domingo, 19 de abril de 2009

MARACUTAIA – Entre o Pará virtual e o Pará real

Ao ser confrontada com o mundo real, em 2008, na disputa pela Prefeitura de Belém, como candidata do DEM, longe do teleprompter Valéria Vinagre Pires Franco protagonizou um fiasco eleitoral, na esteira do cotejo entre o Pará real e o Pará virtual, produto do estelionato publicitário promovido durante os 12 anos de sucessivos governos do PSDB no Pará, entre 1995 e 2006. Ela não só ficou fora do segundo turno, como amargou um quarto lugar que soou vexatório, para uma candidata que teve uma campanha milionária, oficialmente a mais cara dentre todos os candidatos a prefeito de Belém. O seu desempenho eleitoral foi tão pífio, mas tão pífio, que - apesar do ostensivo apoio do grupo de comunicação dos Maiorana - ela ficou a uma pequena diferença do candidato a prefeito de Belém pelo PPS, o deputado estadual Arnaldo Jordy, cuja campanha foi paupérrima, para dizer o mínimo.
Além do despreparo revelado pela candidata do DEM, contribuiu para tanto, aparentemente, o desastroso desempenho de Valéria como secretária especial de Promoção Social, no governo do tucano Simão Robison Jatene, do qual foi também vice-governadora. A ela e ao marido e mentor político, Vic Pires Franco, estava subordinado, administrativa e politicamente, o médico Fernando Agostinho Dourado, secretário estadual de Saúde, entre 2003 e 2006. Dourado foi protagonista de uma gestão pontuada por sucessivas acusações de corrupção, formuladas pelo Ministério Público.
O desastroso desempenho eleitoral de Valéria reforçou as suspeitas de que O Liberal, o principal jornal do grupo de comunicação dos Maiorana, tivesse manipulado as pesquisas de intenção de voto que encomendou, para anabolizar os índices da candidata do DEM, na tentativa de induzir o eleitorado a votar na ex-vice-governadora. Em 2008 as pesquisas de intenção de voto encomendadas pelos Maiorana foram terceirizadas pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), sendo confiadas a uma obscura empresa, de parca credibilidade. Pelas pesquisas encomendadas pelos Maiorana, Valéria manteve-se em virtual empate técnico com o nefasto Dudu e só começou a desabar ladeira abaixo na reta final do primeiro turno.

5 comentários :

Anônimo disse...

Barata não foi um terceiro lugar não!!!!

Foi um QUARTO LUGAR bem merecido.

Quem ficou em terceiro foi o Professor Mário.

Anônimo disse...

Quarto lugar meu caro Barata. A mesma colocação do marido quando foi candidato.

Anônimo disse...

O Dourado está tentando botar gen da sua confiança na secretaria de saúde do município. Tá bom pra nós??????

Anônimo disse...

Hoje é dia de comemoração à morte de Tiradentes, o Joaquim José da Silva Xavier.Uma justa homenagem, não há como negar.
Por outro lado, em nossa atual crise de identidade moral ,crise desde os idos de Portugal por aqui,que vivia dizendo o que deviamos e o que nao deviamos fazer,surge uma dúvida: estamos mais para Joaquim José ou para Joaquim Silverio? parece que de uns anos para cá, o perfil de Joaquim Silverio tem feito adeptos.A politica paraense por exemplo, parece impregnada da dissimulação como potenciador dos rumos que o estado tem tomado.Traições a velhos "amigos" de luta, dissimulaçoes, pequenas e grandes improbidades para se dar bem aos olhos do poder e uma provencial ajuda a levar muitos à "forca" para conseguir algumas benesses, fulgaz como aquela que o "dedo-duro de Minas Gerais conseguiu.A diferença é que não existem tantos Tiradentes assim, cheios de diginidade e preferindo "morrer" do que corromper-se.Dizem que Silverio foi enterrado no Maranhao, seu túmulo foi destruido e para sempre será lembrado como traidor.Desse tipo, conhecemos muitos, bem vivos, dispostos a trairem quantas vezes for preciso.Mas morrerem no esquecimento? jamais! surgem nas campanhas eleitorais como se seus passados obscuros não existissem.Nós, tiradentes anonimos,´pagadores de impostos (sem retorno justo desde a época do colonialismo), descobrimos todos os dias que somos enganados e explorados,a diferença é que não reagimos como o nosso heroi da inconfidencia, vivemos nuam época em que ninguem quer se comprometer. O dna historico que deveriamos ter de Joaquim José, parece ter sido apagado, mas existe a suspeita que, em alguns, o de Silverio dos Reis, perpetuou-se.É preciso urgentemente definir qual o Joaquim que as próximas geraçoes terão como espelho.
Lucia

Anônimo disse...

Vamos ficar de olho vivo para a cassação do Silvério (é mesmo o nome dele) Vice prefeito de Altamira por quebra de decoro, comprou passagens para toda a família ir e vir de Belém a Porto Alegre, terra da mulher dele que mora em Belém, num flat no reduto com os filhos que querem mesmo é distância de Altamira.
Da prefeitura o bom mesmo é ter passagens de graça e outra mordomias para flanar pelo brasil a cuta do dinheiro público.