quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

VIOLÊNCIA – Uma reflexão sobre Igarapé-Miri

A propósito dos incidentes registrados em Igarapé-Miri, internauta faz, em um comentário anônimo, uma reflexão sobre as causas, mediatas e imediatas, da explosão de violência naquele município, que vale a pena registrar:

“As questões que levaram ao levante de Igarapé-Miri são:
“Uma prefeita e boa parte de vereadores corruptos, incompetentes e nepotistas. A prefeitura que está endividada até a medula, inclusive com o tráfico. Isso mesmo, deve dinheiro até ao tráfico, pois não teve competência para utilizar recursos públicos.
“Aliás, Igarapé-Miri e Vila Maiuatá pertencem á rota do tráfico de drogas e a organização criminosa local domina as vidas e rotina das famílias, domina a economia local, domina a marginalidade e até parte de uma juventude drogada, embrutecida e sem nenhuma perspectiva de futuro. Súcia de malandros que atuam livremente em ações criminosas organizadas, tudo sob a complacência da segurança local. Detalhe: a polícia tem conhecimento e provas, mais está sucateada, reduzida e viciada.
“Há centenas de servidores que estão sem salários há mais de três meses e indignados, visto que a economia do município gira em torno do dinheiro estatal, quando não do pequeno comercio, do extrativismo, além contrabando e do tráfico.
“A exclusão do povo é brutal, há famílias inteiras passando fome, subnutridas, doentes, sem educação, sem emprego.
“A água consumida não é tratada, está contaminada, podre. Falta saneamento básico e investimento em educação.
“Antes de atearem fogo na comarca, os criminosos roubaram armas e drogas apreendidas, ou seja, foi uma ação propositalmente articulada com o claro propósito de destruir e sumir com provas de crimes.
“Outra questão é que Igarapé-Miri, historicamente, sempre foi dominado por famílias e políticos corruptos e contraventores, pois os endêmicos tráficos e contrabandos têm uma relação tão antiga quanto íntima com a cultura local. Relação de dependência que, gradativamente foi vilipendiando, dilapidando as parcas economias e a formação social desse povo.
“Lamentavelmente não está longe a possibilidade de novas rebeliões populares, mais radicalizadas, nessa terra do Pará de direitos.”

6 comentários :

Anônimo disse...

essa é a verdadeira historia de uma cidade que tinha tudo pra ser ponto turistico ecologico, isso geraria renda a população, mas veja no que da´uma cidade ficar entregue ao aabndono, bandidos "adotam" a cidade e fazem dela seu covil.Lamentavel.

Anônimo disse...

E verdade
tudo verdade
até que enfim, saiu a verdade e a mais pura.e facil atribuir os erros a quem não tem culpa.outra coisa não me lembro de nenhum ato como esse nos 12 anos de governo tucano a prefeita derrotada era aliada do Goevrno passado e não conseguiu nada agora tenta passa a imagem de que todo o caos instalado na cidade e culpa da atual governadora, assim e facil.

Anônimo disse...

sobre igarapé deveria ter CPI, ate agora ta todo mundo fazendo cara de paisagem.

Anônimo disse...

mas gente, o tal progtama da lindinha, nao foi para deixar esses municipios fora disso? ela do distribuiu boné e camisa, mudança nenhuma, isso é que presneça viva...do crime.

Anônimo disse...

pois é...vc tem razao 11:06, VEJA bELEM, cade o povo que votou no DUDU? ESTAO FELIZES COM O AUMENTO DA PASSAGEM?
QUERO VER ALGUEM RECLAMANDO NA PARADA DE ONIBUS, VAI LEVAR UM ESCOLACHO! VOTOU NO LINDAO? AGORA CALA O BOCAO.

Anônimo disse...

aNA SO PEGOU ESTRAGO, O PROBLEMA É TA PIORANDO, ESSES QUE ELA COLOCOU NO LUGAR DAQUELES QUE AJUDARAM - NA A SE ELEGER, SAO MAIS PRA INIMIGOS, PELO MENOS A MAIORIA.SO TEM POSE, O RESTO É ENROLAÇAO