terça-feira, 23 de dezembro de 2008

UFPA – A Academia, entre a paixão e a razão

Política é paixão, como bem definiu o ex-senador Antônio Carlos Magalhães, o lendário e controverso ACM, já falecido e que foi, a seu tempo e antes do seu ocaso político, um digno remanescente da vasta linhagem de caudilhos que pontuaram a história recente do Brasil. Por isso, certamente, o emocionalismo que permeou a sucessão do atual reitor da UFPA (Universidade Federal do Pará), professor Alex Bolonha Fiúza de Mello, ao qual deverá suceder - legitimado pelo voto direto da comunidade universitária e referendado pelo Consun, o Conselho Universitário, a instância máxima da Academia - o professor Carlos Maneschy.
A despeito das incontinências verbais, da eventual leviandade no trato com a honra alheia e do eventual uso indevido das prerrogativas dos cargos circunstancialmente ocupados, e das mágoas generalizadas daí decorrentes, a expectativa, agora, é que os principais personagens dessa contenda, pouco importa se vencedores ou vencidos, sejam capazes de resgatar o primado da razão. A cada um dos candidatos derrotados a reitor, e também e sobretudo ao reitor em fim de mandato e ao reitor eleito, cabe o desafio de substituir a pressa pela serenidade, o impulso pela razão e o egoísmo pela generosidade. É isso que faz a Universidade Federal do Pará ser maior, muito maior, aliás, do que aqueles que a fazem, por ser um monumento cívico do Pará e um patrimônio histórico do Brasil.

2 comentários :

Haroldo Baleixe disse...

UFPA: mais uma vez: CAÇAMBA*!

Chegou ao fim o calvário de Carlos Maneschy?
Todos esperamos que sim, pois ao final da reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal do Pará, o presidente do CONSUN, professor doutor Alex Bolonha Fiúza de Mello, apertou-lhe a mão e o proclamou reitor eleito e, até que enfim, essa notícia consta do Portal da UFPA:
http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=2665.

Tentaremos resumir os destaques das exatas sete horas de reunião do Conselho Universitário:
A reunião é aberta pelo reitor, presidente do CONSUN, Alex Bolonha Fiúza de Mello, que distribui e lê uma carta que dentre outras insignificâncias fala de uma campanha difamatória contra ele na mídia, inclusive nos nossos miseráveis blogs. Essa parte, para tristeza do vaidoso Alex, não é transmitida pela Web. Leiam a magnífica missiva em: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=2664
O advogado da chapa derrotada (Regina/Licurgo) que interpôs recurso para recontagem de votos faz suas explanações na tribuna. A galera do direito, com especial destaque à gloriosa aula da professora Marlene Rodrigues Freitas, demole os frágeis argumentos desse expediente.
O professor doutor Afonso Medeiros, em defesa de sua chapa, achincalha a Comissão Eleitoral — ponto fundamental para a derrota da manobra golpista do reitor.
O professor Petrus Alcantara Júnior, presidente da Comissão Eleitoral, faz-se rocha e nega, a partir de comprovações, qualquer deslize que justificasse a recontagem dos votos — uma questão de honra tanto para ele quanto para os mesmbros desta e o próprio Conselho.
Antes dos encaminhamentos os ouvintes e os conselheiros impedidos retiram-se da sala de reunião dos Conselhos Superiores.
Apesar do reitor Alex fazer malabarismos com a sociologia e o direito chega-se à determinação de que se votará como reza a pauta: 1)Homologação do resultado das urnas; e 2)Recurso.
O CONSUN com inicialmente 45 votos — porque a estes se somam, para surpresa do reitor, dois votos da mesa: dos seus pró-reitores Roberto Dall'Agnol e Sinfrônio Brito Moraes — homologa o resultado do pleito aferido pela Comissão Eleitoral.
A segunda votação, que trata do acatamento do recurso da chapa Regina/Licurgo, obtém 30 votos.
Quatro conselheiros se abstêm de votar.
Resultado final: 47 x 30.
Carlos Edilson de Almeida Maneschy é anunciado publicamente, pelo presidente do CONSUN, o novo reitor da Universidade Federal do Pará.

A mixórdia, gerada pela diferença de 29 votos dos técnico-administrativos, foi resolvida no CONSUN pelos votos dos conselheiros, assim distribuídos em porcentagem: 58,024% pró Resultado da Consulta à Comunidade Acadêmica; 37,037% pró Recurso e 4,938% de abstenções.

As figuras de sumo relevo na espetacular reunião do CONSUN:
1º)A professora Marlene Rodrigues Freitas pelo conhecimento do Direito e oratória;
2º)O professor Petrus Agrippino de Alcantara Junior pelo comportamento indiscutivelmente probo na presidência da Comissão Eleitoral; e
3º)O professor DOUTOR José Afonso Medeiros Souza pelas asneiras que proferiu à Comissão Eleitoral provocando a ira da maioria dos conselheiros.

Maiores detalhes dessa reunião do CONSUN no Blog do Barata:
http://novoblogdobarata.blogspot.com/.
Nesse periódico virtual, o jornalista Augusto Barata postou, a partir da transmissão online, suas impressões do encontro da cúpula da UFPA.

PS.: A reunião do CONSUN realizou-se ontem, dia 22 de dezembro, segunda-feira, de 09 às 16 horas. Só postamos agora porque rolou muita CAÇAMBA!

*CAÇAMBA: pelas razões justas essa basculante tornou-se símbolo no Comité Maneschy.

Anônimo disse...

Enquanto o reitor lia seu cansativo discurso abrindo o consun, ouvia-se no hall do terceiro andar o seguinte diálogo:
- Ele reclama do Liberal mas é o Rominho escrito. No Beira e no Portal só dá ele e só entra quem ele quer.
- Te esqueces que o Rominho comanda um órgão privado e já é errado o que ele faz. Este um usa portal e jornal de uma universidade pública para se endeusar e quando saiu o resultado quase não sai o nome do vencedor.
Não deu outra: ontem de noite, depois de um bordo para ver a festa dos manesquetes na beira do rio, entrei na página da ufpa. O que estava lá? O ensaio memorialístico do senhor reitor e uma notícia sobre o consun que dizia o principal lá pra baixo, e bote baixo nisso: quem ganhou e qual o placar.
Ou seja, igualzinho ao Liberal e ao Diário quando querem esconder notícia da gente.
É duro ser leitor num país de jornalismo safadinho como esse.