quinta-feira, 28 de maio de 2009

RONALDO BARATA - Uma ausência a lamentar

Determinado e corajoso diante das adversidades da vida, o advogado Ronaldo Barata nunca se deixou alquebrar e deu a volta por cima, desdenhando das vicissitudes, com a irreverência que lhe era característica e que às vezes beirava a irresponsabilidade em relação a ele próprio. Não conseguiu, porém, driblar o inimigo traiçoeiro e implacável que é o câncer, que acabou por matá-lo. Trata-se de uma ausência a lamentar e que deixa bem mais pobre, em matéria de quadros e princípios éticos, o PSDB do Pará.
Boêmio na juventude, incorrigível militante da esquerda festiva, como todo bon-vivant politizado, ele tornou-se um advogado de mão cheia, mantendo uma respeitável banca de advocacia. Banca que surpreendentemente abandonou, para perseguir a utopia tucana de fazer política com ética, um projeto sepultado quando o PSDB chegou a poder no Pará e mandou os escrúpulos às favas, em uma opção que por vezes o fazia revelar involuntariamente uma amargura que logo tratava de dissimular.

4 comentários :

Anônimo disse...

27 de Maio de 2.009

Jornal Liberal 2º edição e Jornal Nacional

Duas notícias, duas vidas, dois destinos, duas lições.

Nos Estados Unidos desembarca na cidade de Houston, no estado do Texas, José Alencar Gomes da Silva, vice-presidente da República, para mais um round na luta contra um câncer que já o levou várias vezes aos mais modernos centros de tratamento da doença em Saõ Paulo, aparentemente sem sucesso. Durante entrevista aos repórteres, exibiu a já conhecida serenidade e um belo testemunho de paciência, mas desta vez há algo diferente, é um procedimento totalmente experimental, o que torna por assim dizer um cobaio (privilegiado).

Em Belém, na calçada do Hospital Ofir Loyola, uma paciente chora e se desespera diante das más notícias reservadas aos que precisam de uma esperança na luta contra o câncer; más notícias agravadas por maus tratos, pelos gestores que demonstram flagrante insensibilidade com o sofrimento alheio e espalham notas mentirosas e arrogantes na mídia, tentando justificar o injustificável.

Entra governo e sai governo, trocam-se os partidos, mudam-se políticos e nenhum ainda demonstrou atenção com este problema.

Anônimo disse...

O Pará perdeu um grande homem.
Adeus Dr. Ronaldo.

Anônimo disse...

Barata [conheço muito a história de Ronaldo Barata], mas satisfaça uma curiosidade minha: Ronaldo barata era seu parente?

Anônimo disse...

Ronaldo Barata,

Um grande homem, um grande advogado, e principalmente uma grande personagem na historia fundiária do Estado. Todos nós devemos a ele tributo de inovar onde não existia espaço para o novo, fez o bem a muitas pessoas, independente de partido ou coloração politica.
Exímio conhecedor do direito agrario, e principalmente do complicado jogo politico na área fundiária, fez de sua habilidade para contemporização uma arma de simpatia, seja com amigos ou adversários, nos momentos de crises pela disputa por terra (ou melhor, por dinheiro).
Foi um dos melhores presidentes que o ITERPA já teve. Entre erros e acertos, sua vida ficou marcada pela coragem de tentar garantir uma harmonia entre agronegocio e agricultura familiar, porém sempre esbarrava na limitação de recursos.
Certamente será esquecido por essa nova geração, que desconhece seus feitos, porém para os amigos será sempre lembrado como uma pessoa digna e trabalhadora.
Um grande abraço amigo, que Deus o tenha.