou saco enquanto estavam no poder, via Afonso Klautau e Paulo Chaves.
Barbary é o pior de todas as academias, corrupto e puxa saco que só que se dar bem via Extensão em viagens apra o interior
Vaza.

Anônimo disse...

Ninguem conhece o carater desse tal Berbary pois simplesmente NÃO EXISTE.
Mafioso...