domingo, 19 de abril de 2009

IMPRENSA – Uma louvável decisão da Justiça

Em tese, merece aplausos a decisão da 4ª Câmara Civil Isolada do TJ (Tribunal de Justiça do Pará) de acatar o voto da desembargadora Eliana Abufaiad proibindo que os três principais jornais do Estado – Diário do Pará, O Liberal e Amazônia - publiquem imagens de vítimas de acidentes e de mortes brutais. A ação foi movida pelo Movimento República de Emaús, SDDH (Sociedade de Defesa dos Direitos Humanos) e Governo do Estado, com o objetivo de impedir ofensa à dignidade humana e o desrespeito aos mortos.
A pretexto da disputa pelos leitores, os três jornais têm exorbitado, para além dos limites toleráveis, na cobertura policial. Frequentemente - com diferença de grau, mas não de nível -, Diário do Pará, O Liberal e Amazônia exploram, desnecessariamente, fotos repulsivas, que denunciam uma deletéria opção por um sensacionalismo execrável, sem nenhuma preocupação ética ou qualquer vestígio de respeito pelo leitor e pelas vítimas.

6 comentários :

Anônimo disse...

O GOVERNO DO ESTADO FINALMENTE REAGINDO, ISSO É BOM...FOI POR PRESSAO, MAS É BOM.

Anônimo disse...

Barata:

Democracia é saber conviver com opiniões contrárias. E me parece que nesta questão estão sendo ponderados alguns valores éticos em detrimento de um realismo que incomoda.

Adolf Hitler também escondeu a sua "indústria" de extinção de judeus. O mundo só se deu conta do holocausto quando as tropas aliadas começavam o cêrco final ao Füher. E nenhum fotógrafo poupou a opinião pública mundial das imagens aterradoras dos campos de extermínio nazistas. E com tudo isso (com toda a prova das imagens)ainda tem gente que quer negar o holocausto.

Muitos desses pseudo-intelectuais que festejam Stalin e Mao em botequins, talvez não tenham a menor idéia (por nunca terem visto fotografias) de que os dois juntos "despacharam" para o outro mundo mais de 50 milhões de almas.

A história dos homens é uma galeria de fatos (a maioria sem fotos) que narram horrores de guerras e matanças - seja em nome de conquistas e de dominação pura e simples, de grandes pilhagens, de radicalismos ideológicos e religiosos, etc.

É um sinal de evolução moral e espiritual não aceitar a violência; mas esta postura não deve ficar restrita a uma cortina cor-de-rosa. A Belém violenta é o resultado de maus políticos, da corrupção, de um populismo demagógico e comprometido com o funcionamento diuturno de pontos de venda de bebidas e drogas, etc.

Anônimo disse...

e o que fazem aquelas imagens das vitimas da enchente em Altamira na tv cultura? Miséria é miséria em qualquer canto!!!

Anônimo disse...

Não podemos esconder a realidade,levando em consideração que muitas dessas cenas já levaram a desvendar casos de assassinatos, por exemplo fotos de acidentes servem como campanha de educação para o trânsito. Eu sei é assustador! Mas é a realidade.
Muitas dessas cenas produzem efeito educativo e até preventivo.

Anônimo disse...

8\;29, nao produzem nao, veja o indice de aumento da violencia no transito...
quanto ao holocausto, acho que sao medidas diferentes.uma coisa é esconder, outra coisa é preservar.nao é pra deixar de colocar as fotos, é a forma de como sao expostas.um medico muito conhecido que foi morto em assalto, nao foi exposto como outros que sao pobres...mas a fot estava la, sem excessos.

Anônimo disse...

vc esta falando de arquivo policial nao de um jornal que uma uma criança pode se deparar com uma cena horrivel. vc deixaria seu filho ver as paginas policiais todos os dias?