quarta-feira, 22 de abril de 2009

UEPA – Quem são Augusto Carvalho e Ivanilde

Os planos de continuísmo da professora Marília Brasil Xavier, a ex-interventora da UEPA, são ameaçados pelo professor José Augusto Carvalho de Araújo, uma jovem liderança docente, com inserção nos movimentos sociais. Mestre em sociologia e pesquisador vinculado ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Augusto Carvalho, o candidato a reitor pela chapa 1, a Frente de Luta pela Autonomia da UEPA, é definido como um profissional sério e competente. Além de ser uma liderança movida por princípios e de convicções éticas sólidas, mas também pessoalmente afável e politicamente aberto ao diálogo. Presidente licenciado do Sinduepa, o Sindicato dos Docentes da UEPA, ele se afastou do cargo movido pela preocupação de não colocar a entidade a reboque de sua candidatura, ainda que não fosse obrigado a assim fazer.
O professor Augusto Carvalho tem como candidata a vice-reitora a professora Ivanilde Apoluceno de Oliveira, doutora em educação pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), mestre em educação popular pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e graduada em filosofia pela UFPA (Universidade Federal do Pará). Docente e pesquisadora, Ivanilde é uma liderança respeitada na UEPA, por ser também uma profissional de competência e experiência reconhecidas. Dela é dito que se trata de uma vice que, pelo seu status acadêmico, efetivamente soma e acaba por robustecer a credibilidade de Augusto Carvalho, o candidato a reitor pela chapa 1.

4 comentários :

Anônimo disse...

Pobre Augusto Carvalho.
Apoiado pelo Barata, ele está com seu destino traçado e sua derrota não será tão contundente porque a outra candidata tambem é fraca.
Se Augusto conseguir mais de 40% dos votos ele já deve agradecer aos deuses do Olimpo.
E assim caminha a governadora impondo sua vontade e seus incompetentes nos lugares que lhe darão os votos da reeleição.
E tome direito nesta terra de cegos

Anônimo disse...

Prezado Barata,
Para ser pesquisador do CNPQ é preciso ter doutorado e projeto avaliado por consultor ad hoc, aprovado, e então financiado, ter um e-mail exclusivo de pesquisador do CNPQ. Portanto, sugere-se consultar o currículo de todos os candidatos na Plataforma Lattes do CNPQ, e tire suas conclusões.

Anônimo disse...

Marília e seu grupo político fazem tanta sujeira que saíram espalhando por aí que a chapa Augusto e Ivanilde não seria séria, apenas uma armação do próprio grupo político da Marília para mostrar que na UEPA existe disputa democrática.
Mas o tiro saiu pela culatra. Augusto e Ivanilde vieram para realmente fazer oposição a esta gestão e não se corromperam por cargos (estratégia privilegiada da Marília para cooptar lideranças), a exemplo da Ivanilde que, mesmo tendo sido convidada a ser vice da Marília, recusou em nome da ética e da coerência política.
Augusto e Ivanilde possuem trajetória acadêmica, militância em prol dos excluídos, postura ética e competência administrativa já atestada.
Marília tinha, no início, muita certeza de que venceria facilmente. Nas últimas semanas, contudo, tem amarelado, ao observar o crescimento inegável da chapa Augusto-Ivanilde. Não é preciso nenhum doutor em ciência política para explicar o quadro da UEPA. A explicação é óbvia: aqui ninguém mais aguenta autoritarismo, ingerência política verticalizada, arrogância e incompetência. Precisamos de algo novo! Augusto e Ivanilde representam a mudança, a luta por autonomia. A chapa Marília e Graça, como indica o próprio lema de sua chapa, representa continuísmo barato.

Anônimo disse...

Quanto mais apoio tivermos, melhor. A chapa Augusto e Ivanilde é realidade e irá derrotar a truculência política e incompetência administrativa atestadas na gestão da Marília.