quarta-feira, 26 de novembro de 2008

CAOS – Cena do cotidiano da abandonada Belém

Na noite desta última terça-feira, 25, por volta das 20 horas, na avenida Magalhães Barata, quase esquina da travessa 14 de Abril, uma ambulância do 192 recusou-se a transportar até o Pronto-Socorro Municipal um mendigo, com um ferimento aparentemente grave no pé esquerdo, a pretexto de que o pobre homem não se fazia acompanhar de alguém, parente ou um mero acompanhante.
Condoídos pela situação do senhor, fisicamente debilitado e que aparentava ter mais de 40 anos, guardas da PM conduziram o mendigo até o PSM, em uma viatura da corporação, revelando uma elogiável sensibilidade que, lamentavelmente, faltou a quem deveria tê-la.

4 comentários :

Anônimo disse...

Gostaria de frizar ao conceituado jornalista que o SAMU tem um protocoloco, isso não justifica o descaso com que o usuário foi tratado, e que por falta de diálogo entre as instituições (SAMU X CIOP)por quem estas ocorrências são, geralmente, passadas que muitas das vezes não tem o entendimento do protocolo do SAMU que atende especificamente catastrofes, traumas em geral, acidentes de trânsito, calamidades ou seja situações que requeiram EMERGÊNCIA/URGÊNCIA, Vejo com muitas estranheza os servidores do serviço fazerem isso, garanto é uma exceção e precisa ser apurada. Na sua grande maioria os servidores do SAMU são extremamente prestativos nos atendimentos aos usuários mesmo trabalhando na precariedade com ambulâncias sucateadas e todas as adversidades. A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PRECISA SOCIALIZAR COM A POPULAÇÃO QUAL O PAPEL DO SERVIÇO 192 EM VEZ DE GASTAR DINHEIRO COM PROPAGANDA DE AUTO PROMOÇÃO E MUITO DESTES CASOS DEIXARIAM DE ACONTECER. Só pra você ter uma idéia há quatro anos lutamos para prestar um bom serviço para a comunidade, já fizemos greve, paralização e atos e nimguém nos ouve e ainda somos persseguidos pelos gestores da Prefeitura.
A TITULO DE INFORMAÇÃO TEMOS DENUNCIA DE DESVIO DE VERBAS DO CONVÊNIA COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE FEITA NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, INCLUSIVE JÁ APURADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE E CONFIRMADAS.

Anônimo disse...

Se observeram, a cidade está abandonada. As obras cosméticas caça-votos, do período das eleiçoes, simplismente sumiram.

Anônimo disse...

21:48, vcoe está coberto de razao, ten gente que confunde o SAMU com o corpo de bombeirosa e o corpo de bombeiros com ambulncia. de fato, a falt de sensibilidade dos socorristas assusta, mas o que preocupa, é a falta de uma pplirica municipal para a populaçao de rua.O ministerio de desenvolvimento social está efasde caççao de uma politica para esse segmento e gostaria de saber de oprefeito desesgnou alguem para acompanhar, participar e propor.Os mendigos na cidade se proliferam e rodos parecem fazer de cont que els nao existem, é a populaçao invisivel, ninguem quer, ninguem se importa e se recusam a cuidar do minimo que é levar ao hospital. essa REde de serviços fragilizada, uma Rde furada, torna tudo mais dificil. os socorristas cujmpriem ordens, é verdade, mas eles devem lembrar que o papel deles é socorrer e, dependendo do ponto de vista humanisrico, um homem na stuação em que estava, é sim uma calamidade. Uma calamidade do abandono.o juramento que os medicos fazem, é para todos os profissionais de saude.Nem um animal merecia ser tratado daquele jeito.

Anônimo disse...

o pessoal do Samu é valente, mas ate entre eles tem gente insensivel.