quarta-feira, 26 de novembro de 2008

UFPA – A ética da conveniência do magnífico

Os deslizes éticos não se constituem em novidade, em se tratando do atual reitor. Basta recordar que em 2001, quando eleito reitor, Alex Bolonha Fiúza de Mello preteriu a candidata a vice-reitora mais votada, a professora Ana Tancredi, em benefício da professora Marlene Rodrigues, a pretexto de que teria um compromisso moral de torná-la sua vice. Ou seja, ele simplesmente mandou às favas os escrúpulos e subverteu as regras do jogo, ignorando desdenhosamente a opção dos eleitores.
Só que na atual circunstância, Fiúza de Mello levou ao paroxismo a sua ética de conveniência, na esteira da qual costuma cobrar dos demais princípios que ele não tem o cuidado de cultivar e respeitar incondicionalmente. Ao se manter no cargo e da força deste se valer, para tentar viabilizar eleitoralmente sua candidata, o atual reitor abdicou, acintosamente, de qualquer pudor ético. E não se trata de nenhuma filigrana, diga-se logo, falar em pudor ético. Não foi por acaso que o atual reitor se licenciou do cargo, em 2005, quando disputou a reeleição.

Um comentário :

Anônimo disse...

Caro Barata, faltou lembrar que Alex ganhou no voto em 2001 e o CONSUN virou a mesa, colocando Maneschy (ainda e sempre derrotado!) como primeiro da lista.